Você sabia que uma boa divulgação tem a capacidade de captar novos clientes e, muito mais do que isso, de fidelizá-los genuinamente? Os projetos que passam por um processo eficaz de promoção podem se transformar em uma vitrine do seu trabalho!
Pensando nisso, vamos contar alguns segredos que vão ajudá-lo bastante na hora de promover projetos de arquitetura. Acompanhe!
1. Posicione-se nas redes sociais
As redes sociais estão com tudo! O crescimento significativo de usuários nessas plataformas fez com que elas se tornassem grandes ferramentas de marketing pessoal e/ou de uma empresa.
No caso dos profissionais de arquitetura, ter uma conta no Instagram, Facebook ou Pinterest é uma ótima maneira de captar novos clientes a partir da interação com o público e da divulgação do seu trabalho.
Aprenda a como usar o Pinterest para a divulgação do seu trabalho e alavancar sua carreira.
Na hora de pensar em migrar para as redes, fique de olho nas seguintes dicas:
Escolha qual rede social é a mais adequada ao seu perfil
É preciso definir uma prioridade. Principalmente se você ainda não tem página profissional em nenhuma rede social, é importante iniciar com apenas uma das opções.
Por mais que cada uma apresente finalidades um pouco diferentes (pense no Pinterest, Facebook e Instagram, por exemplo), é difícil se concentrar em fazer com que todas deem certo ao mesmo tempo. O resultado será o seguinte: uma ou duas páginas vão ficar esquecidas, sem a devida divulgação e atualização.
Páginas vazias ou com postagens muito antigas podem passar uma impressão negativa para alguém que ouviu falar do seu nome e está interessado em descobrir sobre os serviços que você oferece.
Imagine chegar cheio de expectativas e descobrir que a página está desatualizada, com apenas 3 curtidas e nenhuma foto de capa. É algo no mínimo estranho, certo?
Pensando nisso, escolha a rede social que mais tem a sua cara e invista tempo, criatividade e cuidado nela!
Uma dica importante é você ter um perfil no Pinterest. Eles já contam com mais de 300 milhões de usuários e um dos temas mais procurados no Brasil é justamente decoração.
Além disso, diferentemente do Instagram, eles permitem que você coloque links para seu site, levando assim tráfego de novas pessoas que poderão ter acesso a outros conteúdos seus e também ao seu portfólio de arquitetura.
Atualize com frequência
Seja a principal fonte de informação dos seus clientes. Produza conteúdo de qualidade, focado na necessidade e dor deles e esteja sempre atento a tendências. Além disso, manter suas redes sociais atualizadas e com um conteúdo de qualidade vai fazer toda a diferença.
Por exemplo, muitos consumidores têm dúvidas de como decorar a casa, quais as melhores cores para cada tipo de ambiente etc.
Essas e outras perguntas devem ser respondidas por você. Ao renovar sua página com conteúdos atuais e relevantes, seus clientes vão criar uma conexão quase automática com o seu perfil, acessando sua página do Facebook, Instagram ou Pinterest sempre que precisarem se inspirar ou quiserem informações a respeito de algo.
Misture essas publicações mais “genéricas” com imagens de projetos autorais que partam para o lado de divulgação.
Assim, após conquistar possíveis clientes com conteúdos valiosos, você vai expor o seu trabalho e fazer com que os seguidores sintam interesse em contratar os seus serviços.
2. Saiba as melhores práticas para fotografar diferentes ambientes
O ideal é postar principalmente fotografias reais. As imagens em projetos 3D devem ser usadas apenas em último caso.
Só se realmente você ainda não tiver nenhum projeto fotografado de maneira profissional.
Lembre-se de que temos que fazer o cliente sonhar e imaginar que aquele ambiente pode ser o dele. O 3D não dá essa magia.
Existem diversas técnicas na hora de fotografar os ambientes. O ideal é você recorrer a um profissional especialista nisso, pois faz uma diferença gigantesca uma foto de qualidade tirada por um profissional em relação a uma foto amadora.
Entretanto, caso ainda esteja no começo e não tenha esse investimento, você pode tentar sim tirar suas próprias fotos.
É melhor ter algo para mostrar ao cliente do que não ter nada. As principais técnicas que você deve focar envolvem principalmente enquadramento e o ângulo das imagens.
O ideal é você tirar fotos do ambiente completo para dar uma visão panorâmica para o consumidor final de como ficou aquele projeto.
Entretanto, também é necessário que você tire fotos de cada ambiente e detalhe em separado. Lembre-se de que em uma imagem total do ambiente o cliente vê apenas uma parte do projeto. Ao ver as fotos separadas, eles conseguirão sonhar, imaginar e entender o seu estilo de decoração.
A luz é primordial e pode arruinar sua fotografia caso não seja pensada corretamente. Priorize a iluminação natural sempre que possível, fotografando os ambientes durante o dia (de preferência no início da manhã ou final da tarde, quando a luz fica mais “suave”).
Quer mais dicas? Veja 7 dicas de fotografia de interiores para bombar nas redes sociais!
3. Firme parcerias com profissionais de áreas relacionadas
Engenheiros, designers e corretores de imóveis: esses três profissionais atuam em áreas relacionadas e são muito importantes na carreira de um arquiteto. Já pensou em firmar parceria com algum deles?
Essas colaborações trazem diversas vantagens! Veja as principais a seguir:
Agilidade em todo o processo
Quando um cliente está passando pelo momento de construir ou reformar, tenha em mente que sua prioridade é, muitas vezes, a agilidade. Quer algo mais chato do que esperar meses ou até anos para ver um sonho tomar forma?
Isso pode acontecer em função da grande quantidade de serviços distintos com os quais a pessoa precisa se preocupar.
Caso você estabeleça parceria com outros profissionais, terá a seu alcance todas as indicações necessárias para repassar. Tal atitude agrega muito valor, demonstra uma oferta completa e chama a atenção das pessoas que apreciam um serviço integrado e ágil.
Conquista de novos clientes
Da mesma forma que a sua cartela de clientes já está formada, os engenheiros, designers, decoradores e corretores de imóveis também têm seus próprios contatos.
Firmando parceria com esses profissionais, a troca de indicação será constante e você com certeza conquistará novos clientes.
As indicações sempre são valorizadas. Em qualquer ramo, as pessoas se sentem mais tranquilas em buscar um serviço já testado por conhecidos ou familiares do que em contratar alguém sem nenhuma referência. A segunda opção é arriscada e tem muitas chances de dar errado.
Confira nossas dicas de como conseguir indicações e clientes e consiga mais projetos do que nunca!
4. Aproveite depoimentos de clientes
A opinião favorável de um cliente é capaz de promover o seu trabalho de forma instantânea e natural. Isso acontece porque as pessoas prezam cada vez mais os depoimentos reais na hora de fechar negócio.
Os anúncios na TV, jornais, revistas ou na internet podem até trazer resultado, mas todos querem saber se o serviço é bom de verdade, valorizando o ponto de vista honesto de quem viveu todo o processo.
Você dizer que é bom em algo não tem tanto valor quanto alguém falando a mesma coisa de você.
Sendo assim, na hora de coletar depoimentos de clientes, possibilite que a resposta seja o mais espontânea possível. Evite perguntas genéricas como “o que você achou do projeto?” e seja específico. Por exemplo:
- Como foi sua experiência em relação aos prazos?
- O projeto superou suas expectativas?
- A obra ocorreu exatamente como você esperava?
Caso essas recomendações não sejam seguidas, o depoimento pode se tornar algo genérico e soar falso.
Após realizar a pesquisa, divulgue os resultados em seus canais de comunicação e trabalhe-os como se fossem realmente peças publicitárias e de marketing. Afinal, esse material servirá para alavancar as vendas e atrair clientes!
E se quiser aprender a como conquistar seus clientes e divulgar seu trabalho, você precisa conhecer o Ciclo do Encantamento, um material desenvolvido especialmente para arquitetos e designers que almejam o sucesso na carreira:
Esse post foi escrito pela Portobello, empresa líder em revestimentos, arquitetura e design na América Latina.
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