São inúmeras dificuldades para se conseguir um novo cliente. Você precisa ter um bom marketing, um bom portfólio, analisar centenas de e-mails e falar com várias pessoas até conseguir de fato fechar com um cliente, certo?
E uma etapa que muita gente falha é justamente no primeiro encontro com o cliente. Isso acaba jogando todo o trabalho árduo das etapas anteriores no lixo.
Então, se você deseja entender como se preparar melhor para uma reunião veja a palestra abaixo do nosso CEO, Diego Simon, E, claro, se preferir você pode ler o texto completo e ver os slides ao final do conteúdo.
O Kit de Alto Impacto e o Primeiro Encontro são etapas do Ciclo do Encantamento (metodologia de marketing criada pela Viva Decora para ajudar arquitetos e designers de interiores a conquistarem mais clientes).
Funil de Vendas
Na palestra o Diego fala um pouco dessa etapa. Entretanto, se você quiser mais detalhes pode ver esse nosso outro post sobre o tema.
5 conselhos para seu Kit de Alto Impacto e Primeiro Encontro
- Quem você quer atender
- Quem você não quer atender
- Roteiro para Reunião
- Seja um bom entrevistador
- Seja um bom contador de histórias
Normalmente em uma reunião você escuta 80% do tempo. E nos 20% do tempo em que você estiver falando deve ser de acordo com as dores levantadas pelo cliente. Lembre-se que é sempre sobre ele e não sobre você.
6 ideias para seu Kit de Alto Impacto
- Apresentação
- Depoimentos
- Palestras, artigos e prêmios
- Próximos passos
Você pode enviar esse Kit de Alto Impacto tanto online ou de forma presencial. O ideal é apenas mostrar algo para o cliente antes da sua primeira reunião ocorrer.
6 etapas para um primeiro encontro efetivo
- Problemas
- Sonhos
- Resultados esperados
- Medos
- Apresentação
- Consulta paga opcional ou proposta certeira
Tão importante quanto saber se o cliente é ideal para você é também analisar de você é o profissional certo para atender ele. Caso o cliente mostre dificuldades em entender o valor do que você faz, não tenha medo em negar o projeto.
Critérios para analisar um possível cliente
- Motivação
- Recursos
- Prazo
- Decisor
- Conhecimento
- Perfil
Sempre repasse todos esses pontos com seus clientes. É importante ele saber de tudo que irá acontecer e como irá acontecer. Dessa forma você evitará dores de cabeças futuras.
Erros comuns em um primeiro encontro
- O cliente direciona a conversa
- Projetar na reunião
- Proposta por e-mail
Lembretes importantes para ter um primeiro encontro efetivo
- Capriche no conteúdo e no design
- Storytelling cria valor
- Não seja precipitado
Essa etapa de Kit de Alto Impacto e Primeiro Encontro fazem parte do Ciclo do Encantamento, uma metodologia de 12 passos que criamos para a Viva Decora atrair mais público e conquistar mais clientes. Se você desejar ver as palestras sobre as etapas anteriores basta clicar nos links abaixo.
- Automação do Relacionamento – Como se comunicar de maneira eficiente
- Análise de Perfil e Bate Papo: Como qualificar clientes
Veja também os slides da palestra:
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