Nicho de porcelanato é um elemento muito pedido por clientes, principalmente em projetos de banheiro pequeno.
Trata-se de uma solução excelente que valoriza o espaço, ajuda na organização do ambiente e facilita o dia a dia. Mas qual é o tipo de porcelanato mais indicado para nichos?
No post de hoje, vamos responder essa dúvida e mostrar o passo a passo completo de como fazer nicho de porcelanato. Acompanhe!
Nicho de porcelanato: solução elegante que traz praticidade e organização
O nicho de porcelanato costuma ser usado principalmente em banheiros. Trata-se de um recurso para evitar o uso de suportes de shampoo, cremes, sabonetes, entre outros produtos.
Diante desse contexto o nicho para porcelanato é uma solução prática para banheiros pequenos, pois otimiza o uso do espaço.
Além disso, o nicho de porcelanato para banheiro valoriza o ambiente, reduz custos (já que o cliente não precisa se preocupar em trocar de suporte futuramente) e deixa o espaço mais organizado.
O nicho de porcelanato também pode ser usado em projetos de cozinha junto com a marcenaria.
Veja também: Rodabanca – Veja os Materiais Usados +23 Exemplos Que Vão Impressionar
Quais são os tipos de nicho de porcelanato?
Internos: são instalados em um vão aberto especificamente para sua colocação. Esse tipo de nicho de porcelanato pode ficar em qualquer ambiente, mas geralmente é instalado no banheiro. É ideal para armazenar shampoos, cosmésticos e outros objetos no box.
Externos: são colocados na parede sem a necessidade de abertura de vão. Também podem ser usados em qualquer lugar da casa, mas como ocupam mais espaço são indicados para ambientes maiores.
Veja também: Como escolher porcelanato para cozinha? Veja o passo a passo completo!
Qual tipo de porcelanato é ideal para o nicho?
O porcelanato ideal para nicho vai depender do acabamento desejado para o projeto.
Se a ideia é dar um aspecto fosco, como de cimento queimado, escolha o porcelanato acetinado. Já para projetos que buscam uma superfície com brilho, os porcelanatos polidos e esmaltados são os melhores.
Quando falamos de nicho de porcelanato para banheiro, os porcelanatos marmorizados e amadeirados são os queridinhos dos clientes.
Veja também: Concreto Aparente – O Que É, Vantagens e Dicas de Como Usá-lo no Projeto
Como fazer nicho de porcelanato de banheiro? Veja o passo a passo completo
- Defina em qual parede o nicho de porcelanato será instalado
- Dimensione o tamanho do nicho de porcelanato
- Corte o vão do nicho
- Realize o acabamento
1- Defina em qual parede o nicho de porcelanato será instalado
O primeiro passo para fazer nicho de porcelanato de banheiro é definir em qual parede do box ele será aberto.
Nesse momento, é essencial verificar se na parede em questão há tubulações elétricas, hidráulicas e de gás do banheiro.
Se a abertura do nicho de porcelanato for feita em um tubo hidráulico, por exemplo, há o risco de romper a tubulação e causar vazamentos.
Também é muito importante confirmar se a parede não é de alvenaria estrutural para não correr o risco de afetar a estrutura da edificação.
Após escolher a parede, verifique em qual altura será feito o corte. Leve em conta a altura das pessoas que moram na casa para definir o posicionamento do nicho de porcelanato. De modo geral, 1,10 m é uma altura confortável.
Veja também: Drywall para banheiro causa umidade? Tire todas as suas dúvidas!
2- Defina o tamanho do nicho de porcelanato
Não existe uma regra que define o tamanho do nicho de porcelanato, tudo vai depender da necessidade do cliente.
O recomendado para especialistas é que se use o tamanho da peça de porcelanato como base para a escolha da medida.
Dessa forma, evita-se cortes desnecessários e também facilita a colocação do acabamento.
Quer ter uma ideia de altura, largura e profundidade para seu projeto? Veja as medidas de nicho de porcelanato recomendadas por profissionais.
Altura: A altura do nicho de porcelanato deve levar em conta o tamanho dos produtos que o cliente costuma utilizar. De modo geral, 30 cm é o suficiente.
Largura: Depende do tamanho da parede em que o nicho de porcelanato será colocado e de quantas pessoas irão usá-lo. Mas uma abertura de 80 cm de largura costuma ser o suficiente para incluir vários produtos.
Profundidade: Não pode ser muito rasa, pois senão o produtos vão ficar caindo. Também não pode ser muito profunda, já que a parede não costuma ser tão grossa. Sendo assim, uma profundidade de 10 cm para o nicho de porcelanato está suficiente para que os produtos sejam apoiados sem cair.
3- Corte o vão do nicho
Após achar o meio da parede e fazer o traçado do nicho de porcelanato, é hora de cortar o vão.
Para realizar o corte utiliza-se uma serra mármore. Uma dica de obra é ir molhando a serra enquanto ela corta a parede para evitar o acúmulo de pó.
4- Realize o acabamento
O acabamento do nicho de porcelanato pode ser feito de duas formas: revestindo o vão com o porcelanato ou incluindo um nicho de sobrepor feito com o material.
Vários arquitetos dão prioridade ao nicho de porcelanato de sobrepor, pois a borda da peça disfarça imperfeições e deixa o acabamento melhor.
Confira em nosso canal no YouTube mais dicas para criar um nicho de porcelanato
Inspire-se com mais 13 exemplos impecáveis de nicho de porcelanato para banheiro
Gostou de conferir esses exemplos incríveis de nicho de porcelanato? Compartilhe com seus amigos essas inspirações!