O portfólio de arquitetura é a principal ferramenta para ingressar no mercado de trabalho, antes mesmo das experiências profissionais.
O primeiro passo para criar um portfólio de arquitetura é selecionar quais são as informações principais, o que será importante na sua construção, a exposição das ideias, trabalhos acadêmicos e principalmente, saber mostrar nos detalhes a sua identidade como profissional. Assim você ganhará destaque em relação aos concorrentes.
Quer conquistar mais clientes, ter descontos em ferramentas para arquitetos e outros benefícios exclusivos? Veja como ter um perfil na Viva Decora clicando aqui
É importante notar que não se trata apenas de expor um bom trabalho, mas principalmente de como o projeto está visualmente aplicado. Os detalhes e os registros visuais presentes no portfólio de arquitetura são fundamentos classificatórios para o recrutador avaliar o candidato.
Vamos dar algumas dicas primordiais para elaborar um bom portfólio para estudante de arquitetura interessado em ingressar na área.
Veja mais detalhes, para quem já é um profissional há algum tempo no mercado nesta postagem de nosso blog: 8 Dicas práticas de como fazer um portfólio de arquitetura e interiores
6 etapas para criar um portfólio para estudante de arquitetura
1- Faça uma seleção preliminar do que vai usar
O primeiro passo para criar um portfólio de arquitetura é selecionar quais são as informações principais, sobretudo as características pessoais. Selecione o material que tem disponível como arquivos, textos, imagens, etc., para fazer uma triagem.
2 – Pense na identidade visual do portfólio: passe seu estilo
Além da sua habilidade em desenhos técnicos e um design gráfico muito bem apresentado, é interessante acrescentar personalidade e estilo próprio no portfólio de arquitetura. São diferenciais bacanas para qualquer arquiteto e que irão ajudar a traçar o perfil do candidato.
Evidencie o seu gosto pessoal pela arte, fotografia ou alguma atividade que caracterize a sua essência e possa trazer descontração visual ao portfólio de arquitetura. Nesse atributo, vale usar a criatividade com bom senso, claro. Nada de fotos ou representações sem nenhuma ligação com arquitetura e totalmente pessoais.
Está precisando de escalas humanas para usar na sua maquete eletrônica? Confira nosso kit:
Veja também: Aplicativos de Fotos – 30 Opções Que Vão Deixar Seu Feed Incrível
3 – Invista nas experiências acadêmicas
Os trabalhos acadêmicos serão as principais ferramentas para construção do portfólio para o estudante de arquitetura. Portanto, se ainda não tem experiência e deseja um estágio, invista em excelentes trabalhos ainda na faculdade.
Pesquisas bem realizadas, com conceitos relevantes da arquitetura e tendências atuais são demonstrações de interesse e estudo. É de suma importância o conhecimento teórico e o engajamento do estudante na sua área de atuação.
4 – Conte uma história interessante
Imagine que o portfólio de arquitetura é um livro que precisa atrair o leitor. Organize as imagens, textos e elementos gráficos de um modo que transmita o seu estilo próprio e conte a sua trajetória de aprendizado.
Uma dica é selecionar em torno de 10 projetos para apresentar no portfólio de arquitetura. Escolha o melhor de todos e coloque em primeiro lugar na ordem de apresentação, assim, você já chama a atenção do selecionador.
Depois, coloque em ordem decrescente, do menos legal até o segundo melhor, para que quem vê o portfólio sinta uma evolução em seu trabalho e termine com uma boa impressão.
5 – Valorize a experiência visual
A representação visual é o principal quesito que será avaliado no portfólio de arquitetura. Vale usar de forma harmônica diferentes estilos e apostar nas imagens 3D, plantas, maquetes e outros conceitos gráficos. Sintetize todas essas informações e organize bem, assim irá evitar a poluição por excessos.
6 – Faça uma revisão final e peça opiniões
Terminou de selecionar, ordenar e montar seu portfólio de arquitetura? Revise tudo, veja se há erros de ortografia e se alguma imagem ou apresentação não pode ser melhorada. Mostre para um colega ou amigo e peça sua opinião.
Invista tempo e talento na criação de seu portfólio de estudante de arquitetura, ele é tudo que você tem para impressionar os entrevistadores.
Procurando um rumo depois da faculdade? Encontre aqui: Guia da carreira de arquitetura: 6 perguntas que vão mostrar o caminho
Erros e acertos na hora de criar um portfólio de arquitetura
ERRO: Excesso de informações e efeitos visuais
São tantas as possibilidades que ao se empolgar no uso das ferramentas você pode tornar o portfólio de arquitetura carregado e pouco objetivo. É preciso sintetizar quais são as informações principais.
Elabore um portfólio de arquitetura com espaçamento entre as imagens e nunca polua com muita informação. As legendas devem estar presentes quando necessário, mas sintetizadas. Especifique quais são as informações principais como uma espécie de ficha técnica. Todo cuidado será necessário na tipografia, estrutura das margens e proporção da página.
Um portfólio de arquitetura longo com intuito de impressionar é um erro, geralmente os escritórios recebem muitos currículos. É preciso ser bastante claro e objetivo, porém sem descartar a atratividade.
Veja também: Modelo de currículo – 26 exemplos práticos para conquistar o emprego dos sonhos
ACERTO: Usar softwares 3D
As representações gráficas estão a cada dia mais próximas das construções reais. Essa possibilidade é muito atrativa quando bem aplicada e pode impressionar quem vê seu portfólio de arquitetura.
Mostre que conhece essas tecnologias e sabe usá-las.
ERRO: Forçar a mão ao usar a tecnologia
Ao investir em representações gráficas 3D aposte na harmonia e equilíbrio das cores. O minimalismo é uma ótima pedida na hora de elaborar o portfólio, jamais deixe um aspecto carregado e saiba trabalhar tons claros e escuros adequadamente.
Os softwares aceitam qualquer ideia, mas não confunda criatividade com apresentação de ideias mirabolantes e inexequíveis. Tenha os pés no chão, mas sem ser banal.
ACERTO: Ter mais de um portfólio de arquitetura pronto
A ideia de selecionar determinados trabalhos e realizar pequenas mudanças de acordo com o escritório que irá apresentar o portfólio é também interessante.
Isso mostra que você estudou a empresa e conhece as tendências que empregam. E se houver pontos em comum com sua visão, pretensões e experiências, vale a pena ressaltar esses pontos no portffólio de arquitetura e adequar as alterações.
ERRO: Perder sua personalidade ao adaptar portfólios diferentes
Tome muito cuidado para não parecer algo forçado e proposital quando fizer essas adaptações de portfólio. Não perca com isso a identidade dos seus projetos, pois os recrutadores podem notar facilmente a conduta.
ERRO: Deixar o portfólio de arquitetura parado na gaveta
Elaborar um portfólio para estudante de arquitetura não é uma tarefa fácil, portanto é comum esse projeto ficar na gaveta, depois de iniciado.
A nossa dica é investir diariamente um tempo mínimo para trabalhar e organizar o portfólio, de pelo menos 30 minutos. Se a primeira experiência não saiu como queria, não desista! Hoje, graças a internet, podemos ter acesso a muitas inspirações e ideias que podem ser aplicadas.
Estipule um prazo máximo para terminar seu portfólio de arquitetura. E cumpra!
ERRO: Fazer tudo sozinho
Trabalhar em grupo, pedir conselhos e opiniões, dicas de quem sabe operar determinados softwares e até reunir um grupo para que todos se auxiliem na construção de seus portfólios de estudante de arquitetura pode ser uma excelente ideia.
Com colegas dando opiniões, ajudando a aprimorar ideias e, principalmente, a selecionar os melhores trabalhos, seu portfólio ficará pronto mais rapidamente e com um resultado final de mais qualidade.
ERRO: Comodismo e pressa
Um profissional de arquitetura precisa se aprofundar em seus conhecimentos. Leia blogs e revistas do setor, bons livros e mergulhe em canais no Youtube criados por especialistas da área. Saiba o que está acontecendo no universo arquitetônico em nível nacional e internacional. Isso é trabalhoso e leva tempo.
Com base nessa imersão em sua área de atuação você terá muito mais condições de criar e selecionar os melhores trabalhos para seu portfólio para estudante de arquitetura.
ACERTO: Mostrar quem você é
Busque na criação de seu portfólio de arquitetura desenvolver uma marca própria, o seu estilo. Saiba deixar expresso com clareza o modo como gosta de trabalhar e até mesmo as influências que segue na arquitetura.
Você já conhece os programas necessários para fazer apresentações incríveis de seus projetos? Confira alguns deles:
- 6 programas de arquitetura online para usar sem pagar nada
- Coloque seu cliente dentro dos seus projetos com a realidade virtual na arquitetura
- Os 5 melhores softwares de paisagismo para encher os olhos do seu cliente
Exemplos e cases de sucesso para um portfólio de estudante de arquitetura
Ideias boas e reconhecimento são tão importantes quanto o design. Por isso, capriche nos trabalhos acadêmicos! Não é a toa que gostamos de frisar a relevância dos bons projetos ainda na faculdade.
Prêmio Schindler Global Award para alunos da FAU
Em 2017, um trabalho realizado por estudantes da Faculdade de Arquitetura da USP (FAU) foi vencedor do prêmio Schindler Global Award.
Pela primeira vez na história uma universidade não europeia leva o título.
Os três alunos participantes, para compensar as notas baixas, resolveram aceitar o desafio de participar do concurso internacional para pré-profissionais da área de arquitetura e urbanismo. As ideias predominantes nesse trabalho foram a integração do espaço e a conexão com as demais áreas da cidade, dando prioridade à união das classes sociais distintas.
A construção não continha muros e trouxe uma nova perspectiva sobre a segurança urbana e inclusive a relação da arquitetura com construções que priorizam a segregação social. Muros não separam o cidadão da violência, mas condutas políticas e econômicas, como as exaltadas no projeto, podem mudar esse cenário.
Prêmio da revista Eleven Magazine para alunos do Programa Ciências sem Fronteiras
Alunos estudantes pelo Programa Ciências sem Fronteiras, na Universidade de Liverpool, construíram no projeto final módulos flutuantes e navegáveis com intuito de levar saúde e educação para regiões carentes no Camboja. A inspiração foram embarcações militares que atendem povoados na região do Amazônia.
O trabalho concorreu em 2015 a um prêmio desenvolvido pela revista britânica Eleven Magazine.
Esse é mais um exemplo da importância de boas ideias, principalmente com impactos sociais. Sem dúvida projetos com tamanha relevância irão destacar qualquer portfólio de arquitetura e ser um marco na trajetória profissional do arquiteto.
Pensando em estudar fora, como esses ganhadores de prêmios? Veja como fazer isso neste artigo: Intercâmbio de arquitetura no exterior: pago ou com bolsa de estudos?
Onde criar o portfólio para estudante de arquitetura?
Se você está na dúvida de onde criar seu portfólio para estudante de arquitetura, saiba que o Behance é um dos melhores sites para compartilhar o portfólio. É organizado e de fácil navegabilidade, sendo possível reunir imagens e vídeos com quantidade livre de uploads.
A plataforma é gratuita e está integrada as redes sociais como Twitter, Facebook, Vimeo e Youtube.
Outra plataforma gratuita para projetos de arquitetura é a da Viva Decora, por onde navegam mais de 1,7 milhões de pessoas por mês, não deixe de criar seu portfólio lá!
Por outro lado, uma boa dica é não resumir a apresentação do portfólio de arquitetura somente às plataformas online. O tradicional PDF é valioso e deve continuar existindo, para ser enviado por e-mail, por exemplo. Lembrando que o escritório pode arquivar os portfólios pelos quais se interessar e manter o contato em contratações futuras.
Montar seu portfólio é só o começo! Veja mais dicas para fazer sua carreira decolar nestes artigos de nosso blog:
- 4 dicas para estudantes de arquitetura que querem se preparar entrar no mercado
- 12 dicas de arquitetos e designers de interiores para ajudar você a superar os desafios e trilhar de forma mais eficiente sua trajetória profissional e pessoal
- Como ser um bom arquiteto em 5 passos
- O que é gestão de carreira