O jardim de inverno simples é um modelo de jardim cultivado dentro de uma propriedade residencial ou comercial. No projeto, o jardim de inverno simples normalmente fica anexado a outros ambientes como salas, cozinhas, banheiros, quartos, home offices, corredores, áreas de recepção e salas de reunião.
Por isso, se você profissional de arquitetura ou design de inteiros deseja trazer a natureza para dentro do seu projeto, não deixe de apostar na construção de um jardim de inverno simples. Neste post, vamos discorrer sobre o conceito e as vantagens de ter um jardim de inverno simples em casa, mencionar quais as plantas ideais para cultivo além de 6 dicas valiosas para decorar esse cantinho. Confira e se inspire em vários projetos!
O que é um jardim de inverno?
O jardim de inverno simples é um modelo de jardim cultivado dentro de uma propriedade residencial ou comercial. No projeto, o jardim de inverno simples normalmente fica anexado a outros ambientes como salas, cozinhas, banheiros, quartos, corredores, áreas de recepção, salas de reunião e estabelecimentos comerciais.
Esse modelo de jardim é de origem europeia e surgiu no século XVII. Como o inverno europeu é muito frio as baixas temperaturas dificultavam o plantio de determinadas plantas em áreas externas. Como solução, os moradores passaram a trazer um pouco de terra e algumas mudas para dentro de casa, de forma que as plantas ficassem mais protegidas do frio congelante. A partir daí, inúmeros projetos de paisagismo residenciais e comerciais passaram a apostar no cultivo do jardim de inverno simples.
Veja também: O que é Arquitetura Bioclimática? Veja os Benefícios e Exemplos a Seguir
Quais as vantagens de ter um jardim de inverno?
O jardim de inverno simples pode trazer diversos benefícios tanto para o imóvel como para os moradores e visitantes que frequentam o ambiente. Confira abaixo algumas das vantagens de ter um jardim de inverno simples.
- Melhora a saúde mental e física dos moradores, funcionários e visitantes do imóvel;
- Melhora a qualidade do ar do ambiente, já que algumas espécies têm a capacidade de filtrar poluentes do ar;
- Traz mais umidade, equilibrando a temperatura interna dos ambientes;
- Criar uma área extra para descanso e contemplação da natureza;
- Aumenta a valorização do imóvel.
Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto
Quais são as plantas para jardim de inverno?
Como a iluminação dentro dos imóveis é normalmente menor, a dica é apostar em espécies de plantas de sombra e meia sombra, de forma que elas possam crescer de maneira saudável em espaços mais iluminação natural reduzida. Confira abaixo alguns exemplos de plantas de meia sombra e de sombra que podem ser cultivadas em ambientes internos.
Confira 20 plantas ideais para jardim de inverno simples
- Cróton
- Cheflera
- Samambaia
- Costela de Adão
- Espada de São Jorge
- Zamioculca
- Peperômia
- Bromélias
- Singônio
- Palmeira Bambu (Camedorea Elegante)
- Palmeira Areca
- Antúrio
- Lírio da Paz
- Orquídea
- Violetas
- Comigo Ninguém Pode
- Pacová
- Maranta
- Suculentas
- Cactos
No entanto, se o jardim de inverno simples for mais ventilado e receber grande quantidade de luz natural, a recomendação é investir em plantas que se adaptem a essa realidade. Outro ponto a ser levado em consideração durante o planejamento do jardim de inverno simples é quanto a cobertura do local, ou seja, se o local conta com clarabóia de vidro, material translúcido ou se o vão é aberto permitindo a entrada total de luz natural e ventilação, pois isso também irá influenciar na escolha das espécies de plantas para o jardim e inverno simples.
Veja também: Paisagismo Residencial: O Que É, Vantagens e 5 Aplicações Práticas
Como fazer um jardim de inverno simples e barato
Apesar de muitas pessoas preferirem construir um projeto de jardim de inverno simples em ambientes de convivência como salas de estar e jantar, não existe uma regra ou local específico do imóvel onde o jardim de inverno simples pode ser feito. Mas, afinal, como fazer um jardim de inverno simples e barato?
O primeiro passo é definir onde será construído o jardim de inverno simples, pois a partir daí será possível avaliar as condições de ventilação e iluminação natural do local. Isso porque, a partir das características de iluminação natural e ventilação, será possível escolher as espécies de plantas ideais para o local. Além disso, é necessário decidir se as respectivas plantas serão cultivadas diretamente no solo ou plantadas em vasos.
Agora em se tratando de um espaço muito pequeno aposte no cultivo do jardim vertical e se o tamanho do ambiente ainda permitir você pode complementar a decoração com pedras, seixos, cascalhos ou argila expandida.
Como decorar jardim de inverno: 6 dicas valiosas para se inspirar
O jardim de inverno simples pode ser cultivado em diferentes lugares e ser formado com diferentes composições de plantas e elementos decorativos. para te auxiliar nessas etapas de construção, separamos abaixo algumas dicas valiosas que certamente irão deixar seu jardim de inverno simples ainda mais bonito.
1. Use pedras, seixos, cascalhos e argila expandida
Pedras, seixos, cascalhos e argilas expandidas além de agregar beleza ao jardim de inverno simples também ajudam na preservação das plantas, já que esses materiais funcionam como uma camada que mantém a terra úmida por mais tempo.
A dolomita, por exemplo, é uma pedra branca que pode ser encontrada em diversos tamanhos e formatos. Assim como os seixos, as dolomitas também são capazes de criar um contraste atrativo na decoração do jardim de inverno simples como mostra a imagem abaixo.
2. Utilize vasos de plantas com diferentes tamanhos
Para criar lindas composições no jardim de inverno simples a dica é mesclar diferentes vasos e espécies de plantas. Para isso, esteja atento ao contraste de plantas, formato das folhas, estampa das folhas e altura das plantas. Contudo, fique atento ao crescimento das mudas para que uma planta não atrapalhe o desenvolvimento da outra. A recomendação é manter as plantas maiores e mais robustas ao fundo do jardim de inverno simples, enquanto na frente dentro dos vasos menores é cultivado plantas de pequeno porte.
Veja também: Vaso de Fibra de Vidro: O Que É, 5 Vantagens e Modelos Exclusivos
3. Otimize o espaço com o jardim vertical
Em se tratando de ambientes pequenos uma alternativa bacana é apostar na construção de um muro verde, também conhecido como jardim vertical. Dessa forma, você aproveita o espaço da parede e amplia a sensação de frescor no espaço. As plantas pendentes são perfeitas para esse cenário e deixam o seu jardim de inverno simples ainda mais lindo. Monstera Oblíqua, Samambaia, Peperômia-filodendro, Planta Jiboia e Hera Variegata são alguns exemplos de espécies de plantas pendentes que gostam de sombra.
4. Decore o espaço com fontes ou chafariz
Pequenas fontes e chafariz para jardim são também uma alternativa para criar um ponto de destaque no seu jardim de inverno simples. Além de agregar beleza ao espaço, esses itens acabam intensificando a sensação de relaxamento e contemplação da natureza.
5. Aposte no uso de pisantes de jardim
Seja como peças decorativas ou auxiliando na passagem de pessoas de um lado ao outro, os pisantes de jardim também agregam beleza ao jardim de inverno simples e devem ser escolhidos com atenção e planejamento para que se conectem com o restante da composição. Decks de madeira, bolachas de madeira, pedras, lajota ecológica, piso ecológico de bambu são alguns exemplo de pisantes que podem fazer parte do seu projeto.
6. Não esqueça de projetar a iluminação de jardim
para complementar a decoração do jardim de inverno simples não deixe de investir em alguns pontos de luz no espaço. Afinal, a iluminação de jardim pode trazer ainda mais destaque para o seu projeto durante a noite. E ao contrário do que muitas pessoas pensam não é necessário grandes investimentos para formar uma composição iluminada. Os famosos espetos de luz para jardim com bateria são perfeitos para esse ambiente e proporcionam o destaque das plantas do local.