Você possui um site ou blog e não está conseguindo gerar contatos? Você está começando a pensar que esse tipo de estratégia de marketing digital não funciona e que não é para você? Se sim, o que pode estar faltando para você é apenas criar um Ímã Permanente.
Um Ímã Permanente, como o próprio nome menciona é um material que não perde o magnetismo, que atrai pessoas para sempre. Então, criando um Ímã hoje, você poderá capturar cadastros agora, amanhã, no mês seguinte e assim por diante.
Se você tem interesse em descobrir como atrair mais contatos, como segmentar sua audiência e como ter mais pedidos de orçamento, você pode acompanhar a apresentação abaixo, ler esse artigo ou assistir o vídeo completo da palestra no final do texto.
Quais os objetivos do Ímã Permanente
O objetivo principal ao se criar um ímã é aumentar seu número de contatos. Atualmente, muitas empresas estão trabalhando com marketing digital e um dos principais ativos que você pode ter é justamente uma lista de e-mails.
Outro fator importante para se criar um ímã permanente e educar o seu mercado é que pesquisas mostram que empresas que estão usando materiais ricos para ajudar seus clientes aumentam em até 10 vezes a conversão de visitantes no site em cadastros.
Uma pergunta comum que muitas pessoas fazem e você também pode estar se perguntando é se você deve contratar alguém para isso. A resposta é sim e não. Vou explicar o porquê.
Caso você tenha tempo e deseje investir em aprender uma habilidade nova, é extremamente viável você criar tudo sozinho com auxílio de algumas ferramentas. E nesse texto vou te mostrar todas as empresas ou softwares que você pode usar para criar seu Ímã Permanente sozinho.
Entretanto, se você não possui muito tempo ou quer focar somente nos seus projetos, você pode contratar freelancers ou empresas especializadas para criar tudo para você. Também nesse texto vou te indicar possíveis empresas para você contratar.
Antes de entrar nas ferramentas e empresas, você precisa conferir algumas dicas que são extremamente valiosas e necessárias para criar seu Ímã Permanente da maneira correta.
Como criar seu Ímã Permanente em 5 passos
1) Escolha um público alvo (crie uma persona)
- Identifique as dores do seu cliente
- Identifique os desejos do seu cliente
- Quanto mais específico, melhor
Como criar uma persona?
- Converse com seus usuários
- Faça uma pesquisa com todos os perfis
- Estude dados de mercado
Uma ferramenta gratuita que você pode usar para criar sua persona é o Gerador de Personas.
E para te ajudar a criar uma proposta de valor para seu negócio você pode conferir esse texto sobre a metodologia do Círculo Dourado.
2) Eleja um formato de conteúdo
- E-book
- Infográfico
- Webinar
- Entre outros
Como eleger um formato de conteúdo?
- Brainstorming
- Pesquisa com seus usuários
- Análise da concorrência
3) Produza um conteúdo e material relevante
- Que resolva uma dor real
- Que seja prático
- Benefícios / dores
Como criar um material relevante?
- Sozinho ou com ajuda de ferramentas
- Uso de sites freelancers
- Contratar uma empresa especializada
Veja também: 7 livros que não são de arquitetura, mas que todo arquiteto deveria ler
4) Tenha uma página de cadastro (landing page)
- Poucos campos para preencher
- Texto e imagens escaneáveis
- Lista de benefícios / dores
Como criar uma página de cadastro?
- Sozinho ou com ajuda de ferramentas
- Uso de sites freelancers
- Contratar uma empresa especializada
5) Divulgue o seu material
- Entenda qual melhor horário e dia para divulgar
- Segmente a sua base
- Adicione o conteúdo ao seu site ou blog
Como divulgar seu material?
- E-mail, redes sociais ou mídia paga
- Parceiros estratégicos
- Seja criativo
Você já tem um plano de marketing? Estruture o seu e tenha uma divulgação eficiente!
6 ferramentas para te ajudar a criar o seu Ímã Permanente
1) Resultados Digitais
Por meio do RD Station, uma ferramenta da Resultados Digitais, você consegue criar páginas de cadastros, agendar a divulgação do material nas redes sociais e enviar e-mails para sua base de contatos. Todos os recursos são bem simples e fáceis de usar, além de extremamente intuitivos.
2) Rock Content
A Rock é uma empresa especializada em marketing de conteúdo. Eles podem ajudar você na produção de conteúdo para seu blog e eles também criam e-books. Tanto a parte do conteúdo, quanto o design.
3) Freelancer
Esse é um dos maiores sites de freelancers do mundo. Você pode contratar pessoas para criarem seu site, página de cadastro, conteúdos para seu blog, configurar o envio de e-mails, criação dos seus e-books e muito mais. Funciona como um leilão: você informa qual o trabalho a ser feito e estipula um valor que deseja pagar. Então, vários freelancers vão te enviar orçamentos.
4) Unbounce
Ferramenta voltada para criação de páginas de cadastros. No Unbounce você também consegue criar de forma intuitiva e extremamente rápida qualquer página. Além de ser gratuito.
5) Beacon
Uma maneira gratuita de você de você criar o seu e-book. Basta subir seus textos do blog e ele automaticamente gera um PDF já todo organizado e diagramado para você.
6) Mailchimp
Ferramenta voltada para o envio de e-mails. Vai te ajudar na divulgação do seu Ímã Permanente para sua base de cadastros. O Mailchimp te permite criar templates de e-mails com um layout muito bonito e bem simples de ajustar.
Veja também: 22 Ferramentas de marketing digital para arquitetos
Erros comuns ao se criar um Ímã Permanente
- Material sem qualidade
- Não existir uma página de obrigado
- Falta de relacionamento com quem baixou
- Não divulgar a página do imã
- Apostar em redes que não trazem resultados
- Não focar em design e usabilidade
Melhores práticas ao se criar um Ímã Permanente
- Design responsivo
- Usar parceiros para divulgação
- Foque a comunicação no seu público
- Tenha um relacionamento por e-mail
- Siga o Ciclo do Encantamento
Veja mais palestras sobre o Ciclo do Encantamento:
Para mais detalhes sobre estratégias do Ímã Permanente, você pode ver abaixo a palestra do Pedro Renan, nosso Gerente de Marketing B2B.