A madeira de reflorestamento é obtida por meio de árvores que são plantadas já com a função de serem extraídas posteriormente. Ou seja: ela não é criada a partir de árvores nativas, e sim de espécies escolhidas especificamente para reflorestar determinada região.
Trata-se de uma das matérias-primas essenciais da construção civil, por isso é importante que a madeira de reflorestamento seja extraída e comercializada de acordo com as normas vigentes para preservação do meio ambiente.
O clima no Brasil favorece o crescimento das árvores e apresenta um bom clima para o reflorestamento, mas, infelizmente, o desmatamento continua crescendo a cada ano.
Cabe ao arquiteto certificar-se que seus fornecedores utilizam madeira de reflorestamento na fabricação de móveis, revestimentos e outros tipos de materiais. Quer aprender mais sobre o assunto?
No post de hoje, vamos detalhar o que é madeira de reflorestamento e como comprar o material certificado. Acompanhe!
Veja também: Madeira Para Telhado – Veja os 6 Tipos Mais Usados em Construções
O que é madeira de reflorestamento?
A madeira de reflorestamento é obtida por meio de árvores que são plantadas já com a função de serem extraídas posteriormente. Ou seja: ela não é criada a partir de árvores nativas, e sim de espécies escolhidas especificamente para reflorestar determinada região.
Trata-se de um material resistente, bonito e de muita qualidade. A madeira de reflorestamento pode ser usada em estruturas, pisos, móveis, entre várias outras finalidades.
Além de contribuir com a beleza e durabilidade do seu projeto, o uso da madeira de reflorestamento também colabora com a preservação do meio ambiente.
Veja também: Encante-se com as 5 espécies de madeira de lei mais incríveis!
Quais são os tipos de reflorestamento?
Existem dois tipos de reflorestamento: com foco em fins comerciais (florestas plantadas) e com foco em fins ecológicos (mata nativa).
No primeiro caso, o plantio é feito para obter madeira de reflorestamento voltada à produção de móveis, objetos de decoração, revestimentos, portas, janelas, papel, entre outros produtos que utilizam essa matéria-prima.
Já o reflorestamento com fins ecológicos é feito com o objetivo de devolver a vegetação nativa para um determinado lugar.
Qual é a importância da madeira de reflorestamento?
A extração de madeira nativa é um processo que deve ser combatido, já que retira árvores surgidas naturalmente na floresta e deixa o local vazio. Por esse motivo, o reflorestamento é uma prática necessária, pois permite obter madeira de forma sustentável.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, já que evita o desmatamento das árvores nativas, o reflorestamento também recupera solos inutilizados.
Outro benefício gerado pela madeira de reflorestamento é a diminuição do gás carbônico (que causa o efeito estufa).
Veja também: Qual a Maior Floresta do Mundo? Veja as 10 Maiores e Suas Características
Agora, uma curiosidade: você sabia que a extração da madeira reflorestada causa menos impacto ambiental do que a produção de ferro e alumínio? Sendo assim, vemos que o problema não é o uso da madeira para a construção civil, e sim o desmatamento que só favorece as madereiras que trabalham ilegalmente.
Quando extraída de forma responsável, a madeira de reflorestamento é um recurso rico, resistente e com menor custo ambiental. Por esse motivo, é obrigação do profissional que trabalha com construção ou reforma procurar sempre materiais certificados para garantir a renovação da madeira em nosso país.
Veja também: O que são Pisos Ecológicos? Conheça 7 Tipos e Vantagens de Usar no Projeto
Madeira reflorestada: Quais são as espécies mais usadas no Brasil?
Quando falamos de madeira de reflorestamento no Brasil, as espécies mais utilizadas são:
- eucalipto
- pinus
- aroeira
- macaúba
- itaúba
- champanhe
- peroba
- ipê
- teca
- garapeira
- maçaranduba
- sucupira
O crescimento dessas espécies é mais rápido se compararmos às árvores nativas. Em relação à durabilidade e resistência contra cupins (e outras pragas), a madeira reflorestada recebe um tratamento industrial que prolonga o tempo de vida do material.
Dependendo da espécie da madeira de reflorestamento e da manutenção correta, uma peça pode durar até 30 anos. Sendo assim, essa opção é bastante vantajosa e traz inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores finais.
Veja também: 9 Materiais Biodegradáveis Que Você Precisa Conhecer e Usar
E como escolher o tipo certo de madeira de reflorestamento para seu projeto? Cada espécie tem uma característica específica que é ideal para uma finalidade.
Por exemplo: quando o objetivo é criar decks, pilares ou outras estruturas em ambientes externos, é necessário que o material seja mais denso e duradouro. Diante desse contexto, as madeiras de reflorestamento mais indicadas são a champanhe, peroba, ipê e teca.
Já as madeiras de reflorestamento pinus e eucalipto são ótimas opções para a fabricação de móveis ou assoalho de madeira. Uma curiosidade é que o eucalipto é a árvore de reflorestamento mais plantada do Brasil devido a sua velocidade de crescimento.
Veja também: Ecogranito – Veja Como Aplicar o Revestimento Sustentável em Seu Projeto
Como saber quando a madeira é reflorestada?
Na hora de buscar fornecedores, é importante informar-se se a madeira que eles utilizam é de origem legal. Essa é uma forma de criar um projeto sustentável e garantir que o seu trabalho foi feito de acordo com as normas regulamentadoras do Brasil.
Existem algumas maneiras seguras de saber se a madeira na construção ou reforma é de reflorestamento. A mais comum é verificar se o material tem o selo FSC (Forest Stewardship Council, em inglês). Caso contrário, pode-se solicitar para o comerciante o Documento de Origem Florestal (DOF) ou a Guia Florestal (GF) – uma espécie de RG da madeira.
Trata-se de um documento que permite saber o histórico de venda da madeira reflorestada e até de qual floresta ela foi retirada.
Outra forma de obter essa informação é perguntando se a madeira tem a Certificação do Manejo Florestal pelo Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).
Se você mora em São Paulo, também pode buscar os materiais que tenham o selo de “Madeira Legal”. Ele é emitido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado e garante que a madeira foi vistoriada e verificada.
Independentemente da certificação, é muito importante solicitar a Nota Fiscal sempre que você comprar uma madeira reflorestada.
Veja mais 5 ideias lindas com madeira de reflorestamento
Qual a sua opinião sobre a madeira de reflorestamento? Compartilhe com a gente nos comentários!
Não há comentários em "Madeira de Reflorestamento: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Material!"