A Ópera de Arame é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Curitiba (PR). Esse belo teatro fica localizado no Parque das Pedreiras e chama a atenção pela sua imponência e, ao mesmo tempo, delicadeza.
Mas, afinal, quem projetou a Ópera de Arame? No post de hoje, vamos responder essa pergunta e trazer outras curiosidades sobre essa obra incrível. Boa leitura!
Teatro Ópera de Arame: História
A Ópera de Arame foi inaugurada no dia 18 de março de 1992. A ideia da obra foi de Jaime Lerner, prefeito de Curitiba na época. O objetivo era transformar a área da pedreira em um espaço de cultura e lazer. O arquiteto responsável pelo projeto foi Domingos Bogestabs.
O local recebe todo tipo de espetáculo artístico, do popular ao clássico, e tem capacidade para acomodar até 2.400 espectadores. Entre os grandes artistas que já se apresentaram na Ópera de Arame estão Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee, entre outros.
Em 2012, o Parque das Pedreiras foi concessionado à DC Set Group e a Ópera de Arame passou por uma completa revitalização em sua estrutura. O teatro abriu suas portas novamente em 2014.
Veja também: Confira a história de sucesso do Urbanismo em Curitiba
Saiba mais sobre a arquitetura da Ópera de Arame de Curitiba
Agora vamos falar sobre a arquitetura inovadora dessa obra? A Ópera de Arame foi construída com tubos de aço e estruturas metálicas que remetem a uma delicada construção em arame (e é daí que vem o seu nome).
Seus fechamentos e a cobertura são feitos de policarbonatos transparentes e vidro, materiais que trazem leveza e permitem a visualização do lado exterior.
A passarela que liga a rua até a entrada principal é vazada, característica que oferece ao visitante uma experiência agradável logo na chegada. Nesse percurso, é possível apreciar a linda paisagem do lago e da pedreira.
Uma das principais curiosidades de quem nunca visitou a obra é: afinal, o que tem dentro da Ópera de Arame? Se você também tem essa dúvida, descubra agora!
O que tem dentro da Ópera de Arame?
Dentro da Ópera de Arame tem um auditório coberto por uma estrutura que permite a entrada de muita luz natural. O espaço interno também recebe peças das exposições que acontecem por lá. Já no subsolo, que fica abaixo da plateia, há um restaurante na beira do lago.
Quem projetou a Ópera de Arame?
A Ópera de Arame é um projeto do arquiteto Domingos Bogestabs. Ele também projetou outros pontos turísticos famosos de Curitiba como a praça 29 de março e o Parque da Barreirinha.
Veja também: Grandes arquitetos de Curitiba – conheça os principais e suas obras que dão vida à cidade
Quanto custa para entrar na Ópera de Arame?
A entrada na Ópera de Arame custa R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). O ingresso deve ser comprado na bilheteria física. Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h.
3 curiosidades sobre a Ópera de Arame
- Uma curiosidade sobre a Ópera de Arame é que ela foi montada em apenas 75 dias. Impressionante, não é mesmo?
- A Ópera de Arame realiza de forma permanente o Festival Vale da Música, que acontece no Palco Flutuante.
- Quer levar uma lembrancinha quando visitar a Ópera de Arame? A loja oficial Munná fica localizada do lado da bilheteria e traz produtos feitos por artesãos, designers de artistas plásticos locais e independentes.
Gostou de conhecer mais sobre a Ópera de Arame? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!