Uma coisa é certa: todo produtor de conteúdo de redes sociais almeja o engajamento de seus seguidores. O maior número possível de curtidas, comentários e compartilhamentos em todas as redes sociais. Ninguém faz uma publicação não querendo que ela estoure na internet e impacte seu público, mas muitos se esquecem de pensar no seu posicionamento de marca.
Você se dedica, pesquisa, faz boas imagens de seus projetos, escreve um bom texto e pensa “minha audiência vai gostar disso”. Finalmente, chega a hora do conteúdo entrar no ar e, para a sua surpresa, ele não tem o engajamento que você esperava que tivesse. Já aconteceu com você?
Essa situação é muito comum. E você começa a pensar em que parte da produção que você errou: no texto? Na imagem? Na segmentação do seu público quando impulsionou sua publicação? No posicionamento da marca?
A verdadeira pergunta que você deveria estar se fazendo é: quanto você conhece sua audiência? E com audiência, não quero dizer apenas as pessoas que já seguem suas redes sociais, mas os seus clientes ideais – as pessoas com maior propensão a contratar os seus serviços e que deveriam estar entre seus seguidores, mas ainda não estão.
Pergunto isso porque não existe uma receita certa para atingir as suas expectativas de engajamento, mas, com certeza, a visão que as pessoas têm do seu serviço afeta diretamente no modo com que interagem com suas redes.
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Todos nós preferimos conteúdos com os quais nos identificamos e que sejam relevantes para nós. Identificação e relevância são dois aspectos que consideramos, mesmo que inconscientemente, quando interagimos com qualquer tipo de conteúdo – séries, filmes, eventos, círculo social. Inclusive, o conteúdo que consumimos na internet.
Agora, você deve estar pensando em maneiras de construir identidade e relevância na internet, certo? Se não está, deveria rever seriamente as suas estratégias de marketing digital.
Como disse anteriormente, para prever o engajamento do seu público, não há receita de bolo. No entanto, você deve conhecer dois conceitos fundamentais para o marketing e avaliar como eles são introduzidos no seu negócio: branding e posicionamento.
Construindo relevância através do posicionamento de marca
O posicionamento é a posição que a marca ocupa na cabeça das pessoas, como ela é vista pelos clientes. Uma empresa pode deter a posição de referência em determinado tema, ou a que presta serviços mais baratos, com mais qualidade, a mais engajada socialmente.
Como tudo dentro do marketing, o posicionamento de marca nada mais é do que uma construção. É possível influenciar seu público a chegar às conclusões que você deseja sobre a sua empresa.
Lembre-se que, para conquistar o posicionamento de mercado que você deseja, é necessário levar em conta as interações dos seus seguidores com a sua marca, que contribuem diretamente para essa construção – a imagem que o cliente forma sobre a sua empresa.
E aqui estão incluídos os conteúdos que você gera para a internet.
Para se tornar relevante, você precisa conquistar autoridade
Uma forma muito boa de atingir esse objetivo, é através da estratégia do Inbound Marketing – transformado na realidade dos profissionais de interiores no Ciclo do Encantamento.
Nessa estratégia, a produção de conteúdo de interesse da sua audiência é fundamental. É necessário que você reconheça as possíveis dores do seu público e ofereça soluções para tais problemas, através de blogposts, eBooks, publicações nas redes sociais, ou quaisquer outros meios digitais que você dispor.
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O importante é que você se estabeleça no mercado como empresa que não só presta serviços, mas que ensina ao público sobre o seu segmento sem pedir muito em troca.
É para o seu site, blog, ou para os seus materiais complementares que as pessoas devem ir quando tiverem dúvidas sobre o seu segmento ou quando quiser aprender mais sobre ele.
Esse tipo de relação é capaz de causar uma grande aproximação entre as pessoas – e, no seu caso, entre empresa e público. Veja bem: quantas vezes, em uma situação de aperto, em que você não tinha a menor ideia de como proceder, você não recorreu a um amigo que já havia passado por uma situação parecida? Ou, caso não conhecesse ninguém, não procurou por respostas na internet.
Estamos o tempo todo em busca de respostas e referências de pessoas que consideramos confiáveis. Buscamos referências que dominem os assuntos dos quais se propõem a falar e que possam nos oferecer informações devidamente apuradas.
Com certeza, você tem um assunto que você domina dentro do seu segmento. Que tal começar a produzir conteúdo sobre ele e conquistar uma posição de autoridade entre seus seguidores?
Importante: lembre-se que, para conquistar a atenção do seu público, o conteúdo produzido deve ser, antes de tudo, relevante. Isso quer dizer que você deve realizar uma pesquisa profunda sobre os seus clientes ideais e entender como eles reagem e pensam a todos os tipos de assunto.
O que o seu público alvo aspira? O que eles querem? Como você pode influenciá-los nesse processo de decisão?
O que você precisa fazer para conquistar a relevância do seu público:
- Pesquise e entenda o seu público alvo: crie personas e determine qual é o tipo de cliente que se encaixa no seu público ideal, quais são seus hábitos, gênero, grau de instrução, cargo em que trabalham, principais dores, etc.
- Identifique a imagem que a sua empresa deseja criar: você quer ser visto como o expert em determinado assunto, o que presta serviços de qualidade mais baratos, que desenvolve projetos para um tipo de público?
- Produza conteúdo relevantes: conquiste a atenção do seu público produzindo conteúdos educativos de alto nível, que solucionem seus principais problemas e que delimitam a sua posição dentro do seu segmento. Utilize seu Facebook, LinkedIn e blogs para aprofundar os conhecimentos de seus seguidores falando sobre os assuntos que você já domina.
Construindo uma identidade nas redes
Já tem uma direção de posicionamento de marca definida? Ótimo! O próximo passo é construir a sua identidade nas redes sociais, para que seus seguidores se engajem com o seu conteúdo através da identificação. Planejar um branding sólido pode te ajudar nesse processo.
Mas, o que é branding?
Também conhecido como gestão de marca, o branding são as ações alinhadas ao posicionamento em marketing que você definiu, ao propósito e valores da marca, que ajudam a construir a imagem da marca na mente do cliente. Os objetivos do branding vão ainda mais além: uma boa gestão de marca é capaz de conquistar o coração do consumidor.
Em termos práticos: você já definiu a posição que deseja ocupar na mente do seu público. Agora, todas as suas ações devem estar alinhadas e comunicar exatamente essa imagem.
A construção de um bom branding envolve pesquisas profundas sobre seu negócio, seu público e seu segmento.
Mas, apesar de ser um procedimento complexo, vale à pena investir um tempo nesse processo, para unificar toda comunicação da sua empresa – desde o tipo de fotografia que você publica, até os emojis que você irá usar nas suas postagens – ou se irá usá-los ou não!
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Para começar a pensar na linguagem da sua empresa nas redes sociais, separamos algumas táticas de engajamento que costumam funcionar – mas lembre-se: não há receita pronta!
Estratégias de engajamento nas redes sociais
- Desperte emoções nos seus seguidores – Publique conteúdos que façam seu público sentir alguma coisa. Curiosidade, esperança, empatia. Seus seguidores estão rolando o feed de notícias, muitas vezes entediados, só esperando um gatilho de emoção capaz de chamar a atenção.
- Faça perguntas relevantes para seu público alvo – Você pode fazer enquetes, pedir a opinião dos seus seguidores sobre questões específicas ou, até mesmo, fazer concursos e promoções.
- Use o humor como aliado – Mas só quando vier ao caso. É sempre bom ver uma marca bem-humorada , que posta imagens engraçadas, memes, piadas, artigos cômicos, dentro do tipo de humor que seu público gosta. No entanto, tome cuidado com o exagero, caso queira que sua empresa seja levada à sério.
- Expresse suas opiniões – Apresente seu ponto de vista sobre assuntos que estão em alta, principalmente em situações em que você se posiciona de modo oposto à maioria. Não fique com medo de receber comentários negativos – eles também contam como engajamento.
- Atraia através do storytelling – Storytelling é uma técnica de publicidade que busca envolver o consumidor através de narrativas de histórias. Você pode utilizar essa técnica e contar um pouco mais sobre você, sua trajetória, os bastidores da sua empresa. Aproveite que não limites de caracteres no Facebook, ou conte um pouco mais sobre a sua rotina através das histórias do Instagram. Seja como for, produza uma narrativa envolvente, que atraia o seu público.
- Indique conteúdos relevantes de outras fontes – Ao indicar notícias e artigos sobre o seu segmento de outras fontes, você mostra para o seu público que a sua empresa procura se informar, e mais: deseja que seu público também se informe! Mas atenção à credibilidade das suas fontes!
- Tenha uma presença consistente – Para que haja identificação, seus seguidores precisam sentir que a empresa está próxima, por isso, responder comentários e mensagens é imprescindível. Mantenha a sua página e o seu engajamento vivos ao mostrar que você realmente está ali e que aquele é um canal de contato direto entre você e seu público.
- Varie os tipos e formatos de conteúdos – Não tenha medo de diversificar um pouco e testar o interesse dos seus seguidores. Você pode produzir e compartilhar conteúdos sobre diferentes assuntos (desde o aspecto pessoal da sua carreira, até vendas de produtos e serviços), em diferentes tons e com diferentes formatos de postagens (vídeos, imagens, links, etc.). Tudo com cuidado para não sair do padrão de linguagem desenvolvido em seu branding.
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- Inclua chamadas para ação – Se você deseja que as pessoas realizem uma determinada ação, você precisa dizer para elas qual é essa ação. Tente passar informação de maneira clara e direta, mas sem soar ríspido ou desesperado. Você quer que as pessoas comentem? Convide-as para realizar comentários, mas, primeiro, certifique-se de propor um assunto relevante para que comentem.
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Lembre-se que o número de curtidas, comentários e compartilhamentos não é o mais importante dentro da análise da sua estratégia de marketing, mas representa que você está no caminho certo.
Estruturando o posicionamento da empresa e construindo um branding sólido, as pessoas verão a sua empresa da maneira como você quer que elas vejam e, além disso, se tornará muito mais próximo do seu público. E o resultado? Mais engajamento!
Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.