Criatividade é uma qualidade que não falta aos arquitetos, mas nem sempre ela se sobressai quando o assunto é captar clientes e criar estratégias comerciais.
A boa notícia é que, despistando as previsões de robôs roubando o lugar dos homens dentro das empresas, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos profissionais.
Há alguns anos, quem trabalhava na área de arquitetura, muitas vezes, só contava com a boa vontade dos clientes para fazer indicações ou precisava distribuir cartões para todos aqueles que encontrava.
Mas, hoje, utilizar apenas essas estratégias em um mundo com tantas possibilidades, principalmente online, é um tiro no pé.
Já é possível fazer relações comerciais por meio das redes sociais, atrair clientes com um portfólio de arquitetura online, criar vídeos com dicas de design e planejamento no Youtube ou divulgar seu trabalho em sites especializados em arquitetura, como aqui na Viva Decora.
Dentre tantas possibilidades, existe uma que se destaca quando se trata da captação de clientes: oferecer conteúdo gratuito e de qualidade em um site ou blog pessoal. E uma das principais vantagens dessa estratégia é a visibilidade adquirida.
Quem ainda está se lançando ou não possui um grande escritório de arquitetura precisa se destacar de alguma forma diante dos gigantes do mercado, e o Google é um grande aliado nessa missão, já que é responsável por quase todo o volume de pesquisas online no mundo.
Talvez você não saiba, mas cerca de 93% dos processos de compra começam com uma busca online. É uma tendência do consumidor 3.0: ir direto à internet para adquirir um serviço ou saber se a empresa que o oferece é confiável.
É claro, não é possível generalizar, as pessoas ainda utilizam as suas conexões pessoais para pedir indicações ou entram em contato diretamente com a empresa, por isso, construir uma imagem offline continua sendo fundamental para qualquer profissional que precisa se desenvolver e se destacar no mercado de trabalho.
Porém, é fundamental entender que o mundo virtual e o real estão cada vez mais interligados e, muitas vezes, a melhor oportunidade de mostrar o seu trabalho está ali, a um clique de distância.
Antes de iniciarmos o conteúdo, veja nossas dicas de como conseguir indicações de clientes e fique por dentro!
O marketing de conteúdo como aliado do arquiteto
Você provavelmente já sabe essas informações e deve estar se perguntando: e onde o marketing de conteúdo se encaixa em tudo isso? É simples: por meio de conteúdo valioso, aplicável e facilmente consumível que o seu escritório passa uma imagem de expertise, cria uma ideia de liderança na indústria que poucos conseguem.
Os clientes buscam líderes de pensamento, pessoas que realmente sabem o que dizem e que são capazes de resolver seus problemas, sanar suas dúvidas. Ou seja: que oferecem uma proposta de valor. Esse, inclusive, é um dos principais elementos de atração da clientela, destacados no Ciclo do Encantamento, material especialmente desenvolvido para arquitetos e designers de interiores que vai dar um UP na sua carreira:
Se você observar, quando se trata da busca orgânica do Google, nem sempre são as grandes empresas que aparecem nos primeiros resultados do site.
Isso acontece porque esse mecanismo possui um sistema de análise automatizado que elege quem ficará no topo não pelo know-how no mercado, e sim pela informação relevante e diferenciada que oferece.
Hoje, é possível encontrar dezenas, e nos arriscamos a dizer, milhares de pessoas falando sobre o mesmo tema. Decoração, por exemplo, não é nem de perto um assunto novo.
Mas encontrar um site ou blog que traga assuntos alinhados às tendências atuais nessa área, que apresenta dicas práticas que podem ser aplicadas em casa, sem perder a qualidade com o passar do tempo, é algo raro.
A melhor parte de tudo isso é que, com a ajuda do inbound marketing, também é possível despertar o interesse dos “robôs do Google” com algumas técnicas simples, como o uso de palavras-chave, heading tags, link buildings, também conhecidas como SEO, ou Search Engine Optimization.
De maneira geral, a função do marketing de conteúdo é manter a sua imagem inovadora e em destaque, mesmo em um mercado saturado.
Para isso, ele te ajudará avaliar quem é o seu público alvo, o que ele busca, quais os pontos fracos no seu setor, gargalos que podem ser preenchidos por você, e as melhores estratégias para produzir e entregar conteúdos realmente relevantes. E isso não é pouco!
Veja em nosso post as melhores ferramentas de SEO que com certeza vão facilitar sua vida na busca pelas melhores palavras chave.
Escritórios que cresceram graças ao marketing de conteúdo
Nós sabemos que na teoria esse discurso funciona bem, mas e na prática, os resultados são mesmo visíveis? Será que realmente é necessário “perder tempo” educando o seu público-alvo ou compartilhando informação com a concorrência?
Para te ajudar a mudar essa visão, reunimos alguns cases de sucesso que conseguiram ampliar ― e muito! ― a sua carteira de clientes, graças à presença no mundo digital.
Um deles é o da Modative Architecture Firm, de Los Angeles. Com foco em projetos residenciais e comerciais, o escritório iniciou seus trabalhos sem nenhuma equipe de TI ou qualquer conhecimento em internet dos três sócios principais.
Suas primeiras estratégias de divulgação consistiam na publicidade boca a boca e em anúncios no Google e no Yahoo. O resultado? Ninguém viu. O ano era 2006 e o marketing de conteúdo ainda não era uma estratégia comum em pequenas empresas.
Mesmo assim, eles resolveram assinar a plataforma Hubspot, que ainda estava começando, e transferir a publicidade paga para o tráfego orgânico, oferecendo e-books, artigos e um portfólio otimizado para o público. Essa estratégia gerou, em menos de 3 anos, um alcance de clientes em 85%. Um número que foi do zero ao 3.670.
Outro exemplo, ainda nos Estados Unidos, é o da Provost Studio, empresa voltada para criação de projetos em grandes corporações. Sua estratégia foi divulgar um guia de custos sobre orçamentos de projetos, criando artigos para outros sites. Em apenas um mês, ela conseguiu atrair 75 leads com interesse nos serviços do seu escritório.
À primeira vista, esse número pode parecer baixo, mas arquitetos sabem o quanto ele é relevante — especialmente porque apenas uma pessoa que se interessa pela sua empresa é capaz de trazer outras dezenas junto com ela.
Como começar uma estratégia de conteúdo
Neste post para o blog Marketing de Conteúdo, você pode conferir 4 dicas para arquitetos e escritórios que desejam iniciar sua estratégia de conteúdo digital.
Entretanto, estratégias de marketing estão sempre em renovação, portanto, aprender mais e mais sobre o tema nunca é perda de tempo. Com base nisso, confira alguns caminhos para criar conteúdo online:
Fale de assuntos realmente relevantes para o público
Muitos profissionais, ao criar um site, acreditam que aquele é o seu espaço de promoção pessoal. Baseados nessa ideia, postam dezenas de artigos sobre as suas premiações, com dados do seu portfólio, com os projetos que desenvolveu, e assim por diante.
É óbvio que, ao criar um espaço digital, você deve tentar “vender o seu peixe” e mostrar aos clientes o excelente profissional que é. Se você está lendo este post, provavelmente, esse é o seu maior objetivo. Mas isso não precisa ser feito de forma direta, quase agressiva.
Imagine se estivéssemos falando durante todo esse tempo sobre os nossos números no mercado, sobre a excelente equipe de profissionais que temos e como vamos mudar a sua carreira. Dificilmente você ainda estaria aqui!
O mesmo vale para um cliente. Ele percebe quando algo é feito apenas para ganhar uma venda e não para sanar as suas dúvidas ou oferecer informação de qualidade. E com isso, ele simplesmente vai embora. E é provável que não volte mais.
O segredo do marketing de conteúdo está em despertar o interesse do leitor, criar nele uma necessidade que ele nem imagina que possui. Então, em vez de fazer um post com todos os detalhes técnicos de um projeto seu, por exemplo, você pode criar um artigo com todas as vantagens de fazer um projeto de arquitetura para uma reforma e, ao final, chamar o cliente para conhecer o seu portfólio.
No fim, seu trabalho ainda será visto e você será lembrado por ter compartilhado ideias úteis e aplicáveis. Algo sutil, mas que faz toda a diferença para quem lê. Acredite!
Utilize técnicas locais de SEO
Mesmo sendo importante, só um bom conteúdo não basta para quem está começando uma estratégia de inbound marketing. Escrever para a web, além de inspiração e relevância, também envolve técnicas e o uso de macetes que vão te deixar lá no topo do ranking de buscas.
Utilizar ferramentas de SEO para otimização das buscas é a maneira mais estratégica de fazer isso acontecer. Dentre as suas boas práticas estão:
- conteúdo escaneável e adequado para leitura mobile;
- uso de frases curtas e fáceis de ler;
- URL amigável;
- Alt Tag nas imagens;
- links internos e externos;
- call-to-action;
- imagens atrativas e no tamanho adequado;
- título chamativo;
- meta Description.
No entanto, imagine quantas pessoas no mundo estão usando essas mesmas estratégias no momento? Tudo bem, talvez você ainda não queira ir tão longe, então pense em quantas pessoas no Brasil as estão colocando em prática.
Não é incomum que escritórios de arquitetura tenham projetos em todo país, mas para tornar a sua estratégia de conteúdo mais eficaz comece a pensar no seu público local. Criar posts com temáticas mais próximas do seus potenciais clientes é uma forma de engajá-los e aumentar a sensação de identificação com a sua marca.
O mesmo vale para o uso de palavras-chave (uma da estratégias do SEO). Se um usuário realiza uma pesquisa com a frase “escritórios de arquitetura que são referência no Brasil”, a lista de resultados pode ser enorme.
Se a busca por palavras-chave, no entanto, for “escritórios de arquitetura que são referência em Guarulhos”, os resultados realmente relevantes são menores. E é nessa brecha que você pode se destacar.
Isso não quer dizer que você deve ficar preso na sua localidade. Pelo contrário, sempre se certifique de que o seu conteúdo alcance o maior número de pessoas que puder. Mas, quando se trata de marketing digital, o segredo é não se desesperar.
Muitas vezes, estratégias que nascem pequenas e despretensiosas, ganham uma proporção enorme. Basta ter em mente como exemplo os virais da internet. Certifique-se, primeiro, de atender bem ao seu público e depois vá expandido o seu alcance.
Ficou confuso com algum termo especificado acima? Então confira nosso dicionário do marketing digital para esclarecer todas as suas dúvidas.
Fidelize aqueles já conquistados
Embora a atração de novos clientes seja fundamental para um negócio, especialmente em arquitetura, manter a lealdade dos clientes que você já têm é fundamental, uma vez que trabalha com projetos esporádicos e precisa revitalizar sua carteira de clientes.
O marketing de conteúdo é um aliado nesse sentido, pois mantém a sua presença viva na mente dos clientes, nutrindo a sua relação ao longo do tempo.
Muitas vezes o consumidor é influenciado a adquirir um produto ou serviço que não precisa apenas por estar em constante contato com ele. É o poder da internet.
Para manter a presença do seu leitor, faça pesquisas para saber quais são os temas de maior interesse, ofereça e-books exclusivos para quem assina a newsletter do seu site ou blog, ou ainda, uma planilha completa dos gastos para obras se ele compartilhar um artigo nas redes sociais.
São essas ações que geram engajamento online, fortalecem o seu posicionamento e fidelizam a clientela.
Quer se aprofundar no assunto? Então dê uma olhada em nosso post de como fidelizar um cliente com várias dicas de como alcançar esse objetivo.
Otimize os canais de distribuição
Uma estratégia de conteúdo não termina no momento em que você aperta o botão “publicar post” no seu site. É o que vem depois que realmente torna tudo mais interessante.
Aos olhos do Google, por exemplo, sem um canal de distribuição, um conteúdo perfeito + estratégia de SEO eficiente = nada. Por isso, marque presença nas redes sociais — excelentes canais de compartilhamento do seu conteúdo, atração de público e melhor ainda: de análise de comportamento do cliente.
Em uma simples busca no Facebook, por exemplo, você pode encontrar pessoas que seguem páginas de decoração e se interessam mais por esse conteúdo e prospectar futuros leads.
Para quem trabalha com arquitetura, além do Instagram, uma das redes sociais mais indicadas é o Pinterest, pelo seu caráter extremamente visual. Nela, é possível criar um banco de referências, com ideias de design e decoração, compartilhar os seus próprios projetos e mostrar que está atualizado com as tendências.
Veja mais detalhes de como usar o Pinterest em nosso guia completíssimo.
Pronto para colocar as suas estratégias de marketing em ação? Quer aprender ainda mais sobre o tema? Não deixe também de conferir este artigo sobre como criar um site para arquiteto e captar clientes com ele!
Esse post foi escrito por Gustavo Grossi, editor-chefe do blog da Comunidade Rock Content.
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