Estamos vivendo em um ambiente muito específico e com grandes mudanças.
O crescimento da internet, a popularização dos smartphones e todos os outros avanços tecnológicos dos últimos anos mudaram a forma como nos relacionamos com as pessoas e com as empresas, mas algo que ainda persiste e funciona muito bem é o marketing boca a boca.
Uma das principais mudanças foi no comportamento de compra das pessoas. Se antes os consumidores não tinham muitas ferramentas para buscar informações para poder avaliar um produto ou serviço antes da compra, hoje esse acesso está literalmente na palma da mão.
Com poucos cliques é possível ver opiniões de consumidores que já tiveram experiência com o produto e ter informações confiáveis antes de decidir uma compra.
Para se ter ideia dessa mudança de comportamento, uma pesquisa realizada pela Nielsen, mostrou que 92% das pessoas confiam em recomendações de amigos e conhecidos sobre um produto ou serviço. É de longe, o canal com maior credibilidade na influência de compra.
Provavelmente, você arquiteto ou designer já conseguiu novos clientes por indicação de alguém. Esse é o chamado Marketing Boca a Boca.
Quer saber como potencializar o Marketing Boca a Boca e conquistar novos clientes? Acompanhe o artigo!
mas antes de começarmos, veja nossas dicas de como conseguir indicações de clientes e fechamento de projetos.
O que é Marketing Boca a Boca?
Hoje em dia, a internet e as facilidades de comunicação através das redes sociais e dos inúmeros aplicativos de mensagens fazem com que cada cliente possa ser um verdadeiro embaixador de uma empresa, sendo capaz de transmitir opiniões relevantes, completas e essenciais para que a empresa consiga se consolidar no mercado.
Nesse sentido, o marketing boca a boca pode ser entendido como um conjunto de técnicas e estratégias cujo principal objetivo é incentivar os consumidores a falarem uns com os outros sobre os produtos e serviços da marca.
Todo o processo deve fazer parte de um plano de marketing bem definido, que permita que formadores de opinião e indivíduos influentes na sociedade possam conhecer a cartela de produtos e serviços da marca, seus diferenciais e, eventualmente, divulguem tudo isso para o seu ciclo de pessoas influenciadas.
Alguns pontos são fundamentais para o funcionamento de uma boa estratégia de marketing boca a boca. Antes de tudo, é essencial que a interação dos clientes se dê de forma sincera e verdadeira.
Isso significa que é possível fazer um trabalho para encontrar quais são aquelas pessoas mais suscetíveis a partilhar sua opinião positiva. Os chamados defensores da marca.
Veja também: Pesquisa de Satisfação – 5 Modelos Para Dar um UP no Escritório
Como fazer Marketing Boca a Boca
Cuide da satisfação dos clientes
Essa é uma dica óbvia, mas que nem sempre é lembrada. Manter seus clientes satisfeitos é o primeiro passo para conseguir que eles falem bem e recomendem seus serviços.
Procure superar as expectativas, dê atenção, entregue os projetos no prazo e cultive um relacionamento próximo e pessoal. Surgiu algum problema? Procure resolver da maneira mais rápida e com menor incômodo possível ao cliente.
Além de fidelizar clientes, a satisfação é a base para qualquer estratégia de Marketing Boca a Boca.
Surpreenda positivamente seus clientes
As pessoas adoram contar coisas novas e inusitadas. Procure sempre entregar algo a mais do que seu cliente espera. Não precisa ser nada grandioso.
Que tal entregar um vaso de flores e uma carta escrita a mão agradecendo pela confiança ao finalizar um projeto? Surpreender seu cliente é algo que ajudará a potencializar o boca a boca a seu favor.
Conte uma boa história
Você ou seu escritório tem uma boa história? Conte-a para seus clientes.
Pode ser sobre a fundação, de como o escritório cresceu, de projetos importantes que participou, prêmios que ganhou, etc. As pessoas adoram ouvir e contar uma boa história.
É algo natural do ser humano o hábito de compartilhar boas histórias com seus amigos, familiares e colegas.
Veja como inspirar pessoas usando o Storytelling para envolve-las em sua história.
Crie conteúdo relevante
O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para gerar o boca a boca, principalmente nas redes sociais.
Ao criar conteúdo relevante e que ajude seu cliente, ele será propenso a compartilhar o seu conteúdo em suas redes, levando sua marca para todos os seus amigos.
Descubra como crescer com marketing de conteúdo e aumentar sua visibilidade na internet.
Estimule seus clientes
Muitas vezes os clientes gostariam de falar sobre seu trabalho, mas acabam não sabendo como fazer. Peça para seus clientes compartilhar seu conteúdo em redes sociais, postar fotos dos seus projetos, fazer check-in, etc.
Reconheça seus clientes
Provavelmente muitos de seus clientes já estão falando positivamente e recomendando seu trabalho. Todo mundo quer ser reconhecido pelo que faz e com seus clientes não é diferente.
Mostre que você sabe que ele está te recomendando e agradeça-o por isso. Pode ser um simples muito obrigado, uma carta escrita a mão ou até mesmo um mimo como uma caixa de chocolates ou um vinho.
Ao sentir que você é grato, seus clientes passarão a recomendar cada vez mais seu trabalho.
Peça para seus clientes avaliarem seu trabalho
Uma excelente maneira de influenciar na decisão de compra de outras pessoas, é possuir depoimentos de clientes satisfeitos.
Ao entregar um projeto de sucesso, peça que seu cliente dê um depoimento para postar em suas redes sociais.
Os primeiros dias após a entrega são os melhores isso, pois a felicidade do cliente está no ápice. Outros potenciais clientes verão esse conteúdo e terão mais confiança para contratar seus serviços.
Uma excelente ferramenta para isso, são os reviews das páginas do Facebook, como no exemplo abaixo da nossa página do Facebook.
Veja também como aumentar seu engajamento nesta poderosa rede social criando o post perfeito para Facebook.
Veja outras formas de conquistar clientes usando o marketing boca a boca nas redes sociais.
Agora não falta saber mais nada sobre o marketing boca a boca.
É hora de traçar um plano de ação e colocar as valiosas dicas desse artigo em prática.
Com pouco tempo você vai começar a perceber os impactos positivos de se trabalhar em parceria com os defensores da sua marca para a construção de uma imagem sólida e coerente da sua empresa — e, consequentemente, de um aumento significativo das vendas.
O mais importante é se lembrar de como a satisfação dos clientes é essencial para o sucesso de qualquer empresa.
Nesse sentido, procure formas de conhecer as expectativas de seu público, atendendo às suas necessidades e até mesmo surpreendendo nas entregas.
Esse processo é, definitivamente, o começo da construção de uma marca que terá espaço reservado na memória dos clientes, o que faz toda a diferença no momento de decisão de compra.
Assim, o marketing boca a boca entra para ajudar você a divulgar uma situação amplamente favorável, construída com trabalho e dedicação.
E então? O que achou? Mãos à obra e excelente trabalho para você!
Gostou das nossas dicas de marketing boca a boca? Então você vai adorar o Ciclo do Encantamento, material especialmente criado para arquitetos e designers que desejam aprender a encantar seus clientes e divulgar seu trabalho.
Esse post foi escrito por Felipe Thomé, CEO da Peepi, Startup pioneira em Marketing de Defensores e Employee Advocacy no Brasil
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