Serra da Saudade é a menor cidade do Brasil. A região, que está localizada no estado de Minas Gerais, possui menos de 800 habitantes e grande parte de sua história de povoamento abraça os períodos que envolvem a construção da Estrada de Ferro Belo Horizonte – Paracatu e da construção de Brasília.
Quer conhecer mais de perto as histórias, lendas e como foi o processo de urbanização da menor cidade do Brasil? Então, atente-se aos próximos tópicos e conheça de perto as características de Serra da Saudade, consideradas a menor cidade do Brasil.
Histórias e lendas da cidade: Serra da Saudade – MG
Localizado no estado de Minas Gerais, Serra da Saudade é a cidade com menor população do Brasil e carrega muitas histórias e lendas.
Há muitos anos atrás, quando os trilhos da Estrada de Ferro Belo Horizonte – Paracatu se aproximavam do sopé da serra mineira, era possível avistar na região além de pequenas propriedades, duas grandes fazendas: a fazenda do Rancho e a da Serra da Saudade. A fazenda do Rancho, de propriedade de Pedro Félix, abrigava os viajantes e tropeiros. Já a Fazenda Serra da Saudade, de propriedade de Miguel de Furtado Mendonça, recebeu esse nome em homenagem à grande serra que circula a menor cidade do Brasil.
O progresso desse espaço urbano se deu principalmente durante a construção da Estrada de Ferro Belo Horizonte – Paracatu e durante a construção de Brasília, já que o trajeto mais próximo para chegar lá na época, era passando pela pequena região mineira. Com o passar do tempo, inúmeros moradores foram se agrupando ao redor das duas fazendas formando assim lugarejo.
Em 1882, a fazenda de Serra da Saudade, com cerca de 1.925 hectares, foi dividida entre os vários herdeiros. José Lopes Rodrigues Júnior, herdou a maior parte das terras e vendeu para dois sócios José Calixto Assunção e Joaquim Elias Pereira. Mais tarde José Calixto Assunção adquiriu a parte de seu sócio e quando faleceu todos os seus bens ficaram para sua filha, dona Maria Praxedes Assunção.
Em 28 de Dezembro de 1922, deu início a construção do trecho trecho da Estrada de Ferro que ligaria Dores do Indaiá a Serra da Saudade. Após 3 anos, mais precisamente em 22 de julho de 1925, a estação foi inaugurada e ao seu redor, surgiram as primeiras casas dos funcionários da Estrada, além de posseiros que também realizavam construções na menor cidade do Brasil.
Durante a construção da Estrada de Ferro, José Zacarias Machado doou dois alqueires de suas terras para a construção da estação, contudo, em troca, a estação deveria receber o nome de Estação Melo Viana.
Veja também: Patrimônio Histórico: O Que É, +14 Construções Históricas do Brasil
Em 1925 dona Maria Praxedes Assunção também doou um alqueire de suas terras para a construção da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Além disso, com a venda de outros lotes que pertenciam a sua fazenda, foram construídas outras casas e posteriormente foram surgindo indústrias como a fábrica de fubá e máquinas de beneficiamento de arroz, assim como, ruas ao redor da praça principal.
A construção da rodovia Belo Horizonte – Uberaba que inclusive contou com a presença de Getúlio Vargas, teve suas obras paralisadas durante a Segunda Guerra Mundial e o racionamento do petróleo. Assim a Estrada de Ferro ainda se manteve como uma ótima rota para tropeiros que precisavam transportar suas cargas para o Alto Parnaíba.
Em 1963 foi fundada a prefeitura municipal. Em 30 de Agosto do mesmo ano, foi implantado o município de Serra da Saudade e José Ribeiro da Silva tomou posse como primeiro prefeito da menor cidade do Brasil.
Em 1969, a Estrada de Ferro foi classificada como antieconômica, e teve seus trilhos arrancados. Na época, a estrada de ferro proporcionava uma grande mobilidade urbana, já que sua estrutura além de auxiliar no transporte de materiais para construção de Brasília, também foi responsável por transportar café, madeira, gado e diamantes.
Por fim, vale ainda comentar que dentre as principais atividades econômicas da menor cidade do Brasil está a agropecuária. Com destaques também para a lavoura de arroz, feijão, mandioca, milho e banana.
Veja também: O Que é Paisagem Urbana? Entenda o Conceito + Exemplos
Afinal, qual a menor cidade do Brasil?
Serra da Saudade é considerada a menor cidade do Brasil.
Quantos habitantes tem a menor cidade do Brasil?
Serra da Saudade (MG) é a menor cidade do Brasil em população e conta com 781 habitantes (censo 2017).
Quem nasce em Serra da Saudade?
Quem nasce em Serra da Saudade (MG) deve ser chamado de Serrano-Saudalense.
Conheça a lenda da cidade Serra da Saudade
Segundo a lenda da menor cidade do Brasil, por volta do século 18, vivia no lugarejo uma tribo de índios que por motivos desconhecidos foi totalmente destruída, restando no local apenas uma índia, ao qual sofria de total abandono e solidão. O tempo se passou até que parentes da índia que viviam na Bahia, lhe escreveram uma carta.
No entanto, como as cartas, naquela época, eram transportadas por trens de ferro, charretes, carros de boi e poucos automóveis, elas além de demorarem muito tempo até chegarem ao destino, eram muitas vezes danificadas. Dessa forma, quando a carta chegou finalmente ao seu destino, a índia já tinha falecido de saudades de seus entes queridos. Os moradores da região abriram a correspondência e a única palavra que se podia ler era SAUDADE, daí o nome da menor cidade do Brasil ser chamada de Serra da Saudade.
Quais são as 5 menores cidades do Brasil?
Afinal, quais são as menores cidades do Brasil? Avaliando o ranking das 5 menores cidades do Brasil, podemos destacar:
- 1° Serra da Saudade – MG (781 habitantes);
- 2° Borá – SP (837 habitantes);
- 3° Araguainha – MT (946 habitantes);
- 4° Engenho Velho – RS (982 habitantes);
- 5° União da Serra – RS (1.118 habitantes).
Agora que você já conhece as características da menor cidade do Brasil, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Quais são as 20 maiores cidades do mundo? Descubra se o Brasil está na lista!“
Não há comentários em "Serra da Saudade: Conheça a Menor Cidade do Brasil +Fotos"