O pisante para jardim é formado por materiais específicos (concreto, madeira, tronco e pedras) que permitem dar acesso a locais especiais na área externa do imóvel. No projeto, o pisante para jardim além de permitir a criação de caminhos em meio ao terreno, evita que a vegetação seja danificada, já que sua função é acompanhar o projeto paisagístico do local.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos. No post de hoje, vamos compartilhar o que é pisante para jardim, suas vantagens e os diferentes modelos de pisantes para caminho de jardim que podem fazer parte do seu projeto. Confira!
O que é pisante para jardim?
O pisante para jardim pode ser feito a partir de diferentes materiais (concreto, madeira, tronco e pedras…) e serve para dar acesso a locais especiais no terreno do imóvel.
No projeto, o pisante para jardim permite criar caminhos onde existe fluxo de pessoas e carros, sem danificar a vegetação. Logo, pode-se afirmar que a escolha e posição do pisante para jardim é feita em harmonia com o projeto paisagístico do local, respeitando, portanto, a presença de outros elementos no espaço como árvores, arbustos e espelhos d’água.
Veja também: Confira 9 tipos de iluminação de jardim e crie uma área externa surpreendente!
Veja também: Como Calcular Concreto Para Lajes, Vigas e Pilares – Tudo Que Você Precisa Saber
Quais as vantagens de usar pisante para jardim?
Uma das principais vantagens de usar o pisante para jardim está atrelada a orientação e segurança dos pedestres sobre o caminho a ser seguido dentro do terreno do imóvel. Afinal, o pisante para jardim além de dar acesso a locais onde existe fluxo de pessoas e carros, ele também sinaliza os caminhos da área de lazer da casa, incluindo a posição da horta, da churrasqueira ou da piscina.
Além disso, o uso de pisantes para caminho de jardim, evita que a vegetação seja danificada e sofra com o pisar dos pedestres. Como resultado, o pisante para jardim é projetado de forma a se conectar com a paisagem do terreno, agregando muito mais valor a área externa do imóvel.
Veja também: As 7 principais dúvidas sobre o jardim vertical natural
Veja também: Concreto Usinado – Vale a Pena Usar em Obras Pequenas? Descubra!
Conheça 4 modelos de pisantes para caminho de jardim
Fazendo uso da criatividade e levando em conta a arquitetura do imóvel e a vegetação presente no terreno é possível fazer uso de diferentes tipos de pisantes para jardim. Conheça abaixo alguns dos materiais que podem compor o pisante para jardim do seu projeto.
Pisantes de concreto para jardim
Os pisantes de concreto para jardim são mais acessíveis e fáceis de serem instalados, tornando-se uma ótima alternativa para aqueles que desejam criar caminhos uniformes, seguros e diferentes no terreno. Isso porque, a flexibilidade com que o concreto pode ser trabalhado permite que o pisante tenha o formato que o cliente desejar. Fazendo uso de formas é possível criar pisante para jardim de concreto em formato de polígonos assimétricos, folha, coração, flores e etc.
Além disso, o pisante para jardim de concreto pode ser construído diretamente na grama ou na superfície em questão, pois não necessita de um contrapiso.
Veja também: Churrasqueira Ecológica é Boa? Veja Como Usar + Exemplos
Pisante de madeira para jardim
O pisante de madeira para jardim se conecta com diferentes estilos arquitetônicos. Na área externa, a presença deste pisante para jardim traz um toque ainda mais rústico para a decoração e pode facilmente combinar com outros elementos como pedras e cascas de árvores. A madeira por sua vez deve receber um tratamento especial antes de ser fixada no terreno para que sua estrutura resista às ações de sol e chuva.
Normalmente o pisante para jardim de madeira é usado em formato retangular e com altura suficiente para que o pedestre pise de forma segura e confortável. No entanto, existem pisantes de madeira com formatos redondos e outras formas. Agora se a ideia é usar um material similar a madeira a dica é investir no pisante para jardim que imita madeira como é o caso do deck de madeira com base plástica.
Pisante para jardim feito com troncos
Se o cliente se identifica com a decoração rústica, uma outra alternativa é fazer uso do pisante para jardim feito com troncos de árvores. Em se tratando principalmente de casas de campo, chácaras e fazendas esse tipo de pisante se adapta muito bem e traz um estilo diferenciado, já que cada tronco possui uma característica única.
Vale também comentar, a importância de se tratar (utilizar produtos impermeabilizantes) os troncos de árvores para que suas estruturas se mantenham resistentes mesmo sob ação de intempéries (sol, chuva, granizo…).
Pisante para jardim feito com pedras
O pisante para jardim feito com pedras proporciona beleza, sofisticação e segurança. No projeto, o pisante para jardim com pedras é extremamente versátil e pode combinar com diferentes elementos (madeira, concreto, casca de árvore, grama…), facilitando seu uso em diferentes propostas decorativas.
Qual a melhor pedra para piso externo?
As melhores pedras para pisante para jardim são: granito, pedra miracema, pedra madeira, pedra São Tomé, ardósia, pedra Goiás e pedra basalto.
No projeto abaixo, o profissional responsável em acordo com o cliente optou por utilizar pisante para jardim feito com pedra miracema. A pedra miracema, por exemplo, além de apresentar um preço acessível também é resistente, antiderrapante, compacta e não desgasta com o tempo. Seu uso também se estende para a composição de degraus no jardim, tornando uma ótima alternativa para terrenos com declive.
Veja também: Pedras Para Muro: Conheça 8 Tipos Apaixonantes
Como projetar caminhos e acertar no modelo de pisante para jardim?
Um caminho bem projetado faz toda a diferença na experiência daqueles que o utilizam. Por isso, é relevante que você estruture um projeto onde o pisante para jardim se harmonize com os demais elementos do terreno, de forma que ele seja funcional, seguro e se conecte com a arquitetura do todo.
Para isso, o primeiro passo na hora de escolher o pisante para jardim é pensar na sua função. O pisante para jardim serve para dar acesso a pedestre ou carros à casa sede? O pisante para jardim serve para a dar acesso a área de lazer (horta, piscina, churrasqueira, pergolado…)?
Avaliando esses pontos, é preciso pensar no traçado que esse pisante para jardim irá formar no imóvel. Lembrando que não existe uma regra para o traçado, que pode ser sinuoso ou geométrico, a depender da configuração do terreno. Se o tamanho da área externa permitir, o ideal é que o traçado tenha no mínimo 0,80 cm, o que permite a caminhada de duas pessoas juntas.
É relevante que você considere os demais elementos que vão compor o jardim (árvores, arbustos, vasos de plantas, esculturas e fontes d’água). A manutenção, preservação e a segurança que o pisante para jardim oferece aos pedestres e movimentação de carros, também deve ser levada em conta. Em projetos paisagísticos que contam com caminhos de madeira (dormentes, bolachas de eucaliptos), por exemplo, a recomendação é tratar o material com uma mistura de areia e verniz, de maneira a criar uma base antiderrapante.
Qual a distância de um pisante para outro?
Recomenda-se que a distância entre um pisante para jardim e o outro seja de uns 7 a 10 cm, de forma que o pisar do pedestre ofereça segurança e conforto.