A paisagem cultural é aquela que sofreu alguma intervenção humana, ou seja, territórios por onde o homem provocou mudanças na paisagem natural original. Essas mudanças por sua vez são decorrentes de como o homem desenvolveu suas atividades de moradia (casas, prédios…), locomoção (avenidas, rodovias, pontes…) alimentação (plantações, criações de animais…), comunicação (redes de transmissão…) e turismo (teleféricos…).
Quer saber mais sobre o assunto? Então, esse conteúdo foi feito especialmente para você. Entenda o que é paisagem cultural, quais são os principais elementos culturais da paisagem e se surpreenda com alguns exemplos de paisagem cultural nomeadas no Brasil e no mundo.
O que é paisagem cultural?
A paisagem cultural, também conhecida como paisagem antrópica ou humanizada, se trata daquela que sofreu alguma intervenção humana, ou seja, territórios por onde o homem provocou mudanças significativas na paisagem natural original. Essas mudanças na paisagem por sua vez estão atreladas em como o homem desenvolveu suas atividades de moradia, locomoção, alimentação, comunicação e turismo.
Veja também: Os desafios e polêmicas na construção da maior ponte do mundo!
Veja também: O Que é Paisagem Urbana? Entenda o Conceito + Exemplos
Qual a diferença entre paisagem natural e cultural?
Enquanto a paisagem cultural é o retrato da intervenção humana no meio, a paisagem natural é aquela onde predominam os elementos naturais, ou seja, onde houve pouco ou nenhuma intervenção humana. Dessa forma, pode-se dizer que os elementos naturais que formam a paisagem são as árvores, as montanhas, as cavernas, os rios, os lagos e assim por diante.
Veja também: Plantas Tóxicas: 12 Espécies Que Devem Ser Evitadas no Paisagismo
Quais são os elementos culturais da paisagem?
Os elementos culturais da paisagem são aqueles criados pelos seres humanos, responsáveis por compor a paisagem do território em questão como rodovias, avenidas, pontes, viadutos, túneis, redes de transmissão elétrica, hidrelétricas, casas, prédios, castelos, plantações, criações de animais, parque urbano e assim por diante.
Veja também: Conheça o Prédio Mais Alto do Brasil e se Inspire na sua Arquitetura
Conheça alguns exemplos de paisagem cultural no Brasil e no mundo
A partir de 1922, a UNESCO passou a adotar o conceito de paisagem cultural como uma nova forma de reconhecer bens culturais de um território. Em acordo com a UNESCO, em 2009, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) regulamentou o conceito de paisagem cultural como instrumento de preservação do patrimônio cultural brasileiro, por meio da Portaria nº 127. Três anos depois, em 6 de julho de 2012, a UNESCO reconhece o Rio de Janeiro como sendo a primeira área urbana do mundo a receber a marca de paisagem cultural.
Veja também: Patrimônio Histórico: O Que É +14 Construções Históricas que Ficam no Brasil
Além da cidade do Rio de Janeiro, a UNESCO também atribuiu o título de paisagem cultural ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte e a região de Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Veja também: Descubra 4 curiosidades sobre a Igreja da Pampulha: o primeiro projeto famoso de Oscar Niemeyer
Além do Brasil, alguns outros países também foram contemplados pela UNESCO e se tornam exemplos de paisagem cultural como a paisagem de Agave e as antigas instalações de produção de tequila no México, a zona cafeeira na Colômbia, as plantações de arroz nas Filipinas, Serra de Tramontana na Espanha e a cidade de Sintra, em Portugal.
Agora que você já sabe o que é paisagem cultural e os elementos que fazem parte dela, aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “12 Castelos No Brasil Que Você Precisa Conhecer e Visitar” e conheça mais de perto essas grandiosas obras da arquitetura construídas em nosso país.