Museu Catavento: História, Arquitetura + Curiosidades Incríveis

O Museu Catavento, localizado em São Paulo (SP), é um museu de ciência e cultura que conta com 250 instalações que falam de meio ambiente, universo, física, entre outras áreas de conhecimento.

Ele funciona no Palácio das Indústrias, um dos prédios históricos mais importantes de São Paulo. Quer conhecer mais sobre esse edifício tão exuberante? No post de hoje, vamos falar sobre a história e arquitetura do Museu Catavento.

Boa leitura!

Veja também: Centro Histórico de São Paulo – Confira os 15 lugares mais icônicos!

Quem criou o Museu Catavento?

O projeto do Palácio das Indústrias, que abriga o Museu Catavento, foi criado por Domiziano Rossi em parceria com outros dois arquitetos, Francisco Ramos de Azevedo e Ricardo Severo.

O prédio foi construído com o objetivo de abrigar exposições relacionadas à indústria paulista. Inaugurado oficialmente no dia 29 de abril de 1924, ele fez parte do plano de renascimento da capital paulista e de revitalização da região conhecida como Várzea do Carmo.

Palácio das Indústrias em 1922 – Coleção Ramos de Azevedo – FAU/USP (Reprodução Fotográfica: Cristiano Mascaro)

Um fato curioso é que o Palácio das Indústrias teve várias funções antes de abrigar o Museu Catavento, entre elas delegacia de polícia.

Entre 1947 e 1968, ele foi sede da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nos anos 70, o prédio do Museu Catavento também abrigou a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Já em 1992, a sede da Prefeitura foi transferida para lá após restauro realizado pela arquiteta Lina Bo Bardi. O governo municipal ocupou o prédio até 2004, quando houve uma nova transferência para o Edifício Patriarca, no Viaduto do Chá.

Depois de tantas mudanças, o Museu Catavento foi inaugurado no prédio em 2009.

Museu Catavento – fachada (foto: museucatavento.org.br)

Museu Catavento: área externa (foto: http://www.nelsonkon.com.br)

Museu Catavento: rampa e escada (foto: http://www.nelsonkon.com.br)

Agora que você já conhece a história do Museu Catavento, veja curiosidades sobre a sua arquitetura.

Museu Catavento: Conheça a arquitetura marcante do Palácio das Indústrias

O prédio do Museu Catavento é de estilo eclético e chama a atenção de todos que passam pela região do Parque Dom Pedro.

A área total, incluindo varandas cobertas, é de cerca de 12 mil metros quadrados. O relógio, no topo central da fachada principal, é um símbolo do progresso e reflexo da Revolução Industrial, similar a estrutura da Estação da Luz.

Museu Catavento: detalhes da arquitetura (foto: Pinterest – Perfil Renato Barbosa)

Seu principal acabamento é o tijolo aparente e seus inúmeros elementos decorativos tornam a obra marcante na paisagem. Algumas esculturas são ligadas a setores da indústria paulistana na época da construção do prédio: comércio, pecuária e agricultura.

Uma curiosidade sobre a sua fachada é que os cães de pedra refletiam a preocupação europeia em mostrar que os locais eram vigiados (fonte: Folha de S. Paulo).

Museu Catavento: esculturas de cachorro (foto: Márcia Picorallo – mulhercasadaviaja.com)

Também vale destacar que a arquitetura do Museu Catavento tem inspiração no palacete Castello Mackenzie, localizado na cidade de Genova, na Itália.

Castello Mackenzie (foto: genovagolosa.it)

O que tem no Museu Catavento?

O Museu Catavento é dividido em 4 sessões: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma delas traz várias instalações interativas e curiosidades para os visitantes, que saem do museu com novos conhecimentos sobre ciência.

Veja um resumo sobre cada uma delas:

Universo: essa parte do Museu Catavento traz obras que expõem assuntos de sistema solar, geologia, viagens espaciais, entre outros elementos que ajudam a entender como funciona nosso universo.

Museu Catavento: sessão Universo (foto: Melhores Destinos)

Vida: aqui o foco é o bioma brasileiro. Os visitantes conhecem as aves brasileiras, a vida marinha, diversas espécies de borboletas e insetos, entre outras curiosidades.

Museu Catavento: sessão Vida (foto: Museu Catavento)

Engenho: nessa sessão o visitante pode encontrar diversos experimentos de forma interativa que demonstram as ações da física, do som, dos fluidos, do calor, da imagem e eletromagnetismo.

Museu Catavento: sessão Engenho (foto: site do Museu Catavento)

Sociedade: essa sessão do Museu Catavento mostra temas de inter-relacionamento entre os humanos. As instalações abordam assuntos como história do Brasil, igualdade racial, preservação do meio ambiente, entre outras reflexões sobre a nossa sociedade.

Museu Catavento: sessão Sociedade (foto: site do Museu Catavento)

A área externa do Museu Catavento ainda traz um borboletário e outros elementos que fazem parte do acervo da instituição, como uma locomativa a vapor fabricada na Alemanha em 1926.

Museu Catavento: locomotiva (foto: Melhores Destinos)

Onde fica o Museu Catavento?

Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II, Centro, São Paulo – SP

Horários
*Terça-feira a domingo das 09h às 17h (Bilheteria fecha às 16h).

Gostou de conhecer mais sobre o Museu Catavento de São Paulo? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais 🙂