A porta escamoteável é usada para esconder cozinhas, áreas de serviço, home office, entre outros ambientes. Ela funciona por meio de um sistema de abrir e correr e, depois de aberta, pode ser escondida dentro da marcenaria.
Esconder a cozinha, a área de serviço e outros cantos da casa é um pedido cada vez mais comum em projetos de arquitetura. Alguns motivos explicam essa tendência e o principal é o tamanho dos novos apartamentos.
Esse tipo de imóvel está ficando cada vez mais compacto, principalmente nos grandes centros urbanos. Diante desse contexto, é importante contar com soluções de móveis multifuncionais que ajudam na organização de ambientes integrados.
Se você precisa criar um projeto com essa necessidade, a porta escamoteável vai trazer muitas vantagens. Quer conhecer mais sobre essa solução incrível? No post de hoje, vamos mostrar suas características e 8 inspirações milagrosas. Boa leitura!
O que é porta escamoteável?
A porta escamoteável é usada para esconder cozinhas, áreas de serviço, home office, entre outros ambientes. Ela funciona por meio de um sistema de abrir e correr e, depois de aberta, pode ser escondida dentro da marcenaria.
Ela é bastante usada nos EUA e na Europa e vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos. Quem costuma ir a eventos de arquitetura, provavelmente, se deparou com ambientes que trouxeram a porta escamoteável como tendência. Na CASACOR SP 2021, por exemplo, ela apareceu como destaque no projeto de Leo Shehtman.
Como funciona o sistema de porta escamoteável?
Existem alguns sistemas de porta escamoteável no mercado, um dos mais famosos é o Finetta Spinfront, da empresa Häfele. De modo geral, a porta escamoteável funciona de um jeito muito simples: depois de aberta, é possível escondê-la dentro da marcenaria por meio de um trilho.
Agora que você já sabe o que é o sistema de porta escamoteável, veja quando usá-la em projetos.
Quando usar o sistema de porta escamoteável?
A porta escamoteável é uma solução interessante para imóveis compactos, como lofts e estúdios, pois ajuda a manter o ambiente organizado e traz praticidade para o dia a dia.
Além disso, ela é perfeita para quem busca uma decoração clean e minimalista para o ambiente. No projeto abaixo, por exemplo, a porta escamoteável foi usada para camuflar a adega.
Porta escamoteável: vantagens e desvantagens
Vantagens
Economia de espaço
Muitas vezes, a abertura de uma porta pode comprometer a circulação do espaço, principalmente quando falamos de imóveis compactos. Já a porta escamoteável não causa esse problema, pois ela pode ser empurrada para dentro da marcenaria e manter o espaço livre para a passagem.
Organização do ambiente
Quando falamos de cozinha e área de serviço, sempre tem aquela baguncinha do dia a dia que fica à mostra, não é mesmo? A porta escamoteável traz uma vantagem para quem quer esconder objetos e manter um ambiente com aspecto clean.
Para criar um efeito ainda mais camuflado, a dica é usar materiais e cores que harmonizem com o restante do espaço. É possível usar vidro, mdf, placas que imitam pedras naturais, entre outras opções.
Desvantagens
Custo
O sistema de uma boa porta escamoteável é feito com ferragens importadas. Por isso, o custo dessa solução ainda é bastante alto no Brasil.
Confira +5 inspirações lindas de porta escamoteável
Gostou de conhecer mais sobre a porta escamoteável? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.