Para crescer no mercado, não basta ser bom no que se faz. É preciso se dedicar também à prospecção. A boa notícia é que com prática e estudo você alcança cada vez mais. E nada melhor do que ler as ideias de especialistas para melhorar sua capacidade de vender mais. Confira abaixo uma lista com 6 livros incríveis e aprenda a como conquistar clientes!
Como conquistar clientes:
- Como fazer amigos e influenciar pessoas: Saiba se relacionar e lidar com as pessoas.
- A arte da negociação: Aprenda a negociar de acordo com cada situação.
- Vender é humano: Entenda como funciona a ciência das vendas e utilize-a em seu favor.
- Estratégia competitiva: Analise a concorrência e utilize um posicionamento estratégico.
- As armas da persuasão: Conheça os princípios da persuasão e domine as técnicas.
- Nunca almoce sozinho: Mantenha boas relações com clientes e amplie seu networking.
Muito útil, certo? Confira abaixo mais sobre os livros citados!
1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
Você já deve ter ouvido falar desse livro. Mesmo tendo mais de 70 anos de seu lançamento, a obra traz perspectivas que até hoje não mudaram na prática. Afinal, a forma dos seres humanos se relacionarem, suas necessidades e desejos não se alteram tão fácil.
Quem deseja ler fundamentos práticos para se relacionar melhor precisa ler. São técnicas bem aplicadas ao nosso dia a dia que podem trazer as outras pessoas para perto de você e fazê-las confiar mais nas suas ideias.
Você vai aprender a lidar com os outros, fazê-los gostar mais de você, além de dicas de convencimento e liderança. O best-seller fez tanto sucesso que deu origem a um império: Dale chegou a ser conselheiro de líderes mundiais e em seguida fundou uma rede internacional de franquias com mais de 2.700 instrutores e cerca de 170 escritórios em 90 países.
Se sua dificuldade maior é entender como prospectar clientes convencendo as pessoas e ganhando a confiança delas, leia Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e venda mais conquistando o cliente! E você ainda pode conferir os melhores ensinamentos da obra de Carnegie.
Aproveite e complemente o seu conhecimento com nossas dicas de atendimento ao cliente.
2. A Arte da Negociação – Michael Wheeler
Algumas vezes, tudo o que você precisa para ganhar um novo cliente é negociar. Na verdade, nenhuma venda é feita sem esse elemento.
Com este livro de Michael Wheeler, você vai aprender a entrar em um acordo com as pessoas que seja benéfico a todos. São técnicas, mas sem ser engessadas, explicando exatamente o que você deve dizer ou fazer.
Ao invés disso, Michael traz insights dos maiores negociadores do mundo que em geral não traçam planos mas tratam a negociação como um processo de eliminar impasses percebendo cada situação como única. É uma habilidade que se aprimora com o tempo.
Para conquistar mais clientes, ou mesmo negociar a compra de uma casa, carro ou assinatura de um novo contrato, você precisa ler A Arte da Negociação.
Já quer ver algumas dicas? Confira 16 técnicas de negociação para arquitetos!
3. Vender é Humano – Daniel H. Pink
Daniel acredita que nossas habilidades de venda evoluíram mais nos últimos dez anos do que durante os 100 anos antes disso. Ele provavelmente está certo. Considere, por exemplo, o fato de que todos nós podemos pesquisar preços a qualquer momento, em qualquer lugar.
Além disso, fazemos compras muito mais bem informadas, já que temos a que recorrer para saber mais sobre um objeto ou serviço que está sendo oferecido. Isso é fácil de perceber quando estamos comprando, mas e na hora de atrair clientes?
O autor de Vender é Humano também diz que todos nós somos vendedores – não somos necessariamente o típico vendedor de objetos, mas tentamos persuadir as pessoas o tempo todo.
Só com isso você já percebeu o quanto Daniel é visionário. O livro traz uma nova perspectiva sobre essa arte e oferece ensinamentos baseados em pesquisas para que você consiga transformar suas técnicas de venda.
Para que você compreenda a fundo como funciona a ciência das vendas e conquiste mais clientes, não deixe de ler.
4. Estratégia Competitiva – Michael E. Porter
Vender é questão de estratégia. E este livro é praticamente a bíblia da estratégia. Mesmo depois de duas décadas desde o lançamento, Michael ainda fala sobre a indústria e suas estruturas como se estivesse aqui agora.
Com bastante simplicidade, ele explica o que causa grandes impactos no mercado. Para você ter uma ideia, foi ele que introduziu a teoria das três estratégias genéricas: custo mais baixo, diferenciação e foco. Muitas pessoas seguem isso a fim de conquistar clientes e vender mais.
Se o que está faltando nas suas vendas é posicionamento estratégico, comece a aprender sobre isso lendo este livro. Muitos gerentes, empreendedores e grandes líderes mundiais fizeram o mesmo.
Quer incrementar a sua estratégia? Aproveite e aprenda a como fazer prospecção ativa de clientes.
5. As Armas da Persuasão – Robert Cialdini
Que tal agora um livro mais técnico, focado especificamente em persuasão? Robert Cialdini é um PhD em psicologia e sua obra é referência para quem busca saber como conquistar novos clientes.
Durante 35 anos de pesquisas, o autor chegou a princípios psicológicos que fazem as pessoas dizerem sim. Existem 6 princípios fundamentais, dos quais você precisa tomar conhecimento se quiser dominar a arte da persuasão ou simplesmente se defender para não cair em armadilhas que nossa mente nos prega!
6. Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi
Finalizamos nossa lista com uma obra cujo título e capa já dizem tudo. Nunca almoce sozinho. Para conquistar e manter clientes, você precisa manter boas relações com todos, mas também sempre conhecer novas pessoas e ampliar o networking. Para o autor, inclusive, conhecer novas pessoas é o segredo do sucesso.
Nesta obra, ele conta as ações e modelos mentais que ele usa para se conectar com milhares de amigos, colegas e pessoas que ele já ajudou e que também já o ajudaram. Tudo com base na generosidade. Legal, não?
É bom lembrar que o trabalho não acaba quando se conquista um cliente. Veja como fidelizar um cliente a longo prazo e mantenha os seus!
Conquiste mais clientes lendo
Para atrair mais clientes, você precisa dar um mergulho no comportamento humano. Comece com esses livros e procure refletir sobre quais ensinamentos podem servir a você. Quem sabe não chegou a hora de expandir seu negócio?
Todas essas obras estão disponíveis em forma de microbooks na plataforma do 12Minutos. Como sabemos que você não tem tanto tempo de sobra, sugerimos para que você capte tudo o que precisa dos livros em pouco tempo.
Se quiser saber mais sobre como prospectar clientes, não deixe de visitar a sessão de Vendas e Marketing do site e conhecer a metodologia do Ciclo do Encantamento!
Boa leitura!
Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!
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