A porta ripada se trata de um modelo de porta cuja estrutura é formada por tiras de madeira estreita (fina) e comprida, pregadas a pequenas distâncias uma da outra.
Por isso, se você é arquiteto ou design de interiores e deseja projetar ambientes funcionais e marcantes a dica é apostar no uso da porta ripada. Descubra de perto as características que tornam esse elemento construtivo tão especial e único. Confira e se inspire nos ambientes projetados!
Veja também: Maçaneta – Veja 5 Dicas Rápidas Para Escolher o Modelo Certo
O que é porta ripada?
A porta ripada se trata de um modelo de porta cuja estrutura é formada por tiras de madeira estreita (fina) e comprida, pregadas a pequenas distâncias uma da outra. Dentre os principais modelos existentes podemos destacar a porta ripada de abrir e a porta ripada de correr.
Fachadas de casas, estabelecimentos comerciais, escritório, home office, sala de estar e até lavanderia são alguns dos ambientes que podem contar com a presença ilustre da porta ripada, visto que sua estrutura além de simples e orgânica também traz um toque sofisticado para o ambiente.
Veja também: O Que São Materiais Naturais? +5 Exemplos Muito Usados em Projetos
Conheça 4 vantagens de usar a porta ripada no projeto
- A porta ripada é versátil, pois sua estrutura pode se conectar facilmente com diferentes propostas decorativas;
- Traz uniformidade visual e charme para a decoração;
- A porta ripada também pode favorecer a sensação de amplitude no espaço, a depender do sentido em que as ripas de madeira foram instaladas (ripas na horizontal ajudam a criar sensação de ambientes mais profundos e compridos, enquanto que as ripas na vertical trazem a sensação de um pé direito mais alto;
- A porta ripada de correr pode ser usada como divisória de ambiente e camuflar discretamente ambientes específicos.
Como usar a porta ripada no projeto de arquitetura e decoração
No projeto de arquitetura e decoração a porta ripada pode ser usada de diferentes maneiras, indo desde a concepção da fachada do imóvel até ambientes internos.
Pode ser usada como porta de entrada
A porta de entrada além de ser o cartão de visitas é responsável pela segurança do imóvel. Por isso, se a ideia é fugir dos modelos de porta tradicionais a dica é apostar na porta ripada. Sua estrutura normalmente traz a cor natural da madeira, no entanto, nada impede de você usar e abusar de novas composições coloridas e modernas, basta apenas pintar as ripas de madeira da cor desejada.
Serve como divisória de ambientes
A porta de madeira ripada também pode assumir a função de divisória de ambientes. Essa é uma tendência dos projetos de arquitetura que contam com ambientes integrados. No projeto abaixo, a porta ripada de correr embutida fica escondida dentro da parede e revela o acesso a área íntima do imóvel (quartos, closet, banheiro).
Ajuda a camuflar ambientes específicos
A porta ripada de correr também pode ajudar a camuflar ambientes específicos do imóvel como é o caso do projeto abaixo. Em dias normais a lavanderia se destaca e ajuda a manter a ordem e limpeza, enquanto que em dias de confraternização a porta ripada esconde a lavanderia e traz vida a área gourmet da varanda.
Qual madeira usar na porta ripada?
Freijó, Imbuia e Cumaru são algumas das madeiras mais usadas na fabricação de portas ripadas. Isso porque, além de muito duráveis, são extremamente resistentes ao ataque de pragas, tornando-se perfeitas até mesmo para compor as fachadas de casas, já que vão estar em constante contato com as intempéries (chuva, sol, vento…).
Agora em se tratando de ambientes internos, você pode optar pelo MDF na porta ripada, já que a estrutura traz um bom custo-benefício. Contudo, fique atento a possíveis falhas nas bordas e extremidades que porventura possam prejudicar o acabamento final da peça.
Veja também: Madeira de Reflorestamento: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Material!
Como combinar a porta ripada com outros elementos na decoração
A madeira por si só é um material extremamente versátil e se conecta com praticamente tudo, indo desde materiais mais modernos como o vidro e o ferro, até os mais rústicos como pedras (mármore e granito), bambu, argila, palha e cerâmica.
Por isso, não tenho medo de criar composições ousadas, prezando pela mistura de cores e texturas. Móveis multifuncionais de madeira também são muito bem-vindos. O painel ripado com porta de correr, por exemplo, é uma peça que além de trazer charme e sofisticação também traz uma uniformidade visual no décor.
Veja também: O que é Lambri? Veja Como Instalar + 20 Inspirações Chiquérrimas
Quais cuidados é preciso ter na hora de usar a porta ripada na decoração?
Sempre que falamos de madeira é preciso ter um cuidado especial de conservação. Logo, com a porta ripada não seria diferente, não é mesmo? Por isso, é fundamental que as ripas utilizadas na estrutura da porta apresentem ao menos um acabamento com selador (para ambientes internos) ou em verniz (para áreas externas). Além disso, uma dica especial é não projetar portas ripadas com frisos muito finos e fundos, pois isso pode dificultar as etapas de limpeza do seu cliente, já que a tendência é que a poeira acumule com mais facilidade.
Confira mais alguns projetos com porta ripada