A primeira reunião com o cliente é um dos momentos mais decisivos na contratação de um profissional de arquitetura. Afinal, quantos negócios são perdidos por detalhes, não é mesmo?
Não à toa, muitos profissionais acabam se sentindo inseguros antes do primeiro contato com um cliente em potencial. Para te ajudar, no artigo de hoje você confere as melhores dicas de como se preparar para a primeira reunião com o cliente! Boa leitura!
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5 Dicas Para uma Primeira Reunião com o Cliente Matadora
1- Planeje a reunião
O primeiro passo é organizar o conteúdo e a dinâmica da reunião com o cliente. Esse é o momento que você tem para conhecer o cliente e entender quais as necessidades dele e por que busca os seus serviços.
Por isso é importante planejar um roteiro com todas as informações que você precisa ter ao final dessa primeira reunião com o cliente para que seja possível criar um projeto adequado.
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2- Conheça o cliente
Se você quer vender mais projetos de arquitetura, então precisa saber que criar vínculos emocionais com o cliente é fundamental para conduzir uma reunião de sucesso!
Dedique tempo no início da primeira reunião com o cliente para conhecê-lo a fundo e descobrir quais afinidades vocês compartilham.
Pergunte sobre gostos, passatempos, pessoas em comum que vocês possam conhecer – tudo isso ajuda a criar um clima mais descontraído, o que certamente contribui para que o cliente ajude com o máximo de informações!
Além disso, quando existe empatia entre as partes, cria-se uma relação de confiança entre profissional e cliente, que poderá durar uma vida inteira.
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3- Briefing
O briefing de projeto é uma das etapas mais decisivas na contratação de um profissional arquiteto. Isso por que, somente com as informações corretas é que será possível desenvolver um projeto que atenda as expectativas e necessidades do cliente.
É nesse momento que aquele roteiro que você preparou antes da primeira reunião com o cliente acontecer vai ser fundamental!
O briefing de projeto deve incluir não só as informações técnicas do local, mas também informações importantes como:
– Qual o problema principal do cliente?
– Quantas pessoas habitam o lar? Qual a idade dessas pessoas?
– Quais os hobbies e passatempos das pessoas que habitam o ambiente?
– Costumam receber amigos e família em casa?
– Pretendem aumentar a família nos próximos anos?
– Quais as preferências de estilo do cliente?
– Qual o valor disponível para investimento?
– Qual o prazo esperado para entrega do projeto pronto?
Tudo isso é importante para que você tenha uma noção de qual a complexidade do projeto a ser realizado. Afinal, garantir esse alinhamento entre as partes é o que gera embasamento para você criar o projeto ideal para aquele cliente!
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4- Construindo valor
Conhecer o cliente e entender as suas necessidades é indispensável, mas nada disso tem sentido se você não conseguir agregar valor ao serviço que você presta.
É preciso que desde a primeira reunião com o cliente você deixe bem claro o por quê você é a pessoa certa para resolver o problema dele, e como você pode tornar a vida dele melhor!
Para agregar valor, nada melhor do que histórias verdadeiras com as quais o cliente pode se conectar. Por isso não deixe de mostrar algum projeto que se tornou realidade!
Use e abuse do storytelling, e conte a história por trás do projeto, da família, e de como o seu serviço fez a diferença!
Lembre-se que o cliente não quer contratar apenas um serviço, ele quer uma transformação!
Nesse sentido, contar com imagens reais do projeto e plantas 3D também é uma forma de mostrar como você transformou um sonho em realidade.
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5- Capriche na apresentação
É importante ter em mente que, dificilmente, um cliente terá conhecimento sobre termos e desenhos técnicos. Por isso, o importante aqui é garantir que as informações a serem apresentadas serão diretas e claras.
Não se esqueça que o seu meio de trabalho é extremamente visual. Por isso, capriche também no design e forma da apresentação!
Uma dica aqui é inserir algumas referências visuais para entender ao certo os gostos e preferências do cliente. Muitas vezes o que o seu cliente entende por moderno, pode não ser o mesmo que você profissional.
Este artigo foi produzido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras de sucesso.
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