O gestor de obras é uma das figuras principais na construção civil. Isso porque cabe a esse profissional administrar o canteiro de obras da maneira mais eficiente possível, garantindo a entrega da obra dentro dos limites estipulados pelo cliente no início de todo o processo.
O papel aceita tudo, mas na hora de colocar a mão na massa é preciso uma série de habilidades para contornar os imprevistos e desvios de rota que a rotina de obra contempla. Para te ajudar, separamos neste artigo as habilidades que todo gestor de obra de sucesso deve ter. Boa leitura!
Quer conquistar mais clientes, ter descontos em ferramentas para arquitetos e outros benefícios exclusivos? Veja como ter um perfil na Viva Decora clicando aqui
1. Organização
Essa é a característica número um de um gestor de obras de sucesso! O número de variáveis a serem controladas para garantir que a obra seja entregue dentro dos padrões de qualidade, prazos e orçamento estipulados pelo cliente é enorme.
É por isso que um bom gerente de obras deve ser capaz de organizar esses dados de maneira eficiente, garantindo que o projeto seja executado conforme o planejado. Para evitar erros e desvios de rota, a melhor saída é contar com softwares especializados de gestão, que possibilitem a centralização das informações da obra em uma única plataforma.
2. Comunicação ativa
Outro ponto importante é evitar ruídos de comunicação entre os colaboradores de obra. Para garantir que a execução da obra aconteça dentro dos prazos e orçamento estipulados, é necessário garantir que todos tenham acesso às informações atualizadas da obra.
Isso é o que evita re-trabalhos no canteiro de obras, e também o que viabiliza um processo de tomada de decisão mais assertivo.
3. Seja um bom líder
Uma característica importante de um gestor de obra de sucesso é a capacidade de liderança. Para muitos, a liderança é considerada uma característica nata, mas isso não é verdade. Assim como outras características, é possível sim desenvolver essa habilidade ao longo do tempo.
Mas o que significa ser um bom líder? O primeiro passo é ser uma pessoa extremamente comunicativa e honesta com a sua equipe, investindo no bom relacionamento com os colaboradores.
Parte importante de uma boa liderança é também transmitir a sensação de segurança e tranquilidade para a equipe, bem como aproveitar os talentos de cada um da maneira mais eficiente possível.
4. Seja um bom negociador
Saber negociar é uma das principais características de um gestor de obras de sucesso! Aqui não me refiro apenas a negociação de preços e condições de pagamento com o fornecedor, mas também de prazos e entregas no canteiro de obras.
O processo de obras é um processo composto inteiramente da relação entre diferentes profissionais e colaboradores. Sendo assim, é imprescindível que o gestor da obra seja capaz de identificar o quanto pode exigir de seus colaboradores, e também quando é hora de recuar e ceder.
Tudo isso, é claro, entra também na qualidade de liderança, citada no item anterior.
5. Garanta a segurança no canteiro de obras
Segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil é o 2o país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. Os números são realmente alarmantes: de 2012 a 2020, o país registrou 21.467 mortes no trabalho, o que representa 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.
É papel do gestor de obras garantir que todos os colaboradores estejam utilizando os equipamentos de segurança individual (EPI) adequados, bem como a sinalização correta do canteiro de obras.
6. Controle e Acompanhamento de Obras
Se você deseja ser um gestor de obras de sucesso, então não pode deixar de fazer o acompanhamento e controle das atividades da obra. Afinal, quantas obras você já viu que seguiram o planejamento 100% à risca, sem nenhum desvio?
Imprevistos fazem parte da rotina no canteiro de obras, mas o que faz de você um gestor de obras de sucesso é a capacidade com a qual você consegue contornar esses imprevistos de maneira eficiente – ou seja, reduzindo os riscos.
Não há comentários em "As Habilidades Essenciais Para um Gestor de Obra de Sucesso"