A paginação espinha de peixe posiciona os revestimentos seguindo o sentido da parede e formando um “L” na diagonal. Ela é utilizada em pisos e paredes e é indicada para ambientes com decoração moderna.
Esse tipo de paginação foi muito usada nos anos 70 e 80 com piso de taco e voltou a ser tendência. Ela também pode ser usada com outros tipos de revestimentos, como cerâmica, porcelanato e até vinílico.
Quer aprender como fazer paginação espinha de peixe e dar um UP na decoração do ambiente? No post de hoje, vamos trazer dicas e 13 ideias inspiradoras. Acompanhe!
O que é paginação?
A paginação de um piso ou parede determina onde vai começar e terminar a instalação do revestimento. É ela que define o sentido de instalação das peças, onde serão feitos os cortes, o desenho que será formado, qual a quantidade de material necessário para revestir a superfície, entre outros pontos importantes.
Em revestimentos estampados e em peças com desenhos diferentes, a paginação é especialmente importante: é necessário organizar o painel para evitar que se formem padrões indesejados – repetições exageradas, por exemplo.
Uma boa paginação dos revestimentos pode levar a resultados muito mais harmoniosos e evitar desperdícios de material na hora da instalação.
Quais são os tipos de paginação mais utilizados?
Antes de explicarmos com mais detalhes sobre a paginação espinha de peixe, veja quais são os tipos de paginação mais usados do mercado:
- Alinhada
- Vertical
- Horizontal
- Paginação diagonal
- Escama de peixe
Veja também: 15 Estilos de Cozinhas Para Você Ver Antes de Começar o Projeto
O que é paginação espinha de peixe?
A paginação espinha de peixe posiciona os revestimentos seguindo o sentido da parede e formando um “L” na diagonal. Ela é utilizada em pisos e paredes e é indicada para ambientes com decoração moderna.
E de onde vem o nome “espinha de peixe”?
Ele foi escolhido devido à semelhança da paginação com a estrutura óssea de um peixe. Trata-se de um estilo que começou a ser usado na Roma Antiga, pois os romanos descobriram que colocar as peças do piso na direção do fluxo era uma estratégia para aumentar a durabilidade do revestimento.
A paginação espinha de peixe se popularizou no século XVI, pois começou a ser usada nas casas das famílias nobres da França. Naquela época, ter um revestimento com esse zigue zague era sinônimo de luxo e requinte.
Qual a diferença entre a paginação espinha de peixe e a escama de peixe?
Essa dúvida é muito comum, pois as duas paginações são bem parecidas. Mas, afinal, qual a diferença entre a paginação espinha de peixe e escama de peixe?
A paginação espinha de peixe tem um eixo central e a posição das peças fica em 45º. Já a paginação escama de peixe tem um eixo lateral e as peças são posicionadas a 90º.
Quando fazer paginação espinha de peixe?
Esse tipo de paginação é usado principalmente na sala e no banheiro, mas pode ser aplicado também em outros ambientes. Trata-se de uma escolha perfeita para espaços com estilo moderno. Outra característica interessante da paginação espinha de peixe é que ela traz um efeito de movimento para o piso ou parede.
Quando usar paginação espinha de peixe no piso?
O revestimento espinha de peixe no piso é usado, geralmente, com taco de madeira. Essa escolha de paginação e material traz um ar retrô para o ambiente.
Mas a paginação espinha de peixe no piso também pode ser feita com outros tipos de revestimentos de formato retangular, como o vinílico, porcelanato, cerâmica, entre outros.
Caso o cliente queira a estética da madeira em áreas úmidas, como cozinha e banheiro, é recomendado o uso da cerâmica que imita a aparência do material.
Vale destacar que a instalação dos tacos com a paginação espinha de peixe demora mais tempo do que a colocação do assoalho de madeira. Devido a maior complexidade do trabalho, a mão de obra pode ser mais cara.
Além disso, a paginação espinha de peixe é uma das que tem mais perda de material. Na hora de calcular a quantidade de peça, pode incluir, pelo menos, 30% a mais para garantir uma sobra confortável.
Quando usar paginação espinha de peixe na parede?
O cliente busca um ambiente moderno, criativo e, ao mesmo tempo, elegante? Então a paginação espinha de peixe na parede é uma escolha interessante.
Além das peças que têm a aparência de madeira, é possível usar o revestimento metrô white, gesso, entre outros materiais que também ficam incríveis.
Uma dica importante na criação da paginação espinha de peixe é encontrar o centro da parede para garantir uma distribuição correta das peças.
Veja também: O Que é Rodateto? Conheça as Vantagens, Tipos e Use no Seu Projeto
Veja +9 projetos sensacionais com paginação espinha de peixe
Qual desses ambientes com paginação espinha de peixe mais te encantou? Compartilhe com a gente nos comentários 🙂