Marmoglass é uma pedra sintética, de origem chinesa, produzida com pó de mármore e vidro sob condições de alta temperatura. Ela apresenta alta resistência a manchas e pode ser usada em bancadas, pisos, escadas, móveis, entre outras aplicações. Seu nome vem da junção dos termos em inglês “marmo” (mármore) e “glass” (vidro).
Trata-se de um material prático que agrega valor estético ao ambiente. Além disso, o preço do marmoglass é bem interessante quando comparado a outras pedras sintéticas. Apesar das vantagens, existem alguns pontos negativos que precisam ser levados em conta antes de escolher o material para seu projeto. Quer descobrir quais são eles?
No post de hoje, vamos mostrar com mais detalhes o que é marmoglass, quais são as cores de marmoglass disponíveis no mercado e todas as suas características. Acompanhe!
Quer realizar a reforma dos sonhos com a ajuda dos melhores profissionais? Conheça o Contrate o Arquiteto
O que é marmoglass?
Marmoglass é uma pedra sintética, de origem chinesa, produzida com pó de mármore e vidro sob condições de alta temperatura. Ela apresenta alta resistência a manchas e pode ser usada em bancadas, pisos, escadas, móveis, entre outras aplicações. Seu nome vem da junção dos termos em inglês “marmo” (mármore) e “glass” (vidro).
Qual a diferença entre marmoglass e nanoglass?
O marmoglass e o nanoglass são materiais semelhantes feitos basicamente de resina e pó, mas existem características relacionadas à composição e acabamento que diferenciam os dois.
O marmoglass apresenta pó de mármore em sua composição e pequenas bolhas de ar que se formam durante a fabricação. Já o nanoglass utiliza em sua produção a nanotecnologia. Com isso foi possível retirar as bolhas de ar do material tornando-o mais uniforme e homogêneo.
Marmoglass: cores
Uma das vantagens mais interessantes do marmoglass é a sua variedade de cores. Como trata-se de uma pedra sintética, o material não fica restrito às cores encontradas na natureza.
É possível encontrar pedras de diferentes tonalidades como azul, verde, rosa, amarelo, laranja, entre outros. É o material indicado para clientes que querem uma decoração mais contemporânea e criativa.
Quando usar o marmoglass em um projeto?
O marmoglass pode ser usado em todo tipo de projeto, seja residencial ou comercial. Devido a variedade de cores, o material harmoniza com vários estilos de decoração como o clássico, minimalista, provençal, entre outros.
Como o marmoglass não absorve líquidos, trata-se de uma opção interessante para áreas molhadas em substituição ao mármore (que mancha com mais facilidade). Seu uso mais comum é na cozinha, especialmente nos balcões, bancadas e pias.
O material também é aplicado com frequência em projetos de banheiro, trazendo elegância e praticidade para o ambiente. No exemplo abaixo, temos uma bancada de marmoglass branco que harmonizou perfeitamente com os revestimentos hexagonais na paleta de cores azul
Não há problema em usá-lo tanto em áreas internas como externas, já que o revestimento tem alta durabilidade. No exemplo abaixo, a bancada de marmoglass branco trouxe um toque especial para a área gourmet
Vale destacar que o marmoglass também pode ser usado como revestimento de piso e escadas. Além de ser resistente, ele traz durabilidade e ainda agrega valor estético ao ambiente.
Outra possibilidade é usar o marmoglass para a criação de móveis, como mesa de jantar, por exemplo.
Sem dúvida, o marmoglass traz muitos benefícios para o projeto, não é mesmo? Para descobrir se o material é o mais indicado para seu projeto, preparamos um resumo com suas principais vantagens e desvantagens.
Quais são as vantagens e desvantagens do marmoglass?
Vantagens
É resistente
O marmoglass é fabricado com pó de vidro e mármore sob condições de alta temperatura. Sendo assim, é um material extremamente resistente que pode ser usado até mesmo em locais de alto tráfego, como aeroportos, hotéis e escritórios.
Apresenta variedade de cores
O marmoglass permite usar a criatividade nos projetos, já que apresenta uma variedade de cores quentes e frias. Os tons neutros também fazem bastante sucesso, especialmente o marmoglass branco.
Substitui pedras naturais
As pedras naturais trazem um efeito único para a decoração, mas nem sempre o custo é interessante para o cliente. Além disso, alguns tipos, como o mármore, mancham com facilidade. Diante desse contexto, o marmoglass é uma opção interessante em substituição a esses materiais, já que traz um efeito semelhante com um valor mais acessível.
Tem baixa porosidade
O marmoglass tem baixa absorção de líquido, por isso é ideal para áreas molhadas como bancadas de cozinha e banheiro. Além disso, devido a essa característica, dificilmente o cliente vai precisar se preocupar com manchas.
É fácil de limpar
Se tem uma coisa que todo mundo busca no dia a dia é facilidade na limpeza, não é mesmo? O marmoglass traz essa vantagem, já que sua superfície lisa facilita o processo de remoção da sujeira. Lembrando que o uso de produtos químicos fortes deve ser evitado.
Desvantagens
Não risca com facilidade (mas risca)
O marmoglass até apresenta certa resistência a riscos, mas é preciso tomar alguns cuidados. Devido ao polimento, as bancadas e pisos feitos com o material são mais propensos a riscar (assim como acontece com o porcelanato polido).
Por isso, o material não é indicado para uma bancada de uso diário, aquela que o cliente coloca panelas e utensílios. O ideal é aplicá-lo em espaços de uso esporádico, como uma mesa de refeição na área gourmet.
As bolhas de ar interferem no aspecto do revestimento
As bolhas de ar presentes na superfície do marmoglass fazem com que a aparência não seja completamente homogênea.
Quanto custa o marmoglass?
O preço do marmoglass fica na faixa de R$ 700 a R$ 1.000 por m². Trata-se de uma das opções mais econômicas quando falamos de pedras sintéticas.
Veja +12 ideias luxuosas com marmoglass
Gostou de aprender mais sobre o marmoglass? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!