Um programa que nasceu focado em desenho técnico e de peças industriais, o AutoCAD fez a lição de casa e evoluiu para atender as necessidades de vários outros públicos. Mas o que é AutoCAD e por que ele é tão usado?
Com crescente avanço dessa tecnologia, ela permite, cada vez mais, que profissionais de áreas como arquitetura, urbanismo, engenharia e construção civil tenham em suas mãos um excelente programa específico para atender as necessidades de qualquer cliente, e que também possam minimizar possíveis erros em projetos.
Por isso, um dos softwares que se tornaram essenciais na vida de todo profissional da área é o AutoCAD.13.
O AutoCAD é voltado, principalmente, para o desenvolvimento de projetos e produtos gráficos, mas também pode ser usado como uma excelente alternativa no leque de ferramentas de um arquiteto.
Com diversas funções e vantagens, o AutoCAD é uma ferramenta poderosa e repleta de diferenciais que podem ser utilizadas tanto na criação de desenhos em 2D quanto no desenvolvimento de projetos em 3D.
Entenda o que é AutoCAD e qual a importância do programa para a carreira e portfólio de todo arquiteto nas informações a seguir.
Contar com projetos em 3D é fundamental na hora de dar aquele show para encantar seu cliente com uma proposta arquitetônica ou de design de interiores. Confira dicas: Apresente um projeto comercial de arquitetura perfeito e conquiste seu cliente
O que é AutoCAD?
Criado pela Autodesk Inc., no ano de 1982, o AutoCAD é uma ferramenta do tipo CAD (Computer Aided Design) criada especialmente para o desenvolvimento de projetos no que diz respeito à áreas como arquitetura, construção civil, engenharia, engenharia mecânica, indústria automobilística e outras semelhantes.
Entre os principais recursos que o AutoCAD oferece está a possibilidade de criar objetos em 3D e movimentá-los em diversas posições.
Assim, por exemplo, o AutoCAD permite explorar a parte interna e externa de um carro (ou uma casa, no caso dos arquitetos e designers de interiores) com uma grande riqueza de detalhes.
Além disso, o AutoCAD efetua cálculos estruturais, interpreta desenhos e contribui com a redução de erros no projeto final, conquistando os mais variados profissionais dessas áreas devido a facilidade de produzir diferentes ideias de maneira ágil e verificar rapidamente se o resultado está ficando como esperado.
Veja também: VRay – O que é? Descubra como encantar seu cliente na hora de apresentar o projeto
Como adquirir o AutoCAD?
Se te perguntarem o que é AutoCAD, você também pode dizer que, além de tudo isso que explicamos, ele é um SaaS.
SaaS significa Software as a Service, que pode ser traduzido para: Software como um Serviço. Você paga uma mensalidade para usar o software, tudo online e armazenado na nuvem, e não precisa mais adquirir uma licença caríssima, como antigamente, paga à vista.
Hoje em dia, para adquirir o AutoCAD, basta fazer uma assinatura on-line, que é renovada e atualizada automaticamente na internet, saindo mais barato do que comprar novas versões anualmente, pois elas são sempre atualizadas sem custo para você.
Este é a tendência que vem dominando a comercialização do AutoCAD no mercado.
Veja mais dicas para arquitetos de outro famoso software que adotou o modelo SaaS: Photoshop para arquitetos – as vantagens na hora da renderização
Veja também: Confira quanto ganha um engenheiro civil e se vale a pena investir na área
Requisitos do sistema para o AutoCAD 2018:
O AutoCAD roda nos sistemas operacionais Windows e Mac OS.
- Sistema operacional: Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 (64 bits)
- 2 GB de memória (para versão 32 bits) e 4 GB (para versão 64 bits)
- Placa de vídeo: Adaptador de vídeo do Windows com capacidade de 1.360 x 768 com recursos True Color e DirectX® 9
- Espaço em disco de 6 GB
- Memória RAM a partir de 8 GB
Confira os requisitos do AutoCAD para o Mac.
Seu computador não vai dar conta do AutoCAD? Veja os melhores notebooks para arquitetos.
Outras alternativas
O AutoCAD é o software mais utilizado para CAD no mundo e já está bem consolidado no mercado. Mas ele tem seus concorrentes, como o ArchiCad, o VectorWorks e o 12d Model.
Veja também: 18 sites úteis para arquitetos que querem agilidade e qualidade em seus projetos
Por que usar o AutoCAD?
Se quiser entender plenamente o que é AutoCAD nesse ramo, tenha em mente que ele revolucionou, principalmente na área de arquitetura, a maneira como os projetos são pensados e elaborados.
Antes da criação do AutoCAD, as plantas e desenhos arquitetônicos eram feitas à mão pelos profissionais, que precisavam apoiar o papel em uma prancheta para visitarem seus clientes.
Logo que foi lançado pelo AutoDesk, o AutoCAD ainda era bem primário, com poucas funcionalidades e diferenciais. Porém, evoluiu junto com as necessidades de seus clientes e se tornou uma das ferramentas mais cobiçadas e poderosas do mercado gráfico.
O AutoCAD chegou para modernizar todos os processos e facilitar a vida dos arquitetos em geral.
Em 2007, o AutoCAD passou a disponibilizar funcionalidades tridimensionais muito mais avançadas, possibilitando projetos com extrema qualidade e precisão.
Não à toa, o AutoCAD conquistou profissionais da área por conta da possibilidade de criar plantas de maneira prática e intuitiva e, ainda – algo que realmente ajuda bastante a encantar clientes – a possibilidade de compartilhar os trabalhos em tempo real com eles.
AutoCAD é apenas uma de muitas possibilidades para auxiliar o trabalho de arquitetos e designers de interiores, veja também: Tecnologia BIM: faça mais projetos, em menos tempo e com mais qualidade usando o Revit
Você pode incrementar ainda mais com esses 26 apps para arquitetos que vão facilitar sua vida.
Quais são as funcionalidades do AutoCAD?
Considerado um dos programas mais completos do meio, o AutoCAD costuma lançar novidades todo ano, aperfeiçoando ainda mais o seu desempenho como um todo. Além disso, as novas atualizações do AutoCAD também são responsáveis por consertar possíveis problemas internos, isto é, reparar eventuais bugs.
Entre suas principais funcionalidades estão:
- A possibilidade de efetuar cálculos estruturais de projetos de arquitetura em geral
- Documentação dos projetos em 2D de forma bastante abrangente
- Personalização das configurações para o seu estilo de trabalho
- Modelagem 3D e visualizações de diversos ângulos
- Acesso remoto ao software, de qualquer lugar
Tudo isso permite a leitura e a interpretação de desenhos, plantas e modelos, facilitando ainda mais a vida do profissional no que diz respeito à produção e execução de qualquer trabalho.
Confira este infográfico com os atalhos mais úteis para o AutoCAD:
Qual a Importância do AutoCAD para o arquiteto?
O AutoCAD tem um papel muito importante e indispensável na carreira de um arquiteto, já que permite criar projetos detalhados com exatidão, criatividade e excelência únicas.
Por meio de projeções e pesquisas, o AutoCAD também pode ser um forte aliado na redução de custos – já que indica quais e quantos produtos devem ser utilizados -, e, também, para encontrar a melhor forma de dar início à criação de edificações.
Com o AutoCAD, o tempo para elaborar um projeto do início ao fim diminuiu drasticamente, e o arquiteto passou a contar com a facilidade de criar diferentes tipos de projetos em pouco tempo, aumentando sua cartela de clientes e possibilitando a criação de projetos diferenciados.
Agora que você sabe o que é AutoCAD, lembre-se que utilizar aplicativos para auxiliar na criação de projetos, deixar seu portfólio mais completo e fazer apresentações para clientes são muito importantes.