Tradição, sólidos valores e busca constante pela inovação são atributos que muitas empresas pregam, mas que nem todas garantem com precisão.
Por isso, não é à toa que a Knauf é reconhecida por ser uma empresa diferenciada no segmento. De origem alemã, ela é referência mundial em materiais para construção a seco (Drywall), presente em mais de 60 países e com uma trajetória sólida e familiar.
Ao longo de muitas décadas, a Knauf mantém os seus valores de cooperação, união e parceria com clientes e fornecedores, aliando tradição e modernidade.
Uma empresa gerida até hoje pela família fundadora e que tem como premissa ajudar outras famílias a ter construções funcionais e que atendam realmente às suas necessidades de espaço, conforto acústico, flexibilidade e segurança.
Antes, que tal aprender um pouco mais sobre o drywall?
- Como surgiu o drywall? Veja como a destruição do centro de uma cidade levou à inovação
- Confira os mitos e verdades sobre o que é Drywall e veja como ele realmente funciona
- Praticidade e criatividade: 4 provas de que nada é impossível com o uso criativo do drywall
Conheça um pouco da trajetória da Knauf no Brasil e no mundo:
1932 – A história da empresa começa com os irmãos e engenheiros Alfons e Karl Knauf, adquirindo os diretos de mineração de um depósito de gipsita em Schengen, Luxemburgo.
1933 – Após o grande sucesso, os irmãos abrem a primeira fábrica de chapas de Drywall em Perl an der Mosel, na Alemanha.
1949 – A sede da Knauf é transferida para Iphofen, também na Alemanha.
1958 – Em Iphofen o crescimento da empresa familiar evoluiu e inovou, incorporando para este sistema parâmetros de alta qualidade em isolamento térmico e acústico, incluindo componentes de processamento, ferramentas especiais e perfis metálicos para construções de paredes e tetos.
1970 – A Knauf continuou inovando e expandindo a sua gama de produtos, com sistemas de tetos minerais e a placa de cimento Aquapanel. Também produziu peças moldadas a partir de poliestireno expandido para embalagens e componentes moldados por injeção para a indústria automotiva e de produtos eletrônicos de consumo, que foram produzidos principalmente na França.
1978 – A Knauf assumiu uma instalação de produção de material de isolamento de lã de vidro em Shelbyville (EUA).
1980 – Nikolaus e Baldwin Knauf, filhos dos fundadores, assumem a administração e crescimento do Grupo Knauf.
1997 – A Knauf chega ao Brasil comercializando seus sistemas produzidos na Europa.
1998 – Início da parceria entre a Knauf do Brasil e o Senai para ministrar cursos de formação de instaladores de sistemas Drywall.
2000 – Em março, é inaugurado o 1º parque industrial da Knauf do Brasil, no município de Queimados, Baixada Fluminense, com área construída de 140.000m². Já em outubro, a Knauf do Brasil recebe o certificado de Sistema de Gestão da Qualidade conforme os requisitos da ISO 9001, para o escopo “produção de chapas e perfis para Drywall e venda de sistemas de construção a seco”.
2011 – A Knauf do Brasil amplia a capacidade de produção anual da fábrica de Queimados para 25 milhões de m² de chapas para Drywall.
2013 – Inauguração do Centro de Treinamento de Drywall Knauf/Ireso (organização filantrópica com sede na Alemanha) e Senai, no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro. Em agosto, tem início a primeira turma de formação de instaladores, com apoio psicossocial a jovens com 17 a 25 anos.
2014 – Inauguração do 2º parque industrial da Knauf do Brasil no município de Camaçari, na Bahia, com área construída de 156.900 m² e capacidade de produção anual de 20 milhões de m2 de chapas para Drywall.
Consolidação mundial do nome Knauf
A administração do Grupo Knauf está nas mãos de Manfred Grundke e Alexander Knauf. A empresa tem agora 150 unidades de produção e organizações de vendas em mais de 60 países, 24.000 funcionários em todo o mundo e vendas de 5,7 bilhões de euros.
No Brasil, a Knauf possui dois parques industriais, em Queimados (Rio de Janeiro) e Camaçari (Bahia), somando uma produção anual de 45 milhões de m² de chapas de Drywall, diversos certificados, parcerias e centros de treinamento.
Treinamento é apenas uma das vantagens da Knauf. Confira as outras!
Drywall Knauf especializado para cada necessidade do seu projeto
Ao longo de todos esses anos, a Knauf desenvolve produtos com qualidade e tecnologia avançada para atender às necessidades de arquitetos, designers de interiores e engenheiros.
Chapa Resistente à Umidade – a chapa verde, como também é conhecida, contém em sua fórmula hidrofugantes, como o silicone, que são repelem respingos, escorrimentos e vapor condensado, tornando mais fácil e segura a colagem de revestimentos cerâmicos. A chapa resistente a umidade é ideal para banheiros, cozinhas e lavanderias.
Chapa Resistente ao Fogo – a chapa rosa, como também é conhecida, é a opção adequada para ambientes com maior propensão a fogo e incêndios, pois ela resiste por maior tempo a esse tipo de exposição. Esse é o caso de salas de servidores, saídas de emergência, galpões industriais e proteção de cabos elétricos.
Linha Cleaneo – uma chapa diferente de tudo o que você já viu. Além de ser produzida exclusivamente pela Knauf, ela oferece diferencial em desempenho, estética e neutralização de odores. A sua composição contém perfurações quadradas, redondas, aleatórias e em blocos, que promovem absorção e conforto acústico, além de receber o tratamento Cleaneo, que melhora continuamente a qualidade do ar. É ideal para ambientes fechados, como restaurantes, shoppings, teatros, espaços de lazer, casas de show e hotéis.
Linha Flexboard – chapa mais delgada e desenvolvida especialmente para permitir a execução de curvas em paredes, tetos e revestimentos, com raios a partir de apenas 30 cm. Oferece mais possibilidades e design diferenciado aos projetos.
Linha Safeboard – chapa desenvolvida para blindar ambientes com utilização de raios-x para diagnósticos, impedindo a passagem da radiação a outros aposentos. Além disso, é resistente, possui ótimo isolamento acústico e resistência ao fogo. Indicada para hospitais e consultórios médicos.
Linha Kleanboard – seu revestimento vinílico, nos padrões linho e liso, facilitam a sua limpeza e tornam o seu uso mais seguro. É ideal para hospitais, laboratórios e clínicas.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com a gente nos comentários!!
Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.