Se você está inseguro quanto a investir tempo produzindo conteúdo para o blog ou criar um site para arquiteto ou para sua empresa, leia nossas dicas e tranquilize-se.
No mundo atual, onde tudo acontece de forma muito rápida, não ter sua empresa bem rankeada nas pesquisas realizadas no Google é muito ruim para os negócios.
Para se ter uma ideia, em 1998, ano em que o Google foi lançado, os usuários faziam cerca de 500 mil pesquisas por dia. Em 2016 esse número aumentou para mais de 2,3 milhões de pesquisas por segundo. Isso dá uma média de 100 bilhões de pesquisas por mês!
Outro dado interessante é que, desde outubro de 2015, mais da metade das buscas do Google são feitas por dispositivos móveis. E de todos os usuários do navegador Google Chrome, 69% fazem suas buscas direto pelo navegador, sem acessar o endereço do site “google.com”.
Para termos uma noção da importância do Google para a internet, quando ficou fora do ar por 5 minutos, em 2013, o tráfego global da web caiu em 40%.
Se, mesmo após ler os dados acima, você ainda estiver com dúvidas sobre investir na produção de conteúdo para seu site ou blog, leia nossas dicas abaixo.
Mas antes de começarmos, descubra o que é SEO e como você pode conseguir mais acessos e clientes de maneira recorrente.
A importância do site para o negócio
Se um negócio não é facilmente localizado em buscas na internet, fica muito mais difícil atrair clientes para o negócio. Abaixo, vamos listar alguns motivos para criar um site para o seu negócio e vender mais.
Fortalecer sua Marca
No geral, quanto mais conhecida é a marca, mais confiança dos consumidores ela terá. A credibilidade é um dos fatores determinantes na hora de adquirir um produto ou serviço.
É necessário tempo e muito esforço para construir uma marca de valor, mas a internet pode ajudar a otimizar este processo.
Se o site da sua empresa for de fácil navegação, oferecer conteúdos que proporcionem aprendizado para quem está nele e for funcional, transmitirá a confiabilidade necessária para fortalecer a sua marca.
Veja também como o posicionamento de marca pode ajudar a conquistar autoridade na rede.
Comportamento do consumidor no mundo digital
Com a chegada da internet, o marketing mudou. Hoje em dia, 89% das pessoas realizam buscas na web antes de efetuar uma compra.
O processo de compra nos dias atuais inclui fazer pesquisas, ler depoimentos e avaliações de serviços e produtos para se ter certeza de que se está tomando a decisão correta.
Se você deseja ampliar o mercado, consolidar sua marca e otimizar suas receitas, sua empresa precisa ter uma boa presença digital. Ao mesmo tempo que a internet aumentou a concorrência, também auxiliou a aproximação da relação empresa-clientes.
Ter um bom site, além de estar 24 horas no ar, transmite a imagem de solidez, força e confiança.
Veja também: Marketing Digital Para Arquitetos e Designers de Interiores
Análises em tempo real
Ao se anunciar nas mídias tradicionais, como TV, rádio e jornal, é difícil mensurar o alcance real do seu investimento. Já nas mídias online, você tem acesso ao feedback dos clientes em tempo real e, ao perceber que algo não está tendo o resultado esperado, pode realizar as alterações de forma instantânea.
Existem diversas ferramentas que facilitam a mensurar o resultado do seu site, o Google Analytics é uma delas. Ele exibe informações de tráfego em tempo real, a região geográfica da qual estão vindo os acessos, o caminho que os usuários fizeram até chegar ao seu site, como e quanto tempo navegam por ele.
Assim fica mais fácil entender o comportamento dos seus visitantes, facilitando a elaboração de estratégias e tomadas de decisões. Além disso, você também pode aproveitar esses dados para melhorar o visual e a navegabilidade do seu site, o que auxiliará ainda mais na obtenção dos resultados almejados.
A importância de se ter um blog
Blog é um canal para marketing, relacionamento com os clientes e também para publicar conteúdos relacionados aos serviços ou produtos de uma empresa.
Em pesquisa realizada no ano de 2013 pelo Content Marketing Institute, em parceria com a Tracta, foi constatado que 60% das empresas brasileiras utilizam blogs.
Esse número aumenta para 77% quando falamos de Estados Unidos. O serviço foi considerado a quarta estratégia mais efetiva de marketing, atrás de eventos presenciais, estudos de caso e webinars.
Ainda não se convenceu de que manter um blog é importante para a sua empresa? Exploramos mais algumas razões abaixo.
Caso contrário, veja nossas dicas de como criar um blog de sucesso e atrair o seu público.
Você não leu errado. O Google é uma das razões para você manter um blog para o seu negócio. Mais especificamente, as buscas realizadas pelo site. Ele responde por aproximadamente 92% das buscas realizadas no Brasil. Em âmbito global, esse número baixa para em torno de 89%.
Publicar conteúdos com frequência, faz com que sua empresa possua mais páginas indexadas, o que ajuda no rankeamento orgânico (não pago) do seu site.
Para ajudá-lo a conseguir o melhor posicionamento no Google, listamos as melhores ferramentas de SEO que certamente facilitarão e muito a sua vida
Relacionamento com o cliente
Por ser interativo e dinâmico, há a possibilidade de construir uma conversa com o leitor.
Incentivar os comentários nas postagens é uma nova forma de se relacionar com os clientes em potencial.
É também através dos comentários que você coleta ideias para novas postagens e passa a conhecer um pouco mais sobre as pessoas que leem o conteúdo postado. Isso possibilita um direcionamento maior para as próximas publicações.
Enquanto um site possui um conteúdo fixo, o blog se apresenta como uma alternativa dinâmica. Atualizações constantes, com novos conteúdos faz com que os interessados o visitem com mais frequência.
Para direcionar seu conteúdo aos leitores certos, você precisa definir seu público alvo. Confira como descobri-lo em nosso post.
Auxilia a jornada de compra do cliente
Nas mídias tradicionais, ao parar de investir em propaganda, ela não será mais veiculada. Com o blog, mesmo que você pare de escrever nele, os conteúdos, links e a presença digital da sua marca permanecerão. Isso gera tráfego gratuito para seu site, o que auxilia no posicionamento, estratégia fundamental para atrair clientes.
Como vimos mais acima, blogs também estreitam o relacionamento com o cliente. Mesmo que a pessoa não esteja no final da sua jornada do cliente, ao apresentar um conteúdo relevante e atraí-lo para seu site, fará com que ele lembre da sua marca no momento de finalizar a compra.
Criar conteúdo para atrair novos clientes e gerar resultados através dessa estratégia é a premissa do Marketing de Conteúdo. Mas como isso funciona?
Atraindo mais clientes através do Marketing de Conteúdo
O sucesso desta estratégia passa pela sua capacidade de definir para quem vender os seus produtos e serviços. No marketing de conteúdo, as empresas devem pensar suas ações baseadas nas personas. A buyer persona nada mais é que a representação do seu cliente ideal. Ao definir suas personas, você define também os problemas que elas têm, pelo que se interessam e como sua empresa pode resolver essas dores. Resumindo, você entende o seu cliente em potencial e oferece a solução que ele precisa.
Como essa solução é oferecida? Com um conteúdo atrativo que, além de educar, apresenta informações relevantes, auxiliando a acabar com a necessidade previamente identificada. Ebooks são ótimos exemplos de material com conteúdo rico, desenvolvidos justamente para atrair os consumidores.
Para ter acesso ao material, que podem variar entre ebooks, webinars, vídeos, etc, os clientes em potencial deverão, em troca, cadastrar seu e-mail. Ao efetuar este cadastro, as pessoas mostram para a empresa que eles possuem interesse no material. A empresa começa a tratá-los então como leads.
Aprenda como criar Ímã Permanente e consiga mais contatos de potenciais clientes.
Leads são pessoas ou organizações interessadas nas soluções que os serviços ou produtos da sua empresa oferece. A partir do momento que sua organização adquire um lead, pode educá-lo durante toda a jornada de compra até que ele esteja pronto para finalizar a compra.
Um ótimo exemplo para a captação de leads é a metodologia desenvolvida pela Viva Decora: o Ciclo do Encantamento. O curso apresenta o passo a passo para arquitetos e designers de interiores captarem mais clientes e divulgarem seus trabalhos:
A Jornada de Compra: etapas que seu cliente percorre antes da decisão
A jornada de compra começa com a descoberta, passa pelo interesse e consideração, chegando a intenção, a avaliação, até que resulta no ato de comprar.
A descoberta é onde se atrai a atenção dos possíveis compradores.
Interesse e consideração são as etapas onde se adquire os leads e se apresenta uma sequência de conteúdos atrativos a eles. Aqui é onde atraímos o interesse dos leads, apresentando os benefícios e as soluções que os produtos ou serviços oferecem.
Intenção é onde começa a gerar o desejo. Esta é a etapa onde se demonstra como os produtos ou serviços resolvem os problemas dos leads.
Já a avaliação, é a etapa em que a empresa fala de si e apresenta suas principais qualidades e seus diferenciais. Isso reforça o desejo gerado na etapa anterior e prepara o terrenos para a última etapa: a compra.
Depois de educar o lead e guiá-lo durante toda a jornada de compra, é necessário ainda o último esforço: o comando que o levará a tomar a ação de comprar. Promoções, ofertas e descontos especiais são utilizados para fazer com que o lead se torne efetivamente um cliente.
Atualmente, sites e blogs são fundamentais para o sucesso da estratégia de marketing da sua empresa.
O tempo de ir atrás dos clientes está chegando ao fim. Na era digital são os clientes que encontram você. Inclusão digital gera fortalecimento da marca.
Análises em tempo real ajudam a adaptar suas ações e campanhas, mesmo enquanto elas ainda estão sendo feitas ou rodando.
Um bom posicionamento nas buscas do Google é o primeiro passo para criar um relacionamento com o cliente. A partir de então o desafio é guiar os clientes pela jornada de compra, captando sua atenção, gerando interesse, desejo e finalizando com o ato da compra.
O que achou desse artigo? Conseguiu entender a importância de se ter um site e blog? Fale com um dos nossos especialistas e deixe a gente te ajudar a se destacar no mundo digital! Esse post foi escrito por Alexandre, redator da Inédita, agência de marketing focada em resultados.
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