Para relacionar neste post as habilidades de um arquiteto, poderíamos simplesmente resumir a lista programática de um curso de arquitetura e apresentar cada uma das matérias aqui.
Afinal, se essas habilidades são tão importantes que estão incluída nas disciplinas do curso, com certeza serão necessárias para o sucesso na sua profissão.
Mas será que é isto que você está procurando? Uma lista fria de nomes como Desenho Técnico, Materiais e Técnicas de Construção ou Fundamentos para a Análise Estrutural?
Se é este seu interesse, é só acessar uma lista das disciplinas de uma boa faculdade de arquitetura, como esta, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná.
Agora, se você procura algo mais profundo e inspirador, tivemos uma ideia: pegamos algumas frases de arquitetos famosos e tentamos entender de forma prática como essas citações inspiradas podem se traduzir em habilidades de um arquiteto.
Confira nossa lista e aproveite para conhecer algumas frases famosas de arquitetos.
E se você quiser mais algumas dicas de arquitetos brasileiros, dê uma olhada em nossas 12 Dicas de arquitetos e designers de interiores para ajudar você a superar os desafios.
Habilidades de um arquiteto inspiradas em frases de grandes arquitetos
Prefiro desenhar do que falar. O desenho é mais rápido e deixa menos espaço para mentiras
- Habilidade de um arquiteto correspondente: saber se expressar por meio de recursos visuais e de maneira a fazer seus clientes entenderem perfeitamente o resultado final dos projetos.
Uma forma excelente de se expressar usando recursos visuais é montando uma maquete eletrônica. Veja como fazer uma e arrase na sua apresentação!
Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito
- Habilidade de um arquiteto correspondente: saber alcançar os maiores resultados com o mínimo de recursos, em outras palavras: ser produtivo e eficiente.
E seguindo nossas dicas de produtividade para arquitetos será bem fácil alcançar as metas com o mínimo de esforço.
Menos é mais
- Habilidade de um arquiteto correspondente: a mesma descrita acima, só que com menos palavras fica mais enfático.
Além de sua sustentabilidade e de sua inteligência, a arquitetura deve ser uma fábrica de emoções
- Habilidade de um arquiteto correspondente: conforto, usabilidade, sustentabilidade e outros fatores são muito importantes, mas nunca se esqueça que a arquitetura é uma forma de arte.
Para ser arquiteto, é preciso ser duas coisas: otimista e curioso
- Habilidade de um arquiteto correspondente: acreditar em seus projetos e testar novas maneiras de realizá-los são qualidades que não podem faltar a um arquiteto.
A arquitetura só se considera completa com a intervenção do ser humano que a experimenta
- Habilidade de um arquiteto correspondente: o arquiteto nunca pode se esquecer do objetivo final de suas obras: servir plenamente as pessoas que farão uso delas.
Um ótimo jeito de aplicar esse conceito é construindo construções acessíveis. Somente através da acessibilidade na arquitetura todos poderão fazer uso de suas obras.
O Jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem
- Habilidade de um arquiteto correspondente: observar a natureza para se inspirar e adaptar seus conceitos de forma que as pessoas possam usar os espaços com mais proveito e praticidade é uma qualidade essencial aos arquitetos paisagistas.
Alex Hanazaki é um arquiteto paisagista que sabe bem como aplicar esta idéia. Saiba mais sobre sua trajetória em nosso blog.
Se a inspiração é o momento prévio ao momento da criação, o detalhe construtivo é o que a faz possível
- Habilidade de um arquiteto correspondente: é necessário saber pôr em prática suas ideias. A criatividade não pode se transformar em uma obra inviável. É preciso conhecer a técnica construtiva a fundo para se obter este resultado de forma satisfatória.
A criatividade é uma habilidade que pode ser treinada através de exercícios de criatividade. Confira nossa lista com 6 exercícios para fazer com sua equipe.
O luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz
- Habilidade de um arquiteto correspondente: saber que a relação entre o custo de um material ou da execução de uma obra não é diretamente proporcional à satisfação do cliente: o barato sai caro, mas, por outro lado, nem tudo que custa caro é necessariamente melhor ou mais bonito.
Arquitetura é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias
- Habilidade de um arquiteto correspondente: é preciso dar um significado maior, que vai além da mera funcionalidade da obra, por meio de habilidades técnicas em conjunto com a sensibilidade artística.
A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz
Le Corbusier
- Habilidade de um arquiteto correspondente: o bom arquiteto deve ter a habilidade de usar a luz não apenas para manter os ambientes iluminados, mas também para valorizar suas formas.
O esboço ajuda a construção porque é a única parte espontânea do processo. Nela tudo é improvisação e surpresa, não se sabe o que vai acontecer
- Habilidade de um arquiteto correspondente: saber planejar e ter ideias de forma livre e espontânea. Ousar e inovar com ajuda da criatividade.
A arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, mas aspirar a ser atemporal
- Habilidade de um arquiteto correspondente: o profissional de arquitetura deve saber representar em sua obra um retrato dos valores e das tendências de seu tempo, mas de uma forma que, no futuro distante, ainda sejam reconhecidos e apreciados.
Um prédio não é um artefato isolado, um objeto de consumo para embrulhar. O individualismo exaltado leva a cidade à decadência
- Habilidade de um arquiteto correspondente: o bom arquiteto deve levar em conta o entorno, a harmonia com o espeço circundante e a integração funcional com as demais edificações. Sem isso a obra perde boa parte de seu valor.
A gente tem que sonhar, se não as coisas não acontecem
Depois de listar tantas habilidades de um arquiteto mais práticas e objetivas, terminamos nossa lista com esta dica de Niemeyer: nunca deixe de sonhar!
Se você quer ser um grande arquiteto, sua principal habilidade deve ser encantar seus clientes, conjugando beleza e funcionalidade.
Quer conhecer os segredos para isso? Então você precisa conhecer o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido especialmente para arquitetos e designers de interiores que queiram encantar seus clientes. Confira: