Storytelling é uma prática que consiste em transmitir mensagens relevantes por meio de uma história. Ela é aplicada por meio de técnicas de roteiro e costuma ser utilizada para conversão de vendas e fortalecimento de marca.
Você é daqueles que prefere séries de TV, ir ao cinema ou ler um bom livro? Videogame é mais sua praia?
Independentemente de sua preferência, todas essas atividades – inclusive o videogame – são formas de se contar uma história e envolver as pessoas.
Já se perguntou porque gostamos tanto de ouvir (e contar) histórias?
Storytelling é uma técnica que se vale dessa predileção humana e tem sido muito utilizada para dar vida e significado às marcas e engajar seu público. O storytelling procura dar singularidade e significado a um determinado negócio.
Diretamente ligado às estratégias de marketing de conteúdo, o storytelling é capaz de conectar clientes à empresa e provocar maior engajamento entre o público.
Apesar de o storytelling ser uma prática bastante antiga, datada de antes mesmo do surgimento da escrita, ela se perpetuou durantes todos esses anos e atualmente foi incorporada pelo mundo dos negócios.
A principal vantagem do storytelling é que ele consegue humanizar a comunicação entre a marca e os seus consumidores.
Mas afinal: o que é storytelling? Existe um segredo por trás dessa “história”?
Procurando o significado de outros termos do marketing? Encontre aqui: Dicionário do marketing digital
O que é storytelling?
O significado de storytelling é bem simples: “contar histórias”, em tradução livre.
A data de surgimento do storytelling não é precisa. Mas, como dito anteriormente, o ser humano sempre soube se comunicar e, assim, transmitir valores éticos, elementos culturais, regras de comportamento, tradições, etc.
Trazendo esse conceito para os tempos mais modernos, o storytelling pode ser definido também como um conjunto de técnicas narrativas com potencial para propagar ideias de maneira fluida e relevante, que prenda a atenção do receptor e o impacte.
Cada vez mais multimídia, o storytelling está presente no cinema, na TV, no teatro, na música, na literatura, no jornalismo… E por que não no ambiente corporativo?
Dúvida? Então veja aqui: Storytelling em vendas, faça de seu cliente um herói
Mas como usar isso na sua empresa? Tem ideia de como se faz isso?
Importância do storytelling para os negócios
Não é de hoje que as empresas perceberam que o storytelling é uma forma de estreitar o relacionamento com seus públicos e fazer com que as pessoas se identifiquem com a mensagem que aquela organização quer passar.
O storytelling pode ser usado com diversas finalidades: estratégia de marketing de conteúdo, promover a integração e a motivação entre os colaboradores, divulgação de algum produto ou serviço, etc.
Cativar a atenção do público tem sido uma tarefa difícil. Do ponto de vista “midiático”, as pessoas estão mais dispersas. Por isso, as abordagens tradicionais já não surtem o mesmo efeito que causavam há algumas décadas.
Dessa forma, o storytelling é importante porque é capaz de criar um vínculo entre a empresa e o público-alvo.
É muito mais eficiente contar uma história que ilustre os benefícios e as vantagens de determinado produto ou serviço do que limitar-se a descrevê-lo de maneira “fria” e focada apenas na relação “compra e venda”.
Nesse contexto, o produto ou serviço de sua empresa deve ser colocado para o público como uma “chave”, um “segredo” ou um “amuleto” para mudar a vida dele e transformá-lo em um “herói”, que soube superar seus medos, libertar-se das “trevas” ou do “cativeiro” onde estava e adotar essa nova realidade, conquistando um “final feliz”, graças aos ensinamentos de sua empresa, uma espécie de “mago” ou “mentor” do “cliente-herói”.
Achou essa descrição exagerada?
Então confira este vídeo do Banco Itaú, que ilustra tudo isso com perfeição e tem um excelente storytelling:
Como o storytelling para negócios funciona?
Na verdade, as pessoas não compram o que determinada marca vende, mas sim a razão pela qual ela vende. Compra-se mais pela emoção do que pela razão. E as grandes corporações já entenderam isso.
A Coca-Cola, por exemplo, não vende apenas refrigerante. Ela vende antes uma ideia, um conceito, um sentimento, algo mais abstrato.
Observe que, em suas campanhas publicitárias, a marca costuma contar histórias de amizade, família, amor e como o produto que eles oferecem se relaciona com esses sentimentos.
Nesse caso, e em muitos outros, o público se identifica e cria empatia com a narrativa apresentada. Afinal, o que é storytelling se não uma história bem contada e que consegue inspirar e engajar pessoas, não é mesmo?
Quer utilizar o Storytelling? Confira o Círculo Dourado e como inspirar ação nas pessoas
Em um contexto de redes sociais, um storytelling bem elaborado tem grandes chances de ser compartilhado e ter o seu alcance aumentado.
Ok, mas como fazer um bom storytelling? Existe alguma fórmula de sucesso?
Veja também: Tem medo de falar em público? Confira 7 dicas de oratória que farão suas apresentações um sucesso
Como fazer storytelling?
Agora que você já sabe o que é storytelling e qual a sua importância para os negócios, que tal descobrir como desenvolver essa técnica e contar uma história cativante?
Toda boa história precisa ser, no mínimo, interessante. Independentemente da plataforma escolhida (blog post, audiovisual, e-book, podcast, etc), uma narrativa de storytelling bem sucedida consegue chamar a atenção do receptor, mantê-lo interessado e fazer com que ele sinta empatia por aquilo que está sendo contado.
Não existe uma “receita” para o storytelling. O que manda é a criatividade. Porém há uma estrutura básica para o desenvolvimento de uma história: ela precisa ter começo, meio e fim.
Além disso, o contador de histórias (storyteller) precisa saber:
- O que falar?
- Com quem falar?
- Por que falar?
- Onde falar?
- Quando falar?
- Como falar?
As respostas para essas perguntas funcionarão como um guia para a escrita do Storytelling. Quer tentar?
4 dicas para fazer um bom storytelling
1– Não coloque informações desnecessárias ao andamento da narrativa;
2– Não coloque personagens genéricos e rasos na sua história, pois despertar a empatia do público é fundamental;
3– Priorize por contar histórias reais de sucesso e que inspirem o público;
4– Para envolver e engajar o público, não seja muito direto ao apresentar a história. Mas também evite delongas. Lembre-se da dica número 1.
Veja mais dicas para conquistar clientes em nosso ebook:
Livros sobre storytelling
Gostou de saber sobre o que é storytelling? Saiba que há diversos livros disponíveis no mercado que tratam deste assunto com mais profundidade. Separamos 5 para você:
- O Guia Completo de Storytelling
- Storytelling e Suas Aplicações no Mundo dos Negócios
- Super-Histórias no Universo Corporativo
- Storytelling. Líderes Narradores de Histórias
- Storytelling. Histórias que Deixam Marcas