Aprenda em 5 passos como fazer um post perfeito no Facebook

É correto afirmar que, definitivamente, não existem duas publicações iguais no Facebook. Dos muitos elementos ou ingredientes que integram cada uma delas como design, redação convincente, horário da publicação, entre outros, existem várias variações.

Entenda: Não existem posts perfeitos no Facebook, mas existe, sim, um post perfeito para a sua marca.

E justamente para descobrir o que é preciso para criar uma publicação perfeita para a sua marca no Facebook que criamos esse post com todas as dicas necessárias que você deve seguir.

O que você vai aprender ao ler esse conteúdo:

  • Como escrever publicações que chamam atenção;
  • Que tipo de conteúdos mais engajam;
  • O papel do timing em um post perfeito do Facebook

Continue lendo para descobrir como você pode criar a publicação perfeita no Facebook para sua marca.

Mas antes, é preciso aprender a como criar uma página de sucesso no facebook

1. Atenção à escrita:

 

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post perfeito facebook: atenção a escrita

Copywriting é uma das habilidades mais úteis que qualquer pessoa que trabalha com redes sociais pode ter.

Escrever de maneira clara e concisa permite que seu público gaste mais tempo prestando atenção no que você quer realmente transmitir, em vez de decifrar o que você está tentando dizer.

Por isso, confira três pontos que você deve se atentar ao escrever publicações no Facebook:

Textos curtos

 

O tempo do seu público é importante e dificilmente em uma rede tão rápida e com tanta disposição de informação como o Facebook seu público vai parar para ler uma longa descrição antes de clicar.

Mantenha os títulos com menos de 20 palavras e as descrições com menos de 50 palavras, desta forma você ganhará os melhores cliques.

Emojis

 

Se usar emoji faz sentido para a linguagem da sua marca e do seu público, use o emoji na sua descrição. Você pode usar emoji para mostrar uma reação ao conteúdo em vez de explicar algo. Emoji ajuda a emitir emoção e tomar o lugar de muitas palavras.

Conteúdo valioso

 

Não adianta apenas fazer publicações de venda; pense sempre em que tipo de conteúdo você pode oferecer para melhorar a vida do seu público alvo. Usando seu blog, teste tipos de publicações úteis, como: “X dicas para fazer x coisas”, “como fazer X coisas sem sair de casa” e outras, veja qual o tipo de lista que engaja mais o seu público e a partir daí trabalhe em cima deste tipo de conteúdo.

É importante que você ofereça além do que já está disponível na internet para todos, se possível, demonstre sua experiência pessoal com as dicas e conteúdo que você está disponibilizando, seja diferente de tudo que seu público já viu e com certeza ele clicará no seu link.

Se ainda ficou na dúvida sobre como escrever textos curtos e chamativos no facebook, leia esse artigo complementar: Copywriting: O que é e como funciona

Aprenda também a criar textos que envolvam o leitor na história com a prática do Storytelling.

2. A identidade visual da sua empresa é seu cartão de visita.

 

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post perfeito facebook: tenha um bom design

Quando você junta uma ótima escrita com um design atraente, você está no caminho certo para criar a publicação perfeita do Facebook.

Adicione estas quatro dicas a sua estratégia de redes sociais usando o seu design:

  1. Faça publicações com diferentes formatos: ao invés de utilizar apenas imagens, use conteúdo em vídeo, links para o seu blog, GIFs e outros recursos que podem produzir publicação relevante e chamativa para o seu público.
  2. O Facebook automaticamente puxa uma imagem de visualização do conteúdo quando você compartilha um link, em vez de utilizá-lo, faça uma imagem personalizada tornando o link mais clicável.
  3. Seja estratégico com conteúdo de vídeo: faça testes de conteúdo, com vídeos mais longo e mais curto, com animações, vídeos mais institucionais, vídeos com pessoas, vídeos narrados e outros. Normalmente videos curtos e que trazem um conteúdo de valor engaja mais, isto pode dar certo para a sua marca, mas também pode não dá, por isso é importante fazer testes.
  4. Hoje, o Facebook conta com duas funcionalidades que podem ser usadas estrategicamente na sua marca, por ser novidade o Facebook dar prioridade no feed para vídeos ao vivo, então você pode utilizar esta ferramenta para atrair seu público também para outras publicações. Ou seja, ao invés de colocar o link para seu canal do Youtube, adicione o vídeo diretamente no seu Facebook.

Veja 22 ferramentas de design gratuitas que vão te ajudar a personalizar suas redes sociais e imagens.

3. Use o algoritmo do Facebook ao seu favor

 

Em 2016, o alcance orgânico no Facebook caiu mais de 52%. Se você entender a maneira como o algoritmo do Facebook funciona, ele pode te ajudar a aliviar alguns dos impactos que isso certamente teve em seu conteúdo.

De acordo com Adam Mosseri, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do Facebook, o algoritmo analisa cada publicação individualmente e prevê se um usuário estará interessado e a probabilidade dele compartilhar o conteúdo. Cada publicação recebe uma pontuação de relevância baseada em:

  1. Quem publicou (ou seja, se alguém curte e comenta nas publicações de outro usuário, o Facebook irá entender que você está interessado no conteúdo);
  2. Quantas interações têm (se uma publicação tiver muitos likes e comentários, o Facebook determina que é mais popular e de maior interesse);
  3. Quando a publicação foi criada originalmente (as postagens mais recentes recebem prioridade, a menos que outra variável mostre ser mais significativa).

Mosseri explica abaixo as melhores maneiras para ter mais engajamento trabalhando com o algoritmo do Facebook:

Experimente ser diferente:  Mosseri diz que este é o passo mais importante para dominar o Feed. “O que é melhor para o seu público pode não ser melhor para a audiência de outra empresa”, ele explica. “Experimente, cometa erros, tente conteúdos longos, curtos, imagens, vídeos, blog posts e outros formatos de conteúdo”.

Evite fazer clickbait: Mosseri, sem surpresa, sugere que as marcas evitem os famosos Clickbaits – publicações que o conteúdo não tem relação com o título sensacionalista. Em vez disso, ele aconselha que você deixe claro o conteúdo que o usuário verá quando clicar no link.

Vá além de publicações de venda: ninguém quer ser bombardeado com conteúdo de venda, então você corre o risco de perder totalmente o interesse do seu público ao fazer este tipo de estratégia.

4. Horário das publicações

 

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post perfeito facebook: horário de publicação

A publicação perfeita do Facebook para sua marca é mais do que apenas o conteúdo. Mesmo se você tiver o melhor conteúdo, se você estiver postando no momento em que seu público estiver offline, você não terá grandes resultados.

Para encontrar o melhor momento para publicar, teste várias vezes para ver que horas e com que frequência você consegue ter mais engajamento.

Também é importante conhecer o seu público e se eles estão em fusos horários diferentes. Lembre de não cair na falácia dos melhores horários para se postar na internet.

Existem vários estudos sobre várias redes sociais. Não use isso. Se concentre nos melhores horários para o seu mercado e para o seu público. Você pode obter essas informações no seu Facebook Insights.

As marcas também devem saber com que frequência publicar. Aqui na Hootsuite compartilhamos duas vezes por dia no Facebook, pois temos uma grande audiência em diferentes fusos horários.

Achamos que este foi o valor que melhor funcionou para o público. Antes costumávamos publicar oito vezes por dia e vimos um aumento significativo no envolvimento depois de reduzir nosso número de postagens diárias.

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5. 3 erros que devem ser evitados:

 

Para cada post perfeito no Facebook, há 10 que não conseguem o mesmo alcance e engajamento. E estas 10 publicações têm 3 coisas em comum:

  1. São totalmente promocionais, ou seja: abordam unicamente conteúdo de venda. É preciso vender no Facebook, mas antes disso você precisa pensar em como pode ajudar ou resolver problemas do seu público.
  2. São muito longas: pense sobre qual é a sua principal mensagem e fique com ela. Ninguém tem tempo para ler ou assistir conteúdo desnecessariamente longo.
  3. Não tem chamada para ação (CTA): a chamada para ação conduz seu público a concluir uma ação, então, se você não tem um CTA atraente está perdendo uma grande oportunidade para cliques e vendas. Mas, tudo deve ser utilizado com cautela, se você colocar muitos CTA em uma publicação há uma boa chance de seu público ficar desconfiado e não clicar.

É sempre bom lembrar que cada marca tem uma fórmula diferente para a publicação perfeita do Facebook, mas com as dicas acima, você pode descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu público.

Agora que você já sabe como criar um post perfeito, descubra como funciona o Facebook Ads e como ele pode impulsionar sua fanpage ao sucesso.

Tradução e Adaptação: Brenna Carvalho, CEO da Marketing em Português, profissional certificada e Embaixadora da Hootsuite.

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