Pórtico na arquitetura é um local coberto na entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Ele é formado por elementos verticais e horizontais, podendo ser os pilares ou as vigas, respectivamente.
Esse elemento surgiu na arquitetura antiga e continua fazendo sucesso em residências de arquitetura moderna que buscam uma fachada marcante. Quer conferir algumas inspirações incríveis?
No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes o significado de pórtico e mostrar alguns exemplos na arquitetura.
Boa leitura!
O que é pórtico?
Pórtico na arquitetura é um local coberto na entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Ele é formado por elementos verticais e horizontais, podendo ser os pilares ou as vigas, respectivamente.
Outra característica do pórtico é que ele pode ser estendido ao longo de colunas, sendo capaz de cobrir uma passarela elevada ou fechada por paredes.
Trata-se de um elemento que surgiu na Grécia Antiga e que influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais.
Agora que você já sabe o que é pórtico, confira alguns exemplos incríveis na arquitetura.
Pórtico na arquitetura: exemplos
Existem belos exemplos de pórticos na arquitetura, um dos mais famosos é o Pórtico das Virgens, na Grécia. Ele é composto por cariátides, que são figuras femininas esculpidas que funcionam como uma espécie de coluna ou pilar de sustentação com um entablamento na cabeça.
O Panteão de Roma também tem um pórtico que ficou marcado na história da arquitetura. Formado por 8 colunas coríntias de granito e um magnífico frontão, ele conduz os visitantes à entrada de uma das obras mais icônicas da arquitetura romana.
Quer mais um exemplo? Podemos destacar também o pórtico Leste do Capitólio dos Estados Unidos.
Veja também: Equilíbrio, simetria e arte representados pela arquitetura grega
Qual é a diferença entre pórtico, hall de entrada e alpendre?
Esses 3 recursos arquitetônicos podem ser utilizados na entrada de obras, mas existem algumas características que diferenciam cada um deles. Vamos conhecê-las?
O hall de entrada é o primeiro ambiente acessado ao abrir uma porta. Geralmente ele é encontrado em grandes construções residenciais, edifícios, empresas e hotéis. Trata-se de um ambiente que traz a primeira impressão sobre o local, por isso é interessante criar uma decoração acolhedora e agradável.
Já o pórtico é um local coberto na entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Ele é formado por elementos verticais e horizontais, podendo ser os pilares ou as vigas, respectivamente.
Por fim, o alpendre é um tipo de varanda coberta pelo telhado que fica na entrada de casa ou pode circundar toda a residência.
Posso usar pórticos em projetos de arquitetura moderna?
Com certeza! Assim como outros elementos arquitetônicos, os pórticos foram adaptados ao longo dos anos e também podem ser vistos em projetos residenciais modernos.
No exemplo abaixo, o pórtico branco traz elegância e sofisticação para a fachada.
A Casa Pórtico, projetada pelo escritório Sérgio Machado Arquitetura, traz o pórtico como destaque na fachada. Ele tem um jardim suspenso e uma laje que traz proteção contra chuvas.
Os pórticos também podem ser usados em projetos de área externa. No exemplo abaixo, a cor vermelha se destaca em meio a vegetação natural.
O que é o pórtico de uma cidade?
Também são chamados de pórticos os portais de entrada presentes em algumas cidades no Brasil e no mundo. Eles dão boas-vindas aos visitantes e funcionam como cartão postal.
Confira alguns pórticos de entrada de cidades brasileiras:
- Pórtico de Gramado – RS
- Pórtico de Joinville – SC
- Pórtico de Holambra – SP
- Pórtico de Socorro – SP
- Pórtico de Campos do Jordão – SP
Gostou de descobrir o significado de pórtico? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Não há comentários em "O Que é Pórtico? Para Que Serve + Exemplos na Arquitetura"