Minicasas são residências de, no máximo, 40 m² que são procuradas por pessoas que buscam um estilo de vida minimalista. Elas podem ser construídas como os modelos tradicionais, com fundação, ou sobre rodas.
Trata-se de um tipo de casa que desperta polêmica, afinal é confortável viver em um espaço tão reduzido? Muitas pessoas não se incomodam com essa realidade e, com as soluções certas, é possível criar uma moradia funcional.
Quer descobrir como criar projetos de minicasas com perfeição? No post de hoje, vamos mostrar vários exemplos de minicasas por dentro e dicas práticas que vão otimizar seu trabalho. Acompanhe!
O que são Minicasas?
Minicasas são residências de, no máximo, 40 m² que são procuradas por pessoas que buscam um estilo de vida minimalista. Elas podem ser construídas como os modelos tradicionais, com fundação, ou sobre rodas.
Trata-se de um tipo de casa que propõe reflexões sobre o jeito de morar e também incentiva um estilo de vida mais sustentável.
É comum vermos modelos de minicasas indicadas para um público de classe média e alta que busca um novo estilo de vida, mas elas também podem ser usadas para Habitação Social.
Existem ONGS que atuam na criação de minicasas para pessoas de baixa renda ou até mesmo para abrigar aqueles que estão em situação de rua.
Podemos citar como exemplo a Hope of The Valley (Esperança do Vale, em tradução livre), uma vila de minicasas construída por uma ONG nos EUA. Seu objetivo é servir de lar provisório para pessoas em situação de rua e oferecer serviços que ajudem essa população a sair dessa condição.
No caso das minicasas sobre rodas, vale lembrar que elas precisam seguir as normas do Inmetro e do Conselho Nacional de Trânsito para trailers, além de regras municipais sobre estacionamento de trailers em espaços públicos.
Quais são os sistemas construtivos e materiais usados em Minicasas?
A arquitetura sustentável é uma das grandes vantagens das minicasas, já que é possível usar materiais mais leves. Além disso, muitos deles são reutilizáveis, como a madeira.
Outras soluções como placas solares, privada seca e ducha externa também tornam as minicasas mais sustentáveis. Elas ajudam a economizar água, energia e trazem liberdade para o cliente que quer transportar a estrutura. Usar janelas de vidro grandes é outra dica para priorizar a iluminação natural nos ambientes.
Minicasas costumam ter um sistema construtivo pré-moldado e, muitas vezes, construído sobre uma base de trailler. A estrutura pode ser feita de Steel Frame ou Wood Frame.
Já o isolamento térmico e acústico é feito com drywall ou placas de OSB, em conjunto com lã de pet e mantas térmicas.
O revestimento térmico de minicasas é executado com chapas ou tábuas de compensado, madeira ou outro material da preferência do cliente.
Minicasas por dentro: camas suspensas e móveis multifuncionais fazem sucesso
As minicasas, apesar das dimensões pequenas, podem oferecer conforto para os moradores. Basta escolher os móveis certos e fazer a disposição dos ambientes com técnica e conhecimento.
Existem algumas soluções práticas que costumam ser usadas nesse tipo de projeto. As camas suspensas, por exemplo, fazem um melhor aproveitamento do espaço. Além disso, o visual fica super interessante e contribui para a estética do ambiente.
No exemplo abaixo, foi incluída uma rede para garantir mais proteção aos moradores.
Os móveis multifuncionais são indispensáveis em projetos de minicasas. Trata-se de mobiliários que oferecem mais de uma função em uma única peça. Mesas flexíveis, camas embutidas e bancadas extensíveis são alguns exemplos.
Eles ajudam a manter a mini casa organizada, otimizam o uso do espaço e trazem inúmeras possibilidades de decoração. No exemplo abaixo, a mini casa conta com uma mesa retrátil para as refeições dos moradores.
Veja também: Tiny House – Aprenda Como Projetar e Inspire-se com 41 Exemplos Lindos
Como criar projetos de minicasas?
Modelos de minicasas já são comuns nos EUA e na Europa há algum tempo, mas no Brasil ainda é incomum que os clientes peçam esse tipo de obra. Se você quer se preparar para criar projetos de minicasas, é interessante buscar sistemas construtivos modulares (como Wood Frame e Steel Frame).
Outra alternativa é criar minicasas com containers, que também são muito comuns nos EUA e Europa. Para adquirir um, é necessário entrar em contato com a empresa dona daquele container ou utilizar empresas que os revendem.
Vale lembrar que minicasas de container precisam de um cuidado especial para garantir conforto térmico, afinal o Brasil é um país com temperaturas altas se comparamos com a Europa e os EUA.
Outra alternativa são as minicasas pré-fabricadas. Já existem no Brasil algumas empresas que oferecem essa opção tanto para uso residencial quanto comercial (como hotéis e pousadas). Com um orçamento a partir de R$ 6.000,00 já é possível construir uma mini casa dessa forma.
Em relação ao tempo de execução da obra, existem modelos de minicasas que são construídas em até 10 dias. O prazo de finalização vai depender dos materiais usados, do sistema construtivo, tamanho da casa, entre outros pontos.
Veja +10 minicasas que vão encantar
Qual dessas minicasas você mais gostou? Compartilhe com a gente nos comentários!