Materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza e podem ser de origem mineral, vegetal ou animal como por exemplo a madeira, bambu, argila, pedras e palha.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar o conceito de materiais naturais, bem como, os 5 materiais naturais mais usados pelos profissionais de arquitetura e design de interiores. Confira e crie verdadeiras obras de arte a partir desses elementos!
O que são materiais naturais?
Materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza e podem ser de origem mineral, vegetal ou animal como por exemplo a madeira, bambu, argila, pedras e palha.
Tal como o nome indica, materiais de origem natural tem sua origem na natureza. No entanto, essa classificação pode ainda se dividir de duas formas, sendo elas:
- Materiais naturais não manufaturados: são materiais usados pelo homem tal como a natureza oferece. Exemplo: petróleo bruto, madeira, pepita de ouro;
- Materiais naturais manufaturados: são materiais que são transformados pelo homem para posterior uso. Exemplo: móveis multifuncionais de madeira, tecido de lã, anel de ouro.
Materiais naturais X materiais sintéticos
Enquanto os materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza, os materiais sintéticos são aqueles totalmente produzidos pelo homem de forma artificial por meio de processos químicos e físicos. A exemplo dos fios de nylon, recipientes de plástico e garrafas de vidro. Vale ainda mencionar que os materiais sintéticos podem ser fabricados a partir de materiais naturais ou a partir de materiais que já foram modificados pelo homem.
Veja também: 9 Materiais Biodegradáveis Que Você Precisa Conhecer e Usar
Conheça 5 exemplos de materiais naturais muito usados na arquitetura
Trazer a natureza para dentro de casa por meio da arquitetura e decoração é uma forma de criar ambientes de frescor e aconchego. Não à toa que os materiais naturais como palha, argila, madeira, pedra e bambu tem a capacidade de renovar o décor criando pequenos oásis de prazer e bem-estar.
Afinal, com cores, texturas e características únicas, esses materiais naturais podem se dispersar de diferentes maneiras no projeto, indo do revestimento do piso a diferentes tipos de forro. Confira abaixo alguns dos materiais naturais mais usados na arquitetura e decoração.
Materiais naturais: Madeira
A madeira certamente é um dos materiais naturais mais utilizados nos projetos de arquitetura e decoração. O uso da madeira de reflorestamento, por exemplo, é uma prática que tem crescido no país. Neste caso a madeira é extraída de espécies escolhidas especificamente para reflorestar determinada região, ou seja, seu processo de extração e comercialização estão de acordo com as normas vigentes para preservação do meio ambiente.
Outro exemplo é a madeira de demolição. Para quem não sabe a madeira de demolição se trata de algumas madeiras nobres de lei que não são mais encontradas com facilidade, estando apenas presente muitas vezes em construções antigas. Logo, o que se faz é o reaproveitamento delas de obras demolidas.
Veja também: Assoalho de Madeira: Confira Dicas Essenciais + 15 Ambientes Chiquérrimos
Materiais naturais: Bambu
O bambu é um material de origem natural muito presente em projetos de arquitetura sustentável. Sua estrutura além de consumir altas taxas de carbono, também apresenta alta resistência. Na construção, o bambu pode estar presente na estrutura, vedação ou cobertura do imóvel, bem como, estar disperso na decoração em forma de móveis, esteiras e tecidos (tecidos de fibra de bambu).
Contudo, o bambu por fazer parte da gama de materiais naturais se não for tratado adequadamente pode ser prejudicado por fungos e brocas, o que causa danos estruturais.
Veja também: Casa de Bambu: tudo que você precisa saber para criar o projeto dos sonhos
Materiais naturais: Palha
Desde os primórdios, o homem já utilizava a palha como material construtivo. No entanto, com o passar do tempo esses elementos passaram a ser substituídos por outras tecnologias. Assim, a palha passou a fazer parte principalmente em projetos de interiores compondo portas de armários, racks, buffet e encostos de cadeiras.
Materiais naturais: Pedras
As pedras são materiais naturais muito utilizados na arquitetura, principalmente nas áreas externas do imóvel. O granito e o mármore são dois exemplos de pedras naturais muito utilizadas em cozinhas e banheiros. Contudo, existem outras pedras naturais que também apresentam alto valor decorativo e podem compor fachadas e projetos paisagísticos como a pedra miracema, pedra canjiquinha, pedra ferro, pedra São Tomé entre outras.
Veja também: Pedra Para Calçada: Confira Qual é a Melhor Escolha Para Seu Projeto
Materiais naturais: Argila
As argilas são materiais naturais muito usadas na arquitetura e construção civil. As casas de argila por sua vez podem ser construídas de diferentes maneiras, incluindo até mesmo a junção de outros materiais naturais como pedras, por exemplo. Em se tratando de casas de argila é possível destacar um projeto recente desenvolvido na Itália a partir de uma impressora 3D, onde a casa impressa é composta essencialmente por argila, material biodegradável e reciclável.
Agora que você já sabe o que são materiais naturais e quais são os elementos mais usados na arquitetura, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Granito Preto São Gabriel: Veja 14 Inspirações Perfeitas Para Seu Projeto” e conheça de perto uma das pedras naturais mais amadas pelos clientes e profissionais.
Você pode encontrar opções de produtos com Palhinha Naturais e Sintéticas no Viva Decora Shop
Não há comentários em "O Que São Materiais Naturais? +5 Exemplos Muito Usados em Projetos"