Lighting design é uma disciplina criativa usada para que a luz ambiente seja aplicada da melhor forma possível em um projeto. Em tradução livre, significa desenho de iluminação. Lighting Design é uma matéria que ensina técnica de utilização da luz com fim estético ou funcional.
O objetivo é trazer resultados visuais em ambientes fechados ou abertos a partir da luz ambiente, baseado no conjunto de ações pensadas por um profissional, chamado Lighting Designer. É ele quem vai decidir os melhores efeitos de iluminação de um projeto.
De forma mais prática, podemos dizer que quando o arquiteto começa a projetar a sala de um escritório, precisa priorizar a entrada de luz ambiente, aproveitando ao máximo sua presença e seus efeitos.
Mas o arquiteto também deve tomar cuidado para não deixar entrar luz demais, ou terá problemas com ofuscamento. Confira em nosso post como evitar esse problema em seus projetos.
Mas o conceito também se estende à aplicação de luz artificial nos ambientes (combinada ou não com a natural).
Nesta postagem você vai entender melhor o que é lighting design e como usar em seu dia a dia profissional.
Você também vai se interessar por estes posts:
- Entenda o conceito da distribuição de luz e aprenda a ler uma curva fotométrica – com exemplos!
- Veja os tipos de luz e como fazer um bom projeto de iluminação de sala de estar
O que é lighting design?
Lighting design é uma disciplina criativa usada para que a luz ambiente seja aplicada da melhor forma possível em um projeto. Em tradução livre, significa desenho de iluminação. Lighting Design é uma matéria que ensina técnica de utilização da luz com fim estético ou funcional.
O objetivo é trazer resultados visuais em ambientes fechados ou abertos a partir da luz ambiente, baseado no conjunto de ações pensadas por um profissional, chamado Lighting Designer. É ele quem vai decidir os melhores efeitos de iluminação de um projeto.
Veja também: 7 Ideias Criativas Para Projetar e Decorar Quarto com LED
O objetivo do lighting design não é só deixar os espaços mais bonitos esteticamente, mas priorizar áreas, esconder outras e focar naquilo que importa, destacar em determinados espaços.
O lighting design também é usado em eventos, casamentos e festas com o intuito estritamente estético, produzindo cores e recantos iluminados para determinadas áreas do ambiente.
Assunto corriqueiro entre alunos de cursos de arquitetura, o que é Lighting Design geralmente entra na roda de discussão como tema da moda.
Veja também: Neuroarquitetura – O Que é e Como Ela Interfere na Criação dos Ambientes
O que faz um lighting designer?
A premissa do uso de lighting design, ou seja, da contratação de um lighting designer, é priorizar os benefícios da ergonomia visual em espaços amplos, com entradas de luz natural.
O trabalho do profissional é trazer soluções de iluminação. Em sua rotina de trabalho, ele considera cortes na estrutura, aberturas, uso de vidros e outras elementos que ajudam na otimização da iluminação.
Portanto, respondendo a pergunta: o que faz um lighting designer? A resposta é que esse profissional cria condições para a entrada adequada de luz ambiente e natural em seus projetos, ornamentando contextos, em alguns casos, com luz natural ou artificial.
Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto
Qual a importância do Lighting designer para um projeto?
Por que contratar um lighting designer para seu projeto?
Para especialistas da área, é preciso associar o lado técnico ao humano na concepção da iluminação em um projeto de arquitetura.
O impacto dessa combinação gera resultados às vezes inesperados em um projeto.
Basta pensar na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, e em toda transparência e luminosidade dessa residência.
Isso significa que considerar apenas a técnica para gerar resultados pode ser um erro.
A ideia é apostar em um lighting designer com olhar rico, combinando fatores emocionais e criativos ao profissional.
E ainda: estabelecer uma relação com sua bagagem sensível para acrescentar a arte necessária a uma construção ou projeto que acolha e agrade, além da funcionalidade.
A grosso modo, trabalhar com iluminação natural não é um cálculo matemático de medição de luz e eletricidade ou metro quadrado.
Porém, esses cálculos são muito importantes. Confira quais são as grandezas elétricas básicas e aprenda como utilizá-las em seu projeto.
O designer de iluminação vai além, ao trabalhar com conceitos e percepção humanas complexas.
Veja alguns pontos a considerar em um projeto de iluminação: Entenda a diferença entre luz quente e luz fria e crie a iluminação perfeita!
Veja também: Perfil de LED – Confira os Tipos Mais Usados + 20 Inspirações Elegantes
O que deve ser considerado no lighting design?
A iluminação está diretamente relacionada com limites espaciais e de volume.
As cores são resultados da iluminação, revelando seus contrastes e contornos. Trabalhar com técnicas de luz é enfrentar uma rotina de surpresas.
Por isso, o dia a dia de um profissional de lighting design é escolher fontes de luz, afastar a redução da iluminação e selecionar a distribuição de cores no ambiente, fugindo sempre de exageros.
Saiba mais sobre a importância das cores na arquitetura em nosso post.
Um exemplo são os ruídos visuais, que podem comprometer negativamente um projeto.
Outro ponto a ser considerado em um lighting design é a construção de camadas e ressignificação dos espaços.
Segundo especialistas, a sensibilidade humana deve se relacionar com o espaço arquitetônico para achar a melhor solução de iluminação.
Há dois tipos fundamentais de lighting design:
- Iluminação natural
- Iluminação artificial
É importante dizer que para os estudiosos e acadêmicos, uma fonte de luz natural não pode ser substituída pela luz artificial.
A deparar-se com a possibilidade de usar uma luz forjada, o profissional deve sempre recorrer à luz natural.
5 fatores determinantes de um projeto de lighting design ideal
Ao levar adiante um projeto de iluminação, o lighting designer deve levar em consideração 5 fatores:
- Diferenças culturais: a maneira de ser de cada povo, a origem de quem vai usufruir o ambiente e até a localização geográfica podem interferir profundamente nas escolhas do profissional.
- Gostos pessoais: nunca esquecer que o ambiente servirá a seus ocupantes, que devem ser consultados sobre suas preferências em relação às soluções propostas.
- Características do espaço: evidentemente esse é um dos pontos mais relevantes do projeto, em função do qual a forma de iluminação será definida.
- Sustentabilidade: a luz natural ou o uso de luz artificial com baixo consumo de energia deve ser priorizada.
- Praticidade: por fim, os quatro fatores anteriores não podem impedir que o ambiente seja funcional e atenda às necessidades dos usuários.
Mais uma dica de nosso blog: Como calcular a luz? Aprenda a fazer um cálculo luminotécnico rápido e simplificado!
Veja nossa playlist com o curso completo de Lighting Design e aprimore seus conhecimentos
Lighting Design é uma ótima técnica para ajudar a conquistar um cliente. Gostaria de aprender outras técnicas tão eficazes quanto essa?
Conheça o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido especialmente para arquitetos e designers que querem dar um UP na carreira: