Todos sabemos a relevância de ter um perfil com boa interação no Instagram.
Essa rede social, que acumula recordes na sua história de crescimento, alcançou a incrível marca de 800 milhões de seguidores em 2017. Não somente isso: representa engajamento 10 vezes maior do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter.
Logo, entendemos o quanto você deve estar preocupado em ganhar mais seguidores no Instagram e também acumular recordes de alcance, engajamento e, claro, de fechamento de projetos.
Quer saber como conseguir isso de forma sustentável para o seu negócio? Então continue a leitura deste conteúdo e comece já a bombar o seu perfil!
Veja também: Como conquistar seguidores no Instagram e aumentar a visibilidade do seu trabalho.
O funcionamento do Instagram
Antes de você já ir montando o seu perfil, é preciso conhecer algumas funcionalidades que vão, inclusive, mudar a forma como você vê o Instagram.
Perfil comercial
Sabemos que, pela relação que o arquiteto acaba desenvolvendo com os clientes (visitas, entrevistas, apresentação do projeto etc), é normal que alguns profissionais da área pensem em usar o próprio perfil como se fosse do escritório. O ideal é que que você separe as coisas, por dois motivos:
- Para poder publicar conteúdo única e exclusivamente de cunho profissional
- Um perfil comercial possui recursos e relatórios de desempenho essenciais, que o pessoal não tem.
Estabelecer um relacionamento sério e profissional é uma forma de transmitir credibilidade ao que você entrega.
Então, nada de se relacionar com os seus clientes pelo mesmo perfil onde você publica aquela imagem linda do seu projeto autoral, mas também posta uma foto sua em uma festa, por exemplo.
Quer saber mais sobre relatórios de desempenho? Confira nosso post sobre métricas e ferramentas para Instagram!
Algoritmo
Há um tempo o Instagram já não exibe mais as postagens em ordem cronológica no feed. Uma recente atualização estabeleceu ainda mais critérios para classificar o que vai aparecer no feed das pessoas. Veja algumas das regras:
- dá mais relevância a família e amigos;
- prioriza as publicações das páginas com que o usuário mais interage;
- classifica pelas informações cadastradas no Facebook (familiares, interesses etc);
- e também leva em consideração o tempo médio que o usuário permanece na rede.
Ou seja, com essas regras, o número de seguidores desqualificados ou que não interagem com sua página, não vão significar absolutamente nada para o seu alcance e desempenho.
É por isso que este conteúdo irá ensiná-lo a ganhar mais seguidores no Instagram de forma orgânica, que permitirá mais sucesso de engajamento e, consequentemente mais reconhecimento!
Como ganhar mais seguidores no Instagram: 5 passos essenciais
1. Conheça a sua persona
É preciso conhecer bem o perfil das pessoas que fechariam um projeto arquitetônico com você. Pense no serviço que você entrega e a quem ele é destinado.
Se você entender bem as preferências, o contexto social e o comportamento da sua persona, torna-se possível acertar na melhor imagem a ser transmitida pela sua empresa baseada nas necessidades reais dos seus clientes.
2. Crie um perfil interessante
Sabemos que o Instagram é a rede social das imagens, certo?
E, provavelmente, você tem os melhores projetos autorais em 3D feitos em programas de arquitetura que deseja divulgar e que sabe que vão fazer os olhos de seus clientes brilharem.
Aproveite esse espaço para isso, mas, também, poste fotos deslumbrantes dos seus trabalhos já concluídos. Daquelas que os seguidores vão até desejar morar ou trabalhar no lugar reformado ou construído.
Mais do que a estética das fotos, é importante acertar no conteúdo.
O seu perfil não deve ser feito somente de fotos dos projetos. Leve conteúdos interessantes, como as tendências de cores, materiais, modelos de móveis e outros assuntos desse universo.
Use o stories, por exemplo, para fazer uma divulgação online de um novo projeto concluído, por exemplo. Agregue valor ao seu perfil e faça com que os clientes tenham interesse em seguir o seu perfil.
Outra rede social que é totalmente baseada em imagens é o Pinterest. Confira:
- Instagram ou Pinterest? Veja qual rede social pode trazer mais resultado financeiro para seu negócio
- Pinterest: Como usar? O que é? Um guia para você ter um perfil matador na plataforma
3. Use as hashtags certas
As hashtags agrupam as publicações de mesmo tema. Se o usuário clicar ou pesquisar por uma, o resultado trará uma relação de publicações que tiveram essas palavras-chave na legenda.
Use hashtags que vão mapear o seu trabalho de fato. Por ser uma prestação de serviços, é ideal que você tenha:
- uma hashtag geral (#projetosarquitetura);
- uma para a sua região (#projetosarquieturasp);
- uma para a sua marca (#fulanaarquiteturaeurbanismo).
Isso vai contribuir para que as pessoas encontrem o seu serviço, seu escritório e saibam que estão na mesma cidade. Essa será, então uma ótima oportunidade de fechamento, além de conseguir novos seguidores no seu perfil!
4. Seguir para ser seguido
O Instagram funciona como um bumerangue. Ou seja, você precisa seguir para ser seguido de volta. Então uma boa ideia para que você consiga um bom número de seguidores no seu perfil é seguir contas de possíveis clientes.
Além de seguir, uma outra ação interessante é interagir com eles. Através de curtidas e comentários nas fotos, vários potenciais clientes poderão conhecer o seu perfil e se interessar pelo que você está oferecendo.
Mas como fazer essa ação de forma automática e não perder tanto tempo com trabalhos manuais? Você pode contratar uma ferramenta de automação para o Instagram.
5. Contrate uma ferramenta e automação
O que sustenta o seu engajamento, além de um conteúdo interessante e útil, é o seu relacionamento com os seguidores.
Para fazer isso de forma otimizada, sem que você gaste um tempo expressivo navegando no Instagram, é preciso contratar uma ferramenta de automação para o Instagram.
Opte por empresas já consagradas no mercado, como a plataforma Bume, que contempla a atração de seguidores, aumento do engajamento e dashboard para análise de desempenho do perfil. Assim, você consegue ir aperfeiçoando a estratégia de postagens a medida em que analisa os dados. Prático e seguro, o Bume permite que você aumente os seguidores organicamente, de forma qualificada.
O por quê de automatizar com a Bume
A diferença da automação com a Bume para a compra de seguidores, é que, no caso da automação, essa conquista de seguidores não é aleatória. Você delimita quais são os gêneros, localidade e, por hashtags, quais são os perfis que você gostaria de ter como seguidores.
Isso faz aumentar os seus seguidores com qualificação e, logo, o engajamento da sua marca cresce junto. Isso garante que seu perfil não seja ignorado no feed dos seus seguidores, por exemplo, como vimos pelas regras do algoritmo.
O contrário do que aconteceria se você comprasse seguidores. Nesse segundo caso, o seu perfil ficaria cheio de pessoas com interesse mínimo no seu produto. Os que não deixarem de seguir rapidamente, passam a não mais visualizar suas publicações.
Quanto ao Bume, ele é confiável, não armazena os dados da sua conta e ainda permite que você faça a contratação em total sigilo. Além disso, você tem outros recursos disponibilizados com a automatização, como:
- o cadastro de mensagens diretas automáticas. Assim você pode responder ou interagir com todos os seguidores em modo automático pela DM do seu perfil;.
- a segmentação do seu público, para que sejam atraídos os que realmente têm interesse em seu negócio;
- agendamento de postagens;
- as opções de curtir, seguir e deixar de seguir ficam automatizadas;
- acesso aos relatórios de desempenho, que permitirão avaliações constantes de suas estratégias.
Por fim, o que você precisa entender é que não adianta fazer projetos sensacionais e publicar algumas fotos de modo aleatório, se não forem seguidas as dicas que passamos para ganhar mais seguidores no Instagram.
Pense sempre na perspectiva de quem ainda não conhece o seu trabalho. Por isso, ele precisa ser bem apresentado e estar acessível ao máximo e pessoas possível.
Agora que você já sabe como ganhar mais seguidores no Instagram, experimente o teste gratuito que a Bume oferece no site. Com poucos cliques, gratuitamente, você já tem acesso aos recursos básicos e a novos seguidores que começam a chegar instantaneamente.
Este post foi escrito pelo Bume, ferramenta de automação para aumentar o número de seguidores engajados no Instagram.