A grama sintética, também conhecida como grama artificial, é um material produzido por meio de polietileno virgem ou polipropileno que imita a grama natural. Podendo ser usada tanto em ambientes externos como internos, a grama sintética decorativa tem se tornado uma grande aliada na decoração de muitos projetos.
Por isso, se a ideia é criar um projeto charmoso e repleto de personalidade, não deixe de apostar no uso da grama sintética na decoração. Confira 8 formas criativas de como usar esse material no seu ambiente. Se inspire e surpreenda seu clientes com essa ideia!
O que é grama sintética?
A grama sintética, também conhecida como grama artificial, é um material produzido por meio de polietileno virgem ou polipropileno que imita a grama natural.
Quais são os tipos de grama sintética decorativa vendidas no mercado?
No mercado é possível encontrar 5 tipos de grama sintética com características e indicações de uso específicas.
- Grama sintética 10 mm: apresenta alta durabilidade e ótimo custo-benefício, sendo muito indicada para uso em escolas, parques urbanos e playgrounds;
- Grama sintética 12 mm: sua estética é bem similar a grama sintética 10 mm, porém apresenta fios mais curtos, sendo recomendada para uso em tapetes decorativos e áreas com pets;
- Grama sintética 20 mm: possui fios lisos que intensificam a sensação de conforto durante as pisadas, sendo muito usados em brinquedotecas, ambientes externos e internos;
- Grama sintética 30 mm: por contar com fios bicolores que simulam a aparência dos gramados naturais, esse tipo de grama sintética é muito usada em jardins e outras aplicações decorativas;
- Grama sintética 50/60 mm: são amplamente utilizadas em campos esportivos, já que possuem alta resistência ao pisoteio.
Veja também: 12 Tipos de Grama Para Jardim e Seus Usos no Paisagismo
Pode molhar grama sintética?
A grama sintética decorativa pode ser molhada sem que isso prejudique sua qualidade, inclusive, durante as etapas de limpeza e conservação do material a limpeza é feita com água e sabão.
Qual é a durabilidade da grama sintética?
A grama sintética decorativa tem uma vida útil média de 5 anos, no entanto, esse período pode ser estender ainda mais desde que tomados os devidos cuidados durante a instalação, limpeza e conservação do material. Por isso, que as etapas de como colocar grama sintética, principalmente em ambientes externos, devem ser acompanhadas por um profissional habilitado.
Quais as vantagens e desvantagens da grama sintética?
O uso da grama sintética no ambiente pode trazer inúmeros benefícios para o seu projeto. Confira abaixo algumas vantagens observadas e compartilhe essas informações com o seu cliente.
Confira 6 vantagens de usar a grama sintética decorativa
- Custo de manutenção baixo: por se tratar de um material sintético, a grama não precisa de podas, água ou compostos orgânicos que ajudam no crescimento;
- Economia de água: diferente das gramas naturais, a grama sintética não precisa ser molhada ao menos nas etapas de limpeza do material, o que confere uma economia de água significativa;
- Possui alta durabilidade quando tomado os devidos cuidados nas etapas de instalação, uso e manutenção;
- Existem diferentes tipos de grama sintética com tamanhos, espessuras e cores diferentes, facilitando o uso nos mais diversos estilos de decoração;
- Sua instalação é simples e pode ser feita em ambientes pequenos e amplos, assim como em áreas internas como externas;
- Quando bem cuidada, a estética da grama sintética permanece sempre verde e bonita.
Além das vantagens apontadas é importante também levar em conta as possíveis desvantagens que o uso da grama sintética decorativa pode trazer em cada projeto. Dentre as desvantagens observadas podemos destacar o custo da instalação que se mostra mais caro quando comparado ao custo da instalação de uma grama natural. A temperatura da grama sintética, também é um ponto a ser mencionado, quando o material está exposto sob sol quente. Isso porque, a grama sintética retém esse calor e fica muito quente, resultando em alguns casos problemas de queimaduras nos pés e mãos.
A grama sintética decorativa apesar de já possuir tratamento contra incêndios, caso caia alguma faísca sobre ela a grama sintética irá derreter, ou seja, o pedaço irá precisar ser substituído. Além disso, a urina de pets também pode prejudicar sua qualidade e estética quando não limpa com frequência.
Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto
8 formas criativas de usar a grama sintética na decoração
Afinal, onde posso usar a grama sintética? Confira abaixo 8 maneiras criativas de usar a grama sintética na decoração do seu ambiente.
1. Decoração da varanda ou terraço
A varanda ou terraço pode se tornar um espaço ainda mais agradável e acolhedor uma vez que o piso é forrado total ou parcialmente com grama sintética.
2. Decoração de ambientes sociais
A sala de estar ou sala de jantar pode ganhar uma decoração ainda mais aconchegante e descolada na presença de um lindo tapete de grama sintética. Essa sensação de relaxamento pode ser ainda mais intensificada quando combinada com vasos de plantas.
3. Decoração de ambientes intimistas
Em ambientes intimistas como os dormitórios o tapete de grama sintética além de agregar valor decorativo no espaço, incentiva a imaginação dos pequenos e também traz segurança, já que evitam o contato direto da criança com o piso frio.
4. Substituir a cabeceira de cama tradicional
Com muita criatividade é possível incluir a grama sintética em locais ainda mais inusitados, como é o caso da cabeceira de cama. Que tal estruturar um projeto com essa identidade? A dica aqui é pensar fora da caixa!
5. Trazer conforto para o espaço do home office
O espaço do home office pode se tornar um ambiente ainda mais agradável ao contar com a presença de um tapete de grama sintética. A sensação de conforto e relaxamento pode diminuir as taxas de ansiedade e stress, resultando em uma melhora na produtividade das atividades.
6. Ser usado como jardim vertical na decoração
Se você deseja trazer mais verde para os seus ambientes internos, porém recebe baixa incidência de luz natural no imóvel, uma alternativa bacana que pode ser utilizada é fixar a grama sintética decorativa nas paredes do cômodo formando um muro verde ou jardim vertical.
Veja também: Paisagismo Residencial: O Que É, Vantagens e 5 Aplicações Práticas
7. Decoração da área de lazer externa
Para quem não deseja ter as preocupações com a manutenção que um gramado natural exige, o uso da grama sintética pode ser uma ótima alternativa, ainda mais quando combinada com outros elementos decorativos como chafariz de jardim, quiosque de madeira e playground. Vale ainda comentar que como a grama sintética é possível de recorte, a partir dela é possível criar formas inusitadas na decoração.
8. Decoração de escritórios e estabelecimentos comerciais
Escritórios e estabelecimentos comerciais também podem fazer uso da grama sintética na decoração, substituindo o famoso e tradicional carpete. O uso desse material tanto nas paredes quanto no chão do espaço certamente irão intensificar a sensação de conforto no local, contribuindo até na melhora da produtividade e atendimento dos funcionários. Isso está extremamente ligado ao conceito da neuroarquitetura – área que estuda como o ambiente construído pode impactar na nossa saúde e bem-estar.
Não há comentários em "Grama Sintética na Decoração: 8 Formas Criativas de Usar no Ambiente"