Um jardim faz-se de luz e sons – as plantas são coadjuvantes
– de Roberto Burle Marx
Com uma frase tão inspiradora como essa, fica claro que o paisagismo é uma arte muito mais complexa do que muitos podem imaginar.
Se você se dedica a essa área da arquitetura, ou quer aprofundar-se nela, selecionamos uma lista de 10 livros de paisagismo que apontam novas perspectivas e a transformação necessária dos centros urbanos.
Essas obras são inspirações que trazem um pouco do cenário mundial sobre paisagismo e sua influência na construção das cidades do futuro.
Em suas subáreas, o paisagismo pode focar em casas, escritório, condomínios, praças, bairros planejados e até cidades, construindo múltiplos cenários, que são reinventados para aproximar a natureza do homem, trazendo beleza e qualidade de vida.
Aqui selecionamos ideias, conceitos e algumas tendências dos principais urbanistas do Brasil e do mundo.
Atualize a sua leitura!
- Conheça a obra de Alex Hanazaki: o arquiteto paisagista que usa a natureza para criar obras encantadoras
- Os melhores livros para arquitetos: obras sobre arquitetura, carreira e muito mais!
- Os melhores livros de design de interiores para inspirar e enriquecer o repertório de profissionais da área
10 livros de paisagismo: dos fundamentos às tendências inovadoras
1- Criando Paisagens (Benedito Abbud)
Um manual para arquitetos e urbanistas que desejam compreender os principais conceitos dessa disciplina.
Neste livro de paisagismo, o autor cita exemplos práticos de como aplicar a técnica e o que torna esses cenários agradáveis para ajudar na criação dos primeiros projetos.
Responde a dúvidas frequentes e ensina como integrar cor, sons e textura de forma sensível e inclusiva a todos que vão usufruir do ambiente.
Criar espaços vivos, com a presença de plantas e pássaros, e aproximar o homem do bem-estar proporcionado pela natureza é o objetivo.
2 – O Livro das Áreas Verdes (Andrew Wilson)
A união de mais de 100 projetos dos maiores arquitetos do mundo faz parte de outro excelente livro de paisagismo.
Técnicas e especificidades, como condições climáticas, tamanhos e estilos são alguns exemplos do que você pode encontrar nessa obra.
Fotos ajudam a ilustrar os exemplos a partir de espaços variados para diferentes projetos em jardinagem.
Espécies adequadas para cada cenário e uma aula objetiva sobre plantas e habitat saudável são citados pelo autor.
3 – Os Grandes Paisagistas da Natureza (vários autores)
Essa é uma leitura para inspirar e ficar por dentro das grandes ideias de paisagistas do Brasil.
É uma edição especial do 30º aniversário da Revista Natureza. A leitura vai trazer informações sobre os arquitetos paisagistas e os objetivos ao longo da carreira que o aproximaram das plantas e da natureza.
Além de exemplos de projetos incríveis, a obra também traz conceitos e a visão dos principais arquitetos sobre o paisagismo e o impacto socioambiental.
O Grandes Paisagistas da Natureza
Veja também: Como criar hortas urbanas? Veja 16 exemplos que deram certo
4 – Desenho Urbano: Fundamentos de Paisagismo (Ed Wall e Tim Waterman)
O paisagismo adequado ao panorama urbano e a construção de edifícios é o tema discutido neste livro de paisagismo.
É um manual detalhado sobre arquitetura e o contexto das cidades, o que inclui ruas, espaços abertos, serviços públicos e infraestrutura.
Para arquitetos que direcionam o paisagismo para as grandes metrópoles, essa é uma leitura obrigatória que vai ajudá-los a compreender em detalhes o conceito e a formação dos espaços urbanos.
Desenho Urbano: Fundamentos de Paisagismo
5 – Roberto Burle Marx: Arte e Paisagem (Roberto Burle Marx)
A obra de Burle Marx não poderia faltar em nossa lista dos melhores livros de paisagismo.
Ela expõe os principais projetos de paisagismo do arquiteto, referência no cenário brasileiro.
É uma leitura obrigatória para arquitetos e estudantes que desejam aprofundar-se em conceitos do paisagismo, pesquisa e a estrutura ecológica por trás dos belos trabalhos desse mestre reconhecido internacionalmente, suas ideias e a percepção de um nome que marcou a arquitetura e o paisagismo no Brasil e no mundo.
Roberto Burle Marx: Arte e Paisagismo
6 – Plantas Tropicais (J. Vilaça)
Valorizar a flora brasileira é o objetivo de muitos paisagistas. Essa é uma leitura completa para quem quer ficar por dentro da vegetação tropical e as especificidades ambientais de cada planta.
Ilustrativo, este livro de paisagismo conta com mais de 500 espécies de plantas nativas, o que inclui os cuidados necessários, as adaptações climáticas e as características funcionais que direcionam para seu uso em vasos, cercas-vivas e jardins.
7 – Paisagismo Brasileiro na Virada do Século (Silvio Soares Macedo)
Quais são as características do paisagismo no Brasil?
Esse é um exemplo de informação que você pode encontrar nessa obra. O livro dá ênfase às transformações geradas entre os anos de 1990 a 2000 e a interferências das ações públicas nas práticas de paisagismo, a visão pós-moderna e os espaços cada vez mais direcionados a condomínios.
Paisagismo Brasileiro na Virada do Século
8 – Paisagismo(s) no Brasil: Um Campo Hegemônico em Debate (Rubens de Andrade)
O livro traz uma reflexão profunda sobre o paisagismo e todos os cenários que cercam o homem nesse contexto.
Desde espaços naturais aos construídos, o aspecto da paisagem está presente em todos os habitats e faz parte da integração humana à sociedade.
A obra discute quais são os elementos do paisagismo, um conteúdo abordado em diferentes cenários, e os desdobramentos acerca do assunto, com uma visão conceitual e histórica.
Paisagismo no Brasil: Um Campo Hegemônico em Debate
9 – Guia dos Jardins de Roberto Burle Marx no Instituto Moreira Sales (IMS) (vários autores)
Em comemoração ao centenário de Burle Marx, esse é um guia ilustrativo e técnico sobre pontos específicos da jardinagem do grande mestre a partir da análise dos jardins da própria casa, localizada no Rio de Janeiro, no bairro da Gávea.
Este livro de paisagismo proporciona uma aula sobre botânica e um discurso enriquecedor acerca do paisagismo sob a óptica de Burle Marx e suas maiores inspirações.
Guia dos Jardins de Roberto Burle Marx no Instituto Moreira Sales
10 – Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil (Raquel Tardin)
O estudo presente no livro debate o futuro da arquitetura e urbanismo no Brasil e no mundo e quais são os impactos socioambientais gerados por essa prática.
Professores e pesquisadores brasileiros se debruçam sobre as revoluções ocorridas ao longo da história que impactaram a arquitetura e marcaram a atividade no país.
Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil
Para fechar nosso texto sobre livros de paisagismo, mais uma citação de Burle Marx:
O jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem
Ler é ótimo, mas estar atualizado em relação a arquitetura digital também é muito importante. Confira em nosso blog: Os 5 melhores softwares de paisagismo para encher os olhos do seu cliente