Escolher a janela de cozinha correta é fundamental para garantir o design e a funcionalidade perfeita para o ambiente. Afinal, as janelas além de agregarem valor na decoração do imóvel, trazem a sensação de amplitude e garantem a boa luminosidade e ventilação no espaço.
No mercado opções de janela de cozinha não faltam, por isso se você ainda tem dúvidas sobre qual modelo escolher, não se preocupe: neste post, vamos compartilhar dicas e informações sobre como escolher a melhor janela de cozinha para o seu projeto. Confira!
Qual a melhor janela para cozinha?
Há uma infinidade de modelos de janela de cozinha no mercado e elas são classificadas de acordo com o seu tipo de abertura. Confira abaixo os 8 tipos de janelas mais utilizados no mercado:
1. Janela de cozinha basculante
A janela de cozinha basculante é aquela que funciona por meio de um básculo (alavanca que quando acionada permite abrir e fechar a janela). Normalmente feita com placas de vidro, a janela basculante abre para fora e permite uma entrada regular de ventilação no espaço.
Amplamente utilizada em projetos de arquitetura, a janela de cozinha basculante é perfeita principalmente para compor a decoração de ambientes pequenos, já que sua estrutura abre para fora e não ocupa tanto espaço.
Veja também: Tiny House – Aprenda Como Projetar e Inspire-se com 41 Exemplos Lindos
2. Janela de cozinha de abrir
A janela de abrir possui geralmente duas folhas que podem ser projetadas para abrir tanto para fora como para dentro do imóvel, a depender do espaço disponível. E ao contrário do que muitos pensam, apesar desse modelo de janela ser muito utilizado em salas e quartos, pouco a pouco a janela de cozinha de abrir foi conquistando seu espaço, já que sua estrutura proporciona bastante ventilação ao ambiente.
Veja também: Torneira Para Cozinha – Como Escolher + 5 Tipos Modernos
3. Janela de cozinha de correr
A janela de correr funciona por meio do deslizamento horizontal das folhas e permite uma entrada regular de iluminação e ventilação no ambiente. Sua estrutura é indicada para imóveis pequenos, pois além de trazer um toque moderno ela pode ser instalada em diversos tamanhos. Não é à toa que muitos arquitetos têm usado a janela de cozinha de correr em muitos projetos.
Veja também: Confira 4 dicas para criar iluminação de cozinha perfeita
4. Janela de cozinha pivotante
A janela de cozinha pivotante apresenta abertura horizontal onde a folha de vidro gira sobre o seu próprio eixo (pivô). Sua estrutura pode ser composta por apenas uma folha ou várias unidades (formando uma única maior).
5. Janela de cozinha Bay Window
A janela de cozinha é o tipo de janela que se projeta para fora do imóvel, ou seja, sua extensão ocupa 3 fases da parede, necessitando de maior espaço para ser instalada. No projeto, a janela de cozinha bay window proporciona grande ventilação, luminosidade além de um design único e irreverente para o ambiente.
6. Janela de cozinha Maxim-ar
Semelhante à janela basculante, a janela máxima deve ser aberta na vertical, ou seja sua folha é projetada para abrir para o lado de fora do ambiente. Sua estrutura é indicada para banheiros, áreas de serviço e como janela de cozinha maxim-ar. Além de favorecer a ventilação do espaço, a depender do tipo de vidro utilizado, a janela maxim-ar pode trazer privacidade.
Veja também: Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto
7. Janela de cozinha tombar
Se a ideia é inovar na decoração, a dica é apostar no uso da janela de cozinha tombar. Esse modelo de janela é bem similar a janela de cozinha maxim-ar, porém sua estrutura abre para o lado contrário, ou seja, para dentro do ambiente. Seu formato compacto além de agregar um toque charmoso ao décor, também é indicado para ambientes pequenos.
Veja também: Cozinha de Alvenaria: Veja Dicas Profissionais + 23 Ideias de Cair o Queixo!
8. Janela de cozinha guilhotina
A janela de cozinha guilhotina também é uma alternativa inteligente para economizar espaço no projeto. Sua estrutura funciona da seguinte forma: a folha superior é fixa, enquanto a folha inferior sobe e desce verticalmente. Sendo que, para manter a folha inferior aberta, ganchos metálicos nas laterais são usados para sustentar sua estrutura. A janela de cozinha guilhotina além de favorecer a entrada de luz natural e ventilação é indicada principalmente para cozinhas que seguem o estilo colonial ou clássico.
Veja também: Farm Sink: +30 Modelos e Dicas de Como Usar Essa Cuba no Projeto
Confira em nosso canal mais dicas sobre janela de cozinha
Materiais para janela de cozinha: tipos e indicações
Os modelos de janelas de cozinha também podem variar com base no material de fabricação: madeira, alumínio, vidro e assim por diante. Dessa forma, separamos abaixo algumas informações relevantes para que você seja mais assertivo durante a escolha da janela de cozinha para o seu projeto.
Janela de cozinha de alumínio
A janela de cozinha com acabamento em alumínio além de combinar com diferentes propostas decorativas também é fácil de limpar. As opções de janela de alumínio para cozinha com acabamento branco, por exemplo, são perfeitas para compor a decoração de ambientes clean. Já as janelas de cozinha com pinázios pretos, como é o caso do projeto abaixo, trazem um toque ainda mais moderno e sofisticado para a decoração.
Janela de cozinha de madeira
Para quem se identifica com uma atmosfera mais rústica e deseja trazer um toque mais aconchegante para a decoração, a dica é apostar na janela de cozinha de madeira. Elas permitem a entrada de luz e ventilação. Para um projeto mais harmônico procure escolher um tom de madeira que se assemelhe com a cor dos armários de cozinha. Vale comentar, que a janela de madeira com vasos de plantas e temperos forma uma combinação ainda mais perfeita.
Veja também: Cozinha Linear: Veja 17 Inspirações Lindas + Dicas Para Seu Projeto!
Janela de cozinha de vidro
A janela de vidro para cozinha também é uma opção muito usada nos projetos. Afinal, no mercado é possível encontrar diferentes opções de vidro para a janela como o vidro temperado, vidro jateado, vidro fantasia, vidro aramado, vidro laminado, vidro float dentre outras opções. Na imagem abaixo, por exemplo, a estrutura de abertura sistema Stanley para cortinas de vidro conta com trilhos por onde correm as lâminas de vidro. Assim, uma das folhas é fixa, enquanto o restante corre em sua direção, permitindo uma abertura ampla na parede do imóvel.
O que posso colocar na janela da cozinha?
Para valorizar ainda mais a decoração do ambiente você pode fixar a cortina para janela de cozinha com tecido liso, rendadas, bordadas, de macramê, estampadas, de patchwork ou outras que se conectam com o estilo do projeto. Fique atento apenas ao tamanho da cortina para janela de cozinha, para que o comprimento não alcance a bancada da pia ou não alcance demais eletrodomésticos do local, como fogão ou cooktop embutido.
Em projetos onde o cooktop ou fogão são embutido nas laterais da bancada da pia, por exemplo, a dica é investir na fixação de persianas (persiana tradicional, persiana rôlo, persiana romana…). Assim, você irá conseguir controlar melhor a entrada de luz natural e ventilação, subindo ou descendo verticalmente sua estrutura.
E aí, o que você achou deste post sobre janela de cozinha? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Como projetar uma cozinha? 9 dicas que irão salvar o seu projeto” e fique por dentro dos pontos de atenção que devem ser considerados por arquitetos e designers de interiores na hora de projetar esse ambiente tão especial.
Não há comentários em "Janela de Cozinha: Conheça os Melhores Modelos Para o Seu Projeto"