Lambri (ou lambril) é um painel formado por réguas que reveste a parede ou forro de um ambiente. Ele pode ser feito de madeira, MDF, PVC ou gesso. Trata-se de um elemento que contribui para a estética do espaço e ajuda no conforto térmico.
Muitas pessoas confundem o lambri com o boiserie, mas você sabe qual é a diferença? No post de hoje, vamos responder essa e outras perguntas, além de explicar como instalar lambri. Acompanhe!
Quer realizar a reforma dos sonhos com a ajuda dos melhores profissionais? Conheça o Contrate um Arquiteto
O que é um lambri?
Lambri (ou lambril) é um painel formado por réguas que reveste a parede ou forro de um ambiente. Ele pode ser feito de madeira, MDF, PVC ou gesso. Trata-se de um elemento que contribui para a estética do espaço e ajuda no conforto térmico.
Veja também: Arquitetura Renascentista – Características e Arquitetos Que Marcaram esse Período
Para que serve o lambri?
Os lambris surgiram na França a partir da necessidade de aquecer as residências antigas, que eram construídas com pedras ou outros materiais frios.
Como aplicar o lambri nas paredes era caro, inicialmente as pessoas usavam o painel apenas em meia parede.
Com o passar dos anos, o lambri ganhou um status decorativo e começou a ser usado para valorizar os ambientes. A forma de usá-lo se modernizou e hoje o painel é aplicado de diversas formas.
Os lambris podem ser usados em qualquer ambiente, inclusive em áreas molhadas (como banheiro e cozinha). O importante é, claro, escolher os materiais indicados para cada um desses espaços.
Veja também: O Que é Design de Interiores? Seja um Expert no Assunto!
Qual a diferença entre lambri e boiserie?
O lambri e o boiserie são bem parecidos, mas existem algumas diferenças entre as duas técnicas.
O boiserie surgiu na França no século XVII como um elemento decorativo das paredes. Trata-se de uma moldura em relevo que pode ser feita de madeira, gesso, PVC e até mesmo metal.
Já o lambri surgiu com o objetivo de aquecer as paredes das casas de antigamente, que eram feitas com materiais frios (como pedra).
Ele é feito com placas ou ripas e não tem o formato de moldura como o boiserie. Em relação aos materiais, pode-se usar madeira, gesso ou PVC.
Veja também: Encante-se com as 5 espécies de madeira de lei mais incríveis!
Lambri: materiais
Quando o lambri surgiu, o painel era feito com ripas de madeira para ajudar no conforto térmico das casas. Com o passar dos anos, a técnica se modernizou e passamos a utilizar diversos materiais. Veja alguns exemplos:
Madeira
O lambri de madeira pode ser usado tanto para revestimento das paredes como de forros. O material traz elegância e sofisticação para o ambiente, além de ser super resistente.
Ele é indicado para locais com decoração rústica e traz muita elegância. Caso a ideia seja dar um toque de modernidade para o projeto, uma dica é pintar o lambri usando cores neutras, como branco e cinza.
Gesso
O gesso é usado em projetos com lambri quando a ideia é criar uma decoração com estilo mais clássico. Ele pode ser montado em formato de ripa ou painel.
PVC
O PVC é um material versátil e acessível indicado para projetos com orçamento mais reduzido.
O lambri de PVC pode ser usado tanto no revestimento da parede como para a cobertura de forros. Uma das vantagens desse material é a facilidade de limpeza.
Como usar os lambris?
O lambri pode ser usado para cobrir uma parede inteira ou apenas metade. A técnica também é aplicada em forros ou para adornar elementos da casa, como portas.
A paginação pode ser horizontal ou vertical, tudo vai depender da composição do projeto.
Uma das tendências mais recentes na decoração são as cabeceiras de lambri. Elas trazem elegância e causam a sensação de que o ambiente é maior. Sendo assim, é uma ótima alternativa para quartos pequenos.
No projeto abaixo, o lambri recebeu uma prateleira para quadros. Trata-se de uma dica para valorizar a decoração do ambiente.
O lambri também está fazendo sucesso na decoração de quartos infantis. Usado na cabeceira ou até mesmo no banheiro, ele traz alegria e aconchego para o cantinho dos pequenos.
Em relação às cores, o lambri de madeira é perfeito para decoração com estilo rústico. Se o cliente tem um estilo mais moderno, é possível pintar as ripas com cores neutras e trazer um ar de sofisticação para o projeto.
Veja também: Tipos de Tinta – Você Conhece Todos? Descubra Já!
Como instalar lambri?
Veja o passo a passo de como instalar lambri de madeira em uma cabeceira:
Materiais
- Barrotes
- Parafusos
- Lambri de madeira
- Pregos
- Massa para madeira
- Fundo preparador de madeira
- Tinta da sua preferência
- Marque a altura desejada para a cabeceira na parede.
- Parafuse o barrote (lembrando de deixar bem nivelado). O recomendado é incluir pelo menos 3 barrotes.
- Corte os lambris com a altura da cabeceira.
- Lixe o lambri para garantir que a superfície fique bem lisa.
- Fixe com um parafuso o primeiro lambri no barrote.
- Comece a encaixar o restante das réguas. As peças são colocadas por meio do encaixe tipo macho e fêmea.
- Caso você vá pintar a cabeceira, tampe os buracos dos pregos com massa para madeira. Após a secagem, lixe a passe um pano para tirar o pó.
- Passe o fundo preparador de madeira para que a tinta fixe bem na cabeceira.
- Finalize com a tinta.
Veja +12 Projetos com Lambri Que Vão Encantar
Qual desses projetos com lambri você mais gostou? Compartilha com a gente nos comentários!