Jaime Lerner foi um arquiteto e urbanista brasileiro que teve passagem na vida política e contribuiu com a urbanização urbana de várias cidades do Brasil e do mundo.
Em 2018, ele foi eleito pela revista norte-americana Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, ficando atrás somente de Jane Jacobs.
O trabalho de Jaime Lerner se destaca em Curitiba, cidade em que ele foi prefeito durante 3 mandatos e criou um sistema de transporte coletivo que é referência em mobilidade urbana.
Quer conhecer mais sobre a vida e obra de Jaime Lerner? No post de hoje, vamos contar a história desse ícone do urbanismo brasileiro, acompanhe!
Veja também: Cidades Inteligentes – A Tecnologia Como Solução de Problemas Urbanos!
Jaime Lerner: biografia
Jaime Lerner nasceu na cidade de Curitiba (PR) e se formou em arquitetura e urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964.
Já na faculdade, Jaime Lerner demonstrava interesse em contribuir com a melhoria das cidades. Ainda aluno, ele idealizou com seus colegas o Plano de Circulação da Cidade.
Em 1970, Jaime Lerner foi escolhido prefeito de Curitiba pela Ditadura Militar. Em entrevista ao jornal El País, ele afirmou que tinha uma equipe formada por jovens comunistas e sabia que tinha pouco tempo para colocar suas ideias em prática.
Jaime Lerner comandou a Prefeitura de Curitiba mais duas vezes, nos períodos de 1979-83 e de 1989-92.
Ele também foi governador do Estado do Paraná duas vezes, entre 1995 e 2002.
A gestão de Jaime Lerner é lembrada até hoje pela criação do Sistema de Transporte Público de Curitiba, que tornou-se referência mundial de mobilidade urbana.
Confira alguns prêmios recebidos por Jaime Lerner:
- 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967)
- 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966)
- Silver Medal no “International City Design Competition”, University of Wisconsin, EUA (1989)
Jaime Lerner também foi professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná e professor convidado e conferencista nas universidades americanas de Berkeley (Califórnia), Cincinnati, Columbia (NY), e na universidade japonesa de Osaka.
Desde 2003, Jaime Lerner preside a empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, que já desenvolveu planos e projetos para cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, David (Panamá), Sinaloa (México) e Luanda (Angola), além de vários projetos para o setor privado.
Em 27 de Maio de 2021, aos 83 anos, o ex-governador Jaime Lerner veio a óbito em decorrência de complicações de doença renal crônica.
Veja também: Santiago Calatrava e a incrível arquitetura do espetáculo
Jaime Lerner: projetos
Jaime Lerner deu consultoria para diversos projetos no Brasil e no mundo. Ele também projetou sua própria casa, um dos clássicos da arquitetura brasileira. Confira seus principais projetos:
- Orla Moacyr Scliar – Porto Alegre (RS)
- Residência Lerner – Curitiba (PR)
- Mercado das Flores – Curitiba (PR) Ideia: Jaime Lerner/Arquitetura: Abrão Assad
- Teatro Paiol – Curitiba (PR) Ideia: Jaime Lerner/ Arquitetura: Abrão Assad
- Prefeitura Municipal – Curitiba (PR) Ideia: Jaime Lerner/Arquitetura: Abrão Assad
- Rua XV de Novembro – Curitiba (PR) Ideia: Jaime Lerner, Domingos Bongestabs, Lubomir Ficinski/Arquitetura: Abrão Assad
- Parque São Lourenço – Curitiba (PR) Ideia: Jaime Lerner/Arquitetura: Centro de Criatividade Roberto Gandolfi/Engenharia: Nicolau Klüppel
Veja também: Grandes arquitetos de Curitiba – conheça os principais e suas obras que dão vida à cidade
4 obras de Jaime Lerner em Curitiba
É impossível falar da arquitetura em Curitiba sem citar Jaime Lerner. Conheça seus principais projetos na cidade:
1- Sistema de Transporte BRT
Ao assumir a prefeitura de Curitiba em 1970, Jaime Lerner queria facilitar a locomoção dos habitantes da cidade, que naquela época tinha 700.000 moradores.
A ideia era criar um sistema que evitasse um crescimento desordenado e atenuasse a saturação do centro.
Como não havia a verba para a construção de um metrô, ele começou um estudo para criar um trólebus na superfície, com poucas paradas e uma faixa exclusiva.
Os tubos nas paradas permitiriam o embarque rápido por várias portas, como no metrô.
Assim surgiu o BRT, um sistema inédito no mundo. A cidade recebeu uma canaleta exclusiva para a circulação dos expressos e o espaço restante foi dedicado aos carros.
Já as ligações de longa distância foram acomodadas em vias paralelas rápidas.
Atualmente, o Sistema de Transporte Coletivo criado por Jaime Lerner transporta cerca de 2 milhões e 300 mil passageiros diariamente.
2- Parque Barigui
O lote de terra pertencente a Mateus Martins Leme foi transformado em parque em 1972 por Jaime Lerner.
Ele foi criado para controlar as enchentes que afetavam Curitiba na década de 70 e inspirou outras áreas com o mesmo objetivo.
A área de 1,4 milhão de metros quadrados ajudou a instituir a política de preservação de remanescentes florestais e da rede de drenagem natural (ao invés de represar as águas).
O parque criado por Jaime Lerner oferece uma academia, um bistrô e outras diversas opções de lazer.
3- Ópera de Arame
O projeto da Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba, foi idealizado por Jaime Lerner e projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs.
Ele foi erguido no Parque das Pedreiras em um terreno cercado por lagos, vegetação e cascatas.
Inaugurado em 1992, esse projeto idealizado por Jaime Lerner recebe todo tipo de espetáculo e tem capacidade para 1.572 pessoas.
O Teatro Ópera de Arame foi construído com ferro tubular, tela aramada e cobertura transparente em policarbonato. A área construída tem 4 mil m² distribuídos em 3 níveis.
4- Jardim Botânico e Museu Botânico
Em sua terceira gestão na prefeitura de Curitiba, Jaime Lerner implementou o bairro conhecido hoje como Jardim Botânico.
Anteriormente, a região se chamava Capanema e abrigava a maior ocupação irregular de Curitiba.
Em 1991, com a inauguração do Jardim Botânico no local, houve um plebiscito popular que decidiu pela mudança do nome do bairro.
Dentro do Jardim Botânico está o Museu Botânico, fundado em 1965 pelo botânico Gerdt Hatschbach.
Seu herbário tem cerca de 400 mil amostras. Trata-se de um dos maiores acervos de gêneros e família de plantas do Brasil, que começou a partir da doação do acervo pessoal do seu fundador.
Jaime Lerner e a polêmica do Minhocão
No começo de 2019, a Prefeitura de São Paulo anunciou a construção do Parque Minhocão.
O projeto, baseado em um estudo de Jaime Lerner, promete revitalizar o Elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão.
Entre as mudanças previstas, está a desativação definitiva de 900 metros da via, a instalação de áreas verdes, equipamentos de lazer e ciclovias.
Porém, em junho de 2019, a Justiça suspendeu em caráter provisório a lei municipal que tira do papel o projeto de Jaime Lerner.
De acordo com o Ministério Público, ainda não há estudos técnicos suficientes sobre os impactos do parque para a região.
Quais os legados que Jaime Lerner deixou para Curitiba?
Afinal, o que Jaime Lerner fez por Curitiba? Confira abaixo algumas das principais contribuições do arquiteto Jaime Lerner para Curitiba.
- Sistema de Transporte BRT
- Parque Barigui
- Parques São Lourenço, Tingui e Tanguá
- Parque do Iguaçu e Jardim Zoológico
- Teatro Paiol
- Rua 24 Horas
- Calçadão da Rua XV
- Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE)
- Residência da Rua Bom Jesus
- Jardim Botânico e Museu Botânico de Curitiba
- Ópera de Arame
Jaime Lerner e a Acupuntura Urbana
Publicado em 2003, o livro Acupuntura Urbana, de Jaime Lerner, tornou-se rapidamente uma das referências para os interessados em urbanismo.
Na obra, Jaime Lerner fala sobre sua experiência como prefeito de Curitiba e como criou projetos que mudaram a cara da cidade.
Para Jaime Lerner, essas alterações funcionaram como agulhadas que trouxeram vida aos centros nervosos atingidos.
Jaime Lerner também é autor de outros livros: “O vizinho: parente por parte de rua” – 2005, “O que é ser urbanista (ou arquitetos de cidades) – 2011 e “Quem cria, nasce todo dia” – 2015.
Jaime Lerner mudou a vida de muitas pessoas com seus projetos urbanísticos.
E você, também gostaria de realizar o sonho dos seus clientes? Conheça o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido para arquitetos e designers que querem dar um UP na carreira: