O piso fulget também conhecido como granito lavado é um tipo de revestimento perfeito para áreas externas. Sua composição formada por pedras naturais pequenas e cimento, permite que sua superfície se mantenha porosa e áspera, o que o torna antiderrapante. Não à toa que seu uso tenha se estendido para compor áreas de piscina, calçamento, rampa de garagem e escadas.
Por isso, se você profissional de arquitetura ou design de interiores está a procura de um piso diferenciado e seguro para compor principalmente a área externa do seu projeto, o piso fulget é a solução. Confira suas características, preço, vantagens, bem como, os locais onde pode ser instalado.
O que é piso fulget?
O piso fulget também conhecido como granito lavado é um tipo de revestimento perfeito para áreas externas. Sua composição formada por pedras naturais pequenas e cimento, permite que sua superfície se mantenha porosa e áspera, o que o torna antiderrapante. Não à toa que seu uso tenha se estendido para compor áreas de piscina, calçamento, rampa de garagem e escadas.
Piso fulget x Granilite: Qual a diferença?
Apesar do piso fulget e granilite apresentarem a mesma composição, a superfície de ambos são distintas. Enquanto, o piso fulget é totalmente poroso e áspero o que atribui uma característica antiderrapante (indicado principalmente para áreas externas – calçamento, piscinas..), o granilite apresenta uma superfície lisa, sem porosidade e com brilho (indicado especialmente para áreas internas).
Quanto custa o piso fulget?
Segundo pesquisas realizadas no mercado, o piso fulget preço varia de R$ 70 a R$ 100 por metro quadrado, dependendo dos materiais aplicados e o tipo de cimento utilizado.
Quais os tipos de piso fulget que existem no mercado?
Existem dois tipos de piso fulget no mercado, sendo eles: piso fulget cimentício (piso fulget tradicional) e o piso fulget resinado (piso fulget natural).
Piso Fulget Cimentício (piso fulget tradicional)
O piso fulget cimentício se trata de uma mistura de cimento, cal e quantidades pequenas de pedras de mármore, granito, calcário e arenito. Dessa forma, posterior a aplicação e secagem do piso, é preciso lavá-lo com ácido. Vale comentar que as juntas desse piso ficam à mostra e com o passar do tempo podem apresentar manchas. Sua manutenção é simples, mas é importante não usar produtos abrasivos como cloro e cândida, apenas água e sabão neutro.
Piso Fulget Resinado (piso fulget natural)
O piso fulget resinado é resultado da mistura de cimento, cal, pedaços de granito, quartzos, mármores e resinas de acrílico. Como sua estrutura é resinada sua placa não apresenta juntas o que garante um aspecto mais clean, uniforme e sem manchas. Além disso, como a resina é menos rígida, o risco de ocorrer rachaduras ou quebras nas placas ao longo do tempo é muito menor. Logo, o piso fulget resinado acaba sendo mais resistente do que o piso fulget cimentício.
Veja também: Limestone: Conheça a Pedra que Virou Tendência na Arquitetura Mundial
Quais as vantagens e desvantagens do piso fulget?
Vantagens de usar piso fulget no projeto:
- O piso fulget é poroso e apresenta uma textura áspera, que o torna antiderrapante, facilitando seu uso principalmente em áreas externas como calçadas, garagem, terraço e piscina;
- O piso fulget apresenta alta durabilidade, resistência e capacidade antitérmica;
- É considerado um revestimento ecológico, já que dispensa a queima ou demais processos industriais;
- Existe uma variedade enorme de cores e formatos das pequenas pedras que estampam as placas do piso fulget, facilitando seu uso em diferentes propostas decorativas.
Sobre a desvantagem podemos destacar que como o piso fulget apresenta textura irregular ele se torna mais difícil de limpar, por isso seu uso não é recomendado para ambientes internos.
Veja também: Porcelanato Grande: Tudo Sobre o Assunto para uma Reforma Perfeita
Onde instalar piso fulget?
Como a superfície do piso fulget é antiderrapante seu uso é recomendado principalmente para áreas externas. Na fachada de casas residenciais, escritórios ou estabelecimentos comerciais esse modelo de piso pode compor o calçamento e escadas do imóvel, trazendo segurança para o tráfego de moradores, visitantes e demais pedestres.
Sua superfície porosa e áspera também auxilia no tráfego de carros e motos, ou seja, seu uso também é recomendado para rampa de garagem, já que sua característica antiderrapante evita que as rodas do veículo deslizem no local.
Veja também: Pedra Para Calçada: Confira Qual é a Melhor Escolha Para Seu Projeto
Além disso, como o piso fulget apresenta alta resistência, durabilidade e uma boa capacidade antitérmica seu uso também é indicado para áreas de piscina, uma vez que costumam ser molhadas e necessitam de um piso mais seguro e antiderrapante.
Veja também: O que é Piscina Biológica? Vantagens, Funcionamento e Construção
Confira diversos projetos com piso fulget e se inspire
Veja também: Como Escolher Piso – Veja o Guia Completo + 9 Tipos Mais Usados