Ter um negócio e não divulgá-lo no Facebook é algo impensável, não é mesmo?
Isso você já sabe, mas se você tem uma página e investe em anúncios já percebeu que nem sempre é fácil conseguir bons resultados.
É comum que empresas não consigam ter um retorno interessante ou até mesmo tenham prejuízo na hora de anunciar na rede social.
E aí, o que fazer?
O que muitas pessoas não sabem é que o Facebook criou um código que pode ajudar empresas a entender melhor o comportamento do cliente e criar estratégias mais eficazes.
Esse é o seu caso? Não se preocupe, neste artigo, vamos explicar para que serve o pixel de Facebook e como instalá-lo no seu site. Acompanhe!
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O que é pixel do Facebook?
Pixel do Facebook é um código que ajuda a rastrear interações de usuários com sites ou blogs.
Esse rastreamento permite uma série de ações, que vão desde a segmentação de públicos até a criação de estratégias personalizadas.
E como o pixel de Facebook funciona?
Após incluir o código na sua página (conforme vamos ver ao longo do texto) ele passa a enviar informações sobre o comportamento do seu público-alvo dentro do site.
Os usuários podem chegar tanto de forma orgânica como por meio dos anúncios do Facebook.
Os tipos de interação também podem ser variados, é o que chamamos de eventos de conversão. É por isso que o código também é chamado de pixel de conversão do Facebook.
Veja alguns exemplos de eventos de conversão:
- Adição de produtos no carrinho
- Finalização de compras
- Cadastro em formulários
- Pesquisa de informações ou produtos
- Conteúdo visualizado
Qual a importância do pixel de conversão do Facebook?
Agora que você entendeu para que serve o pixel do Facebook, deve estar se perguntando qual é a vantagem de usá-lo.
Para que você entenda melhor, vamos a uma rápida reflexão.
Já está mais do que provado que as redes sociais são ferramentas poderosas para quem quer divulgar um negócio e atrair mais clientes, não é mesmo?
Mas diante de uma concorrência que só aumenta e de um grande volume de informações, é cada vez mais difícil conseguir posicionar uma marca na internet.
O Facebook Ads, sem dúvida, ajudam muito nesse momento, mas para que os anúncios tragam resultados expressivos é preciso ir além do básico e apostar na segmentação e rastreamento do público-alvo.
O pixel de conversão faz esse papel. Esse código ajuda a ter uma visão detalhada das interações com o seu site e possibilita a criação de estratégias personalizadas.
Por exemplo: imagine que você criou um anúncio no Facebook para venda de um curso e a página teve 200 visualizações de pessoas que não compraram.
Mesmo que a venda não tenha sido feita, houve um interesse por parte delas em saber mais sobre o curso, não é mesmo?
Percebe que seria interessante continuar exibindo anúncios apenas para esse grupo com promoções?
Essa estratégia é conhecida como Remarketing e é só uma das possibilidades que o pixel de Facebook oferece.
Além disso, caso você identifique que alguns grupos que interagiram são muitos pequenos você pode criar um look alike, ou traduzindo, público semelhante.
Baseado nesse público, o Facebook permite que você crie um outro grupo de pessoas com os mesmo interesses, aumentando seu poder de alcance e chances de conversão.
Dessa forma, você otimiza as suas campanhas, tendo um ótimo retorno do seu investimento.
Como instalar um pixel de conversão do Facebook?
O requisito básico para a instalação de um pixel de conversão do Facebook é que você tenha um site.
Veja como instalá-lo:
1 – Vá até a guia pixels no Gerenciador de Eventos
2 – Clique em criar um pixel
3 – Clique em criar novamente (botão verde) e conclua a criação do pixel.
Após esse processo, será exibido um código. Ele deve ser incluído dentro da página que será monitorada. O processo é bem simples, mas você também pode acionar a pessoa responsável pela criação do site para executar essa ação.
No Facebook para empresas você pode conferir o passo a passo completo da instalação do pixel do Facebook
Como rastrear eventos com o pixel de conversão do Facebook?
Lembra que explicamos no começo do texto que é possível definir os eventos de conversão que serão monitorados?
Após incluir o código do pixel de Facebook principal, é preciso incluir os códigos de cada evento de conversão.
Para adicioná-los, é só ir novamente na guia Pixels no Gerenciador de Eventos e clicar em Configurar Pixel.
Em seguida, clique em Instalação Manual do Código. Na tela vão aparecer 3 opções:
- Instalação em plataformas populares ou gerenciador de tags (BigCommerce, Google Tag, Manager, Magento, Segment, Shopify, Squarespace, Wix, WooCommerce, entre outras).
- Instalação por conta própria
- Enviar e-mail para desenvolvedor
Escolha a opção mais indicada para você e clique em continuar.
Se você não tem conhecimento em programação, o ideal é contar com a ajuda de um especialista para guiá-lo nesse processo.
Ele vai incluir o código e fazer os testes necessários para verificar o funcionamento correto.
O que são conversões personalizadas?
Se você não encontrar nenhum evento de conversão interessante para o seu negócio, não há problema. Existe a opção de criar conversões personalizadas.
Apesar de ser uma opção interessante, ela pode apresentar números imprecisos, pois não conta com tantos recursos como os eventos padrões.
Por isso, procure sempre trabalhar com as opções oferecidas pelo Facebook e se adequar a elas.
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