O Granito branco Siena é uma pedra natural usada há décadas em bancadas e pisos. Sua tonalidade clara é coringa e combina com ambientes minimalistas, cleans e que buscam leveza. Diante desse contexto, o granito branco Siena está sempre se renovando e continua sendo uma escolha interessante para vários tipos de projetos.
Para trazer inspiração e facilitar seu trabalho, no post de hoje vamos mostrar as vantagens e desvantagens do granito branco Siena e 14 inspirações modernas. Acompanhe!
O que é granito?
Granito é uma rocha natural formada basicamente por três minerais: mica, feldspato e quartzo. Ele é gerado no interior da crosta terrestre por resfriamento lento e solidificação do magma. Diante desse contexto, trata-se de uma pedra extremamente resistente e ideal para uso na construção civil.
Sua utilização é comum em:
- bancadas;
- pisos;
- escadas;
- pias;
- banheiras;
- halls de entrada;
- fachadas;
- soleiras;
- entre outras superfícies.
É comum utilizar o granito principalmente em projetos de cozinha e banheiro. Em relação às cores dos granitos nacionais, elas variam de acordo com a sua origem (região do país).
A pedra extraída na Bahia, por exemplo, tem cor azulada e desenhos grafistas sem padrão. Uma característica comum em todas as cores de granito é a presença de “pedrinhas” na superfície.
Agora que você já relembrou o que é granito, vamos mostrar tudo sobre o granito branco Siena.
Quais são as características do granito Siena branco?
O granito Siena branco apresenta uma mistura de tonalidades e se caracteriza pela presença de pontinhos em tons mais escuros, geralmente cinzas ou rosados. Apesar de não ser um branco absoluto, o granito branco Siena tem a tonalidade clara e fica perfeito em ambientes com a proposta clean ou minimalista.
Vale lembrar que o granito branco Siena faz parte da família do granito Branco Itaúna, que é extraído da cidade de mesmo nome localizada na Bahia. Os granitos brancos Itaúna são alguns dos mais vendidos devido a sua elegância, cores versáteis e bom custo-benefício.
Veja também: Cuba Suspensa – O Que é e Quando Usar no Projeto? +20 Modelos
Quando usar o granito branco Siena?
O cliente quer uma pedra natural clara que apresenta resistência e durabilidade? Sem dúvidas, o granito branco Siena é uma ótima opção para o projeto. Ele traz a sensação de limpeza e harmoniza bem com madeira clara ou escura.
Além disso, o granito Siena também combina com tons neutros como cinza, bege e o próprio branco. No exemplo abaixo, o granito branco Siena na cozinha criou uma linda composição com o nicho de madeira escura e o revestimento com paginação espinha de peixe.
Nesta outra inspiração de granito branco Siena na cozinha, temos uma pia com cooktop cinza e marcenaria de madeira clara.
O granito branco Siena pode ser aplicado em bancadas, lavatórios, pisos, escadas, rodapés, rodabancas, nichos, entre outras superfícies. Seja na cozinha, banheiro ou outros ambientes, o granito branco Siena traz praticidade para o dia a dia.
Qual é o preço do m² do granito branco Siena?
O preço do granito branco Siena pode variar, mas a média é de R$ 220,00 o m².
Granito branco Siena: vantagens e desvantagens
Vantagens
Durabilidade
É impossível falar sobre o granito no geral sem destacar a sua durabilidade. A pedra é bastante resistente a riscos e impactos, característica que garante seu uso durante muitos anos após a instalação. Não é à toa que o granito branco Siena é usado em locais de grande tráfego como aeroportos, shoppings, entre outros.
Resistência a mudanças de temperatura
A bancada de cozinha é uma superfície que tem contato direito com diferentes temperaturas, como o calor de uma panela ou o frio da água.
Sendo assim, é importante usar um material resistente a essas mudanças para evitar fissuras e quebras, não é mesmo? O granito branco Siena oferece essa vantagem, por isso é usado com frequência em pias e bancadas.
Custo
Outra vantagem do granito Siena branco é que seu custo é menor se comparado com o mármore ou até mesmo outros tipos de granito, como o preto São Gabriel. Trata-se de uma opção de pedra natural mais econômica que não deixa a desejar na qualidade e valor estético.
Baixa porosidade
A porosidade do granito é baixa se comparada a do mármore (fica entre 0,4 a 1,5%). Diante desse contexto, o granito branco Siena não absorve água com facilidade e mancha menos.
Cor versátil
A tonalidade do granito branco Siena é extremamente versátil e deixa o ambiente com aspecto mais claro e elegante. Ele costuma ser usado em projetos com paletas de cores neutras e permite várias combinações.
Facilidade de limpeza
Sabão neutro e um pano úmido são suficientes para fazer a limpeza do granito branco Siena.
Desvantagens
Pode manchar em contato com produtos químicos
Apesar de ter baixa porosidade, o granito branco Siena pode manchar se tiver contato frequente com sapólio, desinfetante, água sanitária, entre outros produtos de limpeza. Por isso, o recomendado é que a bancada seja limpa apenas com detergente neutro e esponja macia.
É importante destacar que o granito branco Siena também não pode ficar muito tempo em contato com a água parada, pois essa ação pode causar manchas irreversíveis.
Não é a opção mais confortável para regiões frias
Um piso de granito branco Siena é frio, por isso pode ser desconfortável em regiões com temperaturas baixas. Nesses casos, uma forma de contornar o problema é usando tapetes.
Inspire-se com +11 ideias com granito branco Siena
Qual desses projetos com granito branco Siena você mais gostou? Compartilhe com a gente nos comentários!