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Investir em Email Marketing é, sim, uma das melhores formas de garantir a construção de um relacionamento com os seus clientes.
Arquitetos e decoradores que escolhem usar essa estratégia podem esperar não só um aumento nos pedidos de orçamento, como também um bom reconhecimento profissional.
Se você está em busca de mais clientes, considere muito esse canal como forma de aquisição. Aliás, não considere como “só mais uma forma”, considere de fato como uma das principais maneiras de conquistar novos clientes.
Neste texto, mostraremos a força do Email Marketing e daremos 5 dicas para aproveitar ao máximo esse canal na arquitetura.
Antes de começarmos, conheça também outras ações de marketing digital para arquitetos e impulsione sua carreira.
O Email Marketing continua firme e forte
- email marketing para arquitetos: o email continua forte
Há quem acredite que o Email Marketing não é mais tão relevante quanto era no início da era digital, visto que o público agora passa bastante tempo em redes sociais ou plataformas que distribuem conteúdos de vídeo e texto, como YouTube e blogs. Mas isso não é verdade.
Em redes sociais, como o Facebook e Instagram, você está à mercê de algoritmos que mudam constantemente e que decidem qual é a parcela do seu público que receberá as postagens de sua página ou perfil.
O Email Marketing, por outro lado, garante que quase todas as pessoas de sua lista sejam alcançadas e ainda dá a opção de personalizar as mensagens enviadas de acordo com as características de cada indivíduo.
Esses dois elementos fazem do Email Marketing um dos melhores canais de comunicação direta com a sua audiência, permitindo que várias outras estratégias de Marketing Digital sejam aplicadas simultaneamente com a ajuda do canal.
Para ter bons resultados, no entanto, é preciso seguir certas estratégias.
5 dicas de email marketing para divulgar seu negócio
1 – Nunca compre listas de email
Você gosta de quando um operador de telemarketing liga para a sua casa oferecendo um produto do qual você nunca ouviu falar? Provavelmente não. Pior ainda é quando a ligação se torna algo recorrente.
Comprar uma lista de email de terceiros e enviar suas mensagens causa o mesmo efeito do exemplo acima, algo que pode acabar sujando o seu nome.
Outra razão para evitar essa prática é que ela é ilegal. Nenhuma empresa ou profissional pode vender dados de seus clientes sem autorização.
Infelizmente, muitas pessoas que estão começando agora a investir em Marketing Digital não fazem ideia disso e podem acabar caindo nessa roubada.
Mas, mesmo que a prática não fosse ilegal, ela ainda traria problemas graves, como a classificação dos seus emails como spam, visto que o público que estaria recebendo as mensagens não o conheceria e faria a filtragem dos seus emails.
O resultado disso seria uma perda gradativa do alcance das suas mensagens.
A melhor solução é criar a sua própria lista de email, algo que pode ser feito das seguintes formas:
- anúncios que redirecionem para uma página de captura;
- pop-ups dentro do seu site;
- chamadas para a ação ao final de seus conteúdos que direcionem para a lista;
Geralmente as pessoas entram em uma lista de email para receber newsletters com assuntos relevantes sobre um determinado tópico ou para requisitar algum tipo de bônus, como um eBook, vídeo exclusivo, infográfico, entre outros.
Aqui, na Viva Decora chamamos essa prática de Ímã Permanente, pois é um material ou conteúdo que você irá criar e que vai continuar atraindo pessoas para sempre.
Arquitetos e decoradores podem fazer bom uso de materiais gratuitos como os citados acima. Um exemplo seria um eBook com dicas de decoração para uma casa de praia, mas falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
2 – Email marketing: Defina seu objetivo
Algumas pessoas que entraram em sua lista de email já estão prontas para contratar um arquiteto ou decorador, enquanto outras estão apenas pesquisando dicas sobre esse segmento.
Você precisa separar dicas específicas para as necessidades de cada pessoa, por isso é muito importante conhecer bem as necessidades e problemas do público-alvo — caso queira entender em detalhes esse processo, recomendamos a leitura de um dos nossos textos sobre funil de vendas.
Além disso, para atingir todas as pessoas do seu funil é interessante que você tenha um posicionamento de marca muito claro. E uma das melhores formas de definir esse posicionamento é usando a metodologia do Círculo Dourado.
3 – Defina o layout mais adequado para cada email
O uso de imagens em segmentos como arquitetura e decoração é praticamente mandatório, já que fotos ou modelos 3D servem para mostrar exemplos e possibilidades desses trabalhos.
A utilização desses elementos em um email, no entanto, deve ser decidida de acordo com a finalidade da mensagem.
Uma newsletter com novidades do mercado e dicas de texto da semana nem sempre precisa exibir imagens, por exemplo, enquanto a divulgação específica de um post sobre decoração para quartos infantis poderia ser beneficiada com o acréscimo de uma ou mais fotos.
Veja 22 ferramentas de design gratuitas que você poderá usar para criar um e-mail fantástico.
No último item deste texto daremos mais algumas dicas sobre isso.
4 – Segmente e automatize a sua estratégia
Existem ferramentas, como o RD Station, que ajudam a segmentar e automatizar a sua estratégia de Email Marketing. E o que isso quer dizer?
Imagine que o seu público-alvo é composto por dois perfis: pessoas que estão montando um lar do zero e pessoas que estão reformando um determinado cômodo, como a cozinha.
Enviar dicas de como projetar toda a sua casa para alguém que apenas quer fazer reformas na cozinha simplesmente não tem muito sentido.
O papel de ferramentas como essa é de separar as pessoas da sua lista com base nos interesses que elas demonstraram ter por arquitetura e decoração desde que começaram a interagir com seus conteúdos.
Além de aumentar suas chances de conversão, esse processo evita que sua lista fique saturada pelo excesso de emails, já que cada pessoa receberá apenas aquilo que é relevante para ela, tudo isso automaticamente de acordo com a sua configuração.
Se quiser saber mais detalhes sobre como isso funciona, o Pedro Renan, Gerente de Marketing da Viva Decora deu uma palestra somente sobre esse tema. Ele explica como fazer passo a passo essa automação do relacionamento.
5 – Analise os resultados
A última de nossas dicas de email marketing se refere a algo que deve ser feito depois do envio.
Há vários pontos que devem ser analisados para que a sua estratégia de Email Marketing continue a progredir e gerar melhores resultados. Veja alguns deles:
- título do email
- assunto
- corpo do email
- layout em HTML
- utilização de imagens
- chamadas para a ação
Se a taxa de abertura do email não foi alta, é possível que o título e o assunto do email não tenham sido chamativos o suficiente ou até mesmo que ele tenha sido enviado para uma parcela do seu público que não se interesse pelo tema.
Um homem solteiro de 28 anos provavelmente não se interessaria por dicas de decoração para quartos de bebê, mas poderia se interessar por dicas de decoração para escritórios em casa.
Se o email teve uma boa taxa de abertura e mesmo assim não gerou tráfego, o problema pode estar no corpo do email, no layout, na presença ou falta de imagens ou na chama para a ação utilizada.
Descobrir isso requer uma série de testes A/B e análises do comportamento do consumidor em outras plataformas, como blog e redes sociais.
A dica é replicar o estilo dos emails com os melhores resultados para descobrir se eles realmente têm um padrão de sucesso, como a presença de imagens, o uso de um botão de chamada para a ação ou mesmo um tipo de linguagem diferenciada.
Para arquitetos e decoradores, investir em Email Marketing é uma das melhores formas de garantir que o seu nome ficará na mente do público.
O melhor de tudo é que, com as estratégias certas, você não será reconhecido como o profissional chato do “me contrata”, e sim como um especialista do segmento por sempre dar dicas para a audiência.
Entre um especialista cujo nome é lembrado e outro profissional que apareceu agora oferecendo serviços, é bem provável que o público fique com a primeira opção.
Quer saber mais? Dicas de email marketing não faltam em nosso blog, Leia o post 3 dicas de Inbound Marketing para arquitetos que a Viva Decora escreveu para o blog da Resultados Digitais!
Veja também para que serve o Google Analytics e como usá-lo para analisar as métricas de seu site e blog.
Agora que você aprendeu as boas práticas do email marketing, que tal aprender a encantar seus clientes e divulgar seu trabalho? Conheça o Ciclo do Encantamento, material especialmente desenvolvidos para arquitetos e designers que almejam o sucesso:
Esse post foi escrito por Flaubi Farias, editor de conteúdo na Resultados Digitais, maior empresa de marketing digital da América Latina.
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