Diagrama Unifilar é um desenho técnico desenvolvido com softwares específicos, como o AutoCAD, que representa graficamente as instalações elétricas de uma obra. Ele é feito sobre uma planta baixa arquitetônica e sua simbologia é definida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Ele faz parte dos projetos complementares e é criado pelo eletricista a partir da necessidade energética do ambiente.
Trata-se do diagrama elétrico mais usado na obra, pois é utilizado juntamente com a planta baixa arquitetônica.
É claro que o arquiteto não precisa conhecer a fundo o conceito do diagrama unifilar, mas entender o básico é sempre interessante para acompanhar a obra, não é mesmo?
Por isso, no post de hoje, vamos mostrar a simbologia do diagrama unifilar e outros tipos de diagramas elétricos. Acompanhe!
O que é um diagrama unifilar?
Diagrama Unifilar é um desenho técnico desenvolvido com softwares específicos, como o AutoCAD, que representa graficamente as instalações elétricas de uma obra. Ele é feito sobre uma planta baixa arquitetônica e sua simbologia é definida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O diagrama unifilar é um dos 4 tipos de diagramas elétricos existentes (falaremos sobre os outros três ao longo do texto).
Mas, afinal, o que é um diagrama elétrico?
Trata-se de uma simbologia utilizada para identificar uma instalação elétrica a fim de organizar um determinado serviço.
O diagrama elétrico ajuda o eletricista a entender onde deve ser feita cada instalação de acordo com a necessidade energética do projeto.
Mas voltando ao diagrama unifilar, ele faz parte do projeto complementar elétrico e, basicamente, mostra em que pontos da obra serão incluídos todos os elementos relacionados aos circuitos elétricos.
Veja o que é mostrado pelo diagrama unifilar:
- A localização de pontos de energia ou cargas;
- O encaminhamento de eletrodutos;
- A localização de quadros de distribuição;
- A quantidade e características dos condutores.
Com o diagrama unifilar residencial, é possível observar todo o trajeto dos condutos por meio de um único traço.
Mas vale destacar que as linhas que ligam os símbolos dos componentes não representam apenas um fio, e sim todos que passam por aquele eletroduto.
Por que utilizar o diagrama unifilar?
O diagrama unifilar residencial é a forma mais conhecida de representar um circuito elétrico e seus componentes.
Em circuitos elétricos simples, basta um pequeno desenho para mostrar a passagem dos fios e posicionamento dos eletrodutos, interruptores e lâmpadas.
Porém, em projetos maiores, é necessário fazer uma representação gráfica que transmita um maior detalhamento dos circuitos elétricos. É aí que entra o diagrama unifilar.
O diagrama unifilar representa um sistema elétrico de forma mais simplificada, já que identifica o número de condutores e seus trajetos num único fio.
Outra vantagem do Diagrama Unifilar é que ele ajuda a evitar problemas futuros com a instalação elétrica.
Por meio dele, é possível observar se há excessos no eletrodutos e condutores nas caixas de passagem de fios, evitar muitos cruzamentos dos fios no interior das paredes e planejar as caixas para que não fiquem em locais de difícil acesso.
Para fazer a leitura do diagrama unifilar, é necessário conhecer a simbologia definida pela ABNT.
Diagrama unifilar: simbologia
A simbologia de um diagrama unifilar e de outros diagramas elétricos é uma representação visual universal. Ou seja: se um eletricista consegue ler um diagrama unifilar no Brasil, ele vai conseguir interpretar o de outros países também.
A escrita, obviamente, será diferente, mas o fundamento será o mesmo.
Os traços do diagrama unifilar representam os eletrodutos e cabos. Veja na imagem abaixo outras simbologias do diagrama unifilar:
Quais são os outros tipos de diagramas elétricos?
Diagrama funcional
O diagrama funcional representa parte da instalação elétrica, e nunca o projeto elétrico inteiro. Ou seja, ele é focado.
Esse diagrama elétrico apresenta todos os condutores e componentes e tem uma representação muito clara. Ele não demonstra com exatidão a posição exata dos componentes nem medidas de cabos ou o percurso real deles.
Costuma ser usado para explicar o funcionamento e não o posicionamento de componentes.
Diagrama multifilar
No diagrama multifilar, a representação dos condutores é bem mais detalhada.
Assim como o diagrama funcional, ele mostra todos os condutores e componentes.
Mas, além disso, o diagrama multifilar tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta.
Diferente do diagrama unifilar, o diagrama multifilar tem uma complexidade maior de interpretação. Por esse motivo, ele costuma ser usado apenas em circuitos elementares.
No caso de projetos de edificações, o mais recomendado é o diagrama unifilar residencial.
Diagrama trifilar
O diagrama trifilar costuma ser mais utilizado para representar comandos elétricos. Ele representa cada uma das três fases de um sistema elétrico e também suas respectivas variações.
Os diagramas trifilares são utilizados principalmente em projetos industriais, que têm, na maioria das vezes, os circuitos trifásicos.
Veja também: Saiba tudo sobre a NBR 5410 e evite acidentes elétricos
Como fazer um diagrama unifilar residencial: softwares utilizados
Com o avanço tecnológico, tem ficado cada vez mais simples criar o diagrama unifilar. Basta colocar todo o projeto arquitetônico em softwares específicos para ter acesso a ferramentas que vão inserir a simbologia correta.
Existem vários softwares no mercado que ajudam a criar um diagrama unifilar de forma prática e de acordo com a simbologia da ABNT. Veja quais são:
- AutoCAD (com o uso de plugin)
- Woca
- QEletroTech
- QiElétrico
- PRO-Elétrica
- AutoCAD Electrical
- CadProj Elétrica
Agora que você já sabe o básico sobre diagrama unifilar, multifilar, trifilar e funcional, confira o passo a passo para fazer uma instalação elétrica perfeita.
Não há comentários em "Entenda o que é Diagrama Unifilar e por que ele é essencial na instalação elétrica"