Provavelmente você já passou, ou viu acontecer com pessoas próximas, situações de constrangimento e reclamações de barulho entre vizinhos.
Essa é uma situação bastante comum e cotidiana, principalmente no caso de edifícios de apartamentos, onde a propagação de barulho de uma unidade para a outra é maior.
Em alguns casos, as pessoas podem ser tão sensíveis ao barulho que mesmo uma pisada um pouco mais forte, o correr do cachorro de um lado para o outro ou uma conversa mais animada já pode ser o suficiente para arruinar uma noite de sono.
Apesar do barulho estar diretamente relacionado ao estilo de vida de cada morador, a edificação também deve estar preparada para atenuar e minimizar os ruídos produzidos sem uma grande interferência no cotidiano do morador.
Para tanto, é possível contar com diversas soluções projetuais que podem ajudar a minimizar a propagação dos ruídos gerados.
Porém, é importante que essas soluções sejam pensadas já na etapa de projeto, justamente para que possam desempenhar suas funções com eficiência.
Nesse post apresentaremos uma das possíveis soluções para amenizar o barulho produzido nas residências: a manta para piso.
Aproveite e confira também:
- Como conseguir conforto térmico em qualquer ambiente
- Quais são os pisos de madeira mais usados e como limpá-los
- 3 exemplos de como usar piso laminado de madeira
O que é manta para piso?
A manta de piso é um material desenvolvido para promover maior isolamento acústico nos ambientes por meio da absorção dos impactos causados no piso, evitando que sua vibração passe por ressonância para o apartamento de baixo.
De forma geral, as mantas de piso são feitas com materiais porosos e leves, com alto poder de absorção das ondas sonoras.
Dentre esses materiais estão a lã de vidro, a lã de rocha e a espuma de poliuretano.
Veja também: Piso Térmico – Veja Como Funciona e Deixe o Ambiente Aconchegante
Tipos de manta para piso
É possível encontrar no mercado uma grande variedade de marcas e modelos de mantas para piso.
O tipo ideal vai depender das especificações de cada caso, como veremos a seguir:
Manta acústica para piso
Extrafino porém muito denso, esse tipo de manta para piso é uma solução eficiente para atenuar os ruídos de impacto.
As características de sua matéria-prima fazem com que apresente alta resistência à compressão, garantindo performance e segurança do piso a longo prazo.
Como possui alta densidade, permite executar contrapisos menos espessos e aditivados, com microfibras de polipropileno, tornando a instalação mais produtiva.
Em imóveis antigos, deve-se utilizar cola PU para fixação da manta na laje e, posteriormente, aplicar uma fina camada de argamassa do tipo ACIII.
Com isso, a superfície está pronta para ser coberta com qualquer tipo de piso. A vantagem dessa manta é que no caso de apartamentos antigos, não é necessário um novo contrapiso.
Manta acústica sob revestimento
Em obras que não tenham contrapiso em seu método construtivo, a manta deve ser colada na laje, e o piso assentado sob a manta.
Como vantagens, destaca-se a garantia de espessura e densidade constante e facilidade e limpeza na instalação.
Veja também: Aprenda a escolher a soleira ideal e crie um piso sem erros
Manta para piso laminado
No caso dos pisos laminados, a manta é um importante elemento para garantir ao piso aderência e durabilidade, já que ajuda a corrigir falhas e imperfeições que podem afetar o contrapiso.
A manta para piso laminado deve ser colocada em contrapiso completamente limpo e livre de materiais soltos. O piso laminado é instalado sobre a manta. Quem determina qual manta deve ser usada é o tipo de contrapiso.
Nos pisos cimentados não térreos, recomenda-se a utilização de manta ecológica, indicada para reter umidade e absorver as irregularidades de contrapisos cimentados e pavimentos não térreos.
Já em pisos de madeira, pedra, cerâmica, e vinil em pisos térreos, a manta reciclada é a mais recomendada, pois possui “canaletas” que ajudam na circulação do ar e da umidade, além de ser sustentável, já que é feita com manta reciclada flexível de polietileno.
Por fim, pisos cimentados não térreos em pedra, cerâmica ou vinil pedem uma manta de ruídos.
De alta densidade, essa manta é instalada junto ao piso para reduzir significativamente os ruídos trazendo maior conforto acústico aos ambientes.
Uso de manta para piso é obrigatório!
O mercado da construção civil está cada vez mais exigente com o desempenho de edificações.
A Norma de Desempenho NBR-15.547, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituiu níveis de desempenho mínimos para os elementos principais de qualquer edificação habitacional, o que inclui a questão das vibrações do piso.
Desde a aplicação da norma (exigida para a obtenção do Habite-se), o uso de mantas acústicas cresceu significativamente no mercado brasileiro para melhorar a qualidade das construções, a segurança e o conforto dos moradores.
- 4 dicas para aproveitar melhor a cozinha com espaço pequeno
- Pouco espaço e muita criatividade: veja 13 dicas para banheiro pequeno
Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul