Funcionalidade e estética: regras básicas para alcançar o equilíbrio perfeito

Na arquitetura moderna, alcançar um equilíbrio entre funcionalidade e estética é essencial para criar espaços que não sejam apenas visualmente atrativos, mas também práticos e confortáveis.

Vista do gramado da Lake Point House. Imagem cortesia da MGA, estúdio de projetos de Boston, que se sobressai na otimização de vistas deslumbrantes, com o uso de SketchUp

Vista do gramado da Lake Point House. Imagem cortesia da MGA, estúdio de projetos de Boston, que se sobressai na otimização de vistas deslumbrantes, com o uso de SketchUp. (Fotógrafo: Joshua McHugh)

 

Esse equilíbrio melhora a qualidade de vida dos usuários e maximiza o uso eficiente do espaço. Não se trata apenas de projetar estruturas bonitas; a chave está em fazer com que o estético seja realmente funcional e promova uma convivência positiva entre os habitantes do espaço.

Para isso, a etapa de planejamento é essencial e o uso de softwares de modelagem 3D é indispensável. Isso se deve ao fato de que essas ferramentas propiciam a colaboração interdisciplinar, em que arquitetos, engenheiros e construtores podem trabalhar juntos de maneira mais eficaz. Desse modo, os erros são drasticamente reduzidos e se garante que todos os aspectos do design estejam alinhados com as necessidades do projeto. Além disso, a tecnologia permite realizar simulações e visualizar o impacto das decisões de estética em tempo real, permitindo que as equipes ajustem e aperfeiçoem os detalhes antes da construção, assegurando que o resultado final seja o mais assertivo possível.

 

Modelo do SketchUp da vista da casa principal do complexo residencial que a MGA projetou em Govenor's Island, Gilford, em New Hampshire. Imagem cortesia da MGA

Modelo do SketchUp da vista da casa principal do complexo residencial que a MGA projetou em Govenor’s Island, Gilford, em New Hampshire. Imagem cortesia da MGA. (Fotógrafo: Trent Bell)

 

Como alcançar o equilíbrio entre estética e funcionalidade?

 

  1. Localização estratégica

A localização e a orientação de uma residência podem maximizar as vistas e melhorar significativamente a experiência diária dos residentes. Os arquitetos devem considerar cuidadosamente a topografia e o entorno antes de decidir onde situar cada estrutura. O software de modelagem 3D facilita esse processo, ao permitir a integração de dados topográficos e das sombras geradas no interior da residência pela orientação da estrutura.

Essa funcionalidade ajuda os arquitetos a visualizar e analisar diferentes localizações possíveis e executar uma obra onde a iluminação seja adequada, proporcionando benefícios como ampliar os espaços e aproveitar a luz natural por mais tempo.

“Um exemplo disso é o trabalho do MGA, um estúdio de design em Boston (EUA), que utilizou o SketchUp para um projeto em Governor’s Island, em New Hampshire”, comenta Henrique Barsaglini, arquiteto e Gerente de Experiência do Cliente no SketchUp, software de design líder entre profissionais criativos de arquitetura, design de interiores, construção e outros setores. “Eles incorporaram dados do Google Maps no modelo 3D para compreender melhor a topografia do local, permitindo posicionar as estruturas de maneira que cada uma oferecesse vistas desobstruídas e maximizasse a visualização das paisagens circundantes, como o nascer e o pôr do sol.”

  1. Janelas grandes, mas seguras

Falando de iluminação, não podemos deixar de mencionar as janelas amplas como fatores-chave para aproveitar ao máximo as vistas. Porém, elas apresentam desafios estruturais, especialmente em áreas propensas a desastres naturais.

O software 3D permite que os arquitetos experimentem diferentes materiais e estruturas no ambiente virtual, garantindo que as janelas sejam tanto esteticamente agradáveis, quanto estruturalmente sólidas. A capacidade de viabilizar diferentes opções de estruturas, considerando soluções, vistas e estéticas distintas para realizar a análise apropriada em um ambiente 3D, reduz o risco de erros e garante que o design final seja seguro e funcional.

  1. Plantas dinâmicas

O design da planta de uma casa influencia como os residentes interagem com o ambiente. A modelagem 3D permite criar e ajustar plantas de maneira dinâmica, facilitando a criação de designs que potencializem tanto a funcionalidade quanto a estética. A capacidade de visualizar o fluxo dos espaços e como eles interagem possibilita que os profissionais otimizem a disposição dos elementos para melhorar a experiência do cliente final.

  1. Sequência de perspectivas

O software 3D é essencial para simular as sequências de visualização que o usuário terá ao se mover pelos diversos espaços da residência. Isso permite determinar uma organização dos espaços de modo que essas paisagens graduais, no projeto final, não se sobreponham, evitando o “ruído visual” para o cliente.

Dessa forma, essas simulações no modelo 3D permitem eliminar elementos que bloqueiem a apreciação do espaço, desde o interior, e possibilitam que os arquitetos manipulem e ajustem a orientação dos cômodos para criar uma narrativa visual ideal, que guie o usuário através do espaço. Isso ajuda a descobrir panoramas diferenciados, um após o outro e em sequência, ao se deslocar de um cômodo para outro.

Essa funcionalidade também é fundamental para equilibrar a abertura de áreas comuns, como a sala principal e a cozinha, com espaços que exigem mais privacidade, como os quartos e closets.

  1. Integração de espaços internos e externos

A integração harmoniosa de espaços internos e externos é fundamental para alcançar um design coeso e funcional. O software de modelagem 3D permite aos arquitetos visualizarem e planejarem essa integração, garantindo que os espaços se complementem e se valorizem mutuamente.

Dessa forma, é possível experimentar diferentes configurações e materiais no ambiente 3D, buscando combinações perfeitas entre as cores do exterior e os tons da natureza que cercam a casa, com as cores que serão aplicadas dentro do espaço. Assim, todos os elementos se complementam da maneira ideal.

A tecnologia de design 3D é uma ferramenta potente para arquitetos e profissionais de design que buscam equilibrar funcionalidade e estética em seus projetos. Ao permitir uma visualização detalhada e a possibilidade de experimentação, a modelagem 3D ajuda as equipes a criar espaços que agradam não só pela beleza, mas pela funcionalidade que oferecem, melhorando a qualidade de vida dos usuários e maximizando o uso eficiente do espaço.

 

Sobre o SketchUp

 

Com mais de 33 milhões de usuários, o SketchUp é o software de design líder entre profissionais criativos de arquitetura, design de interiores, construção e outros setores. Criatividade, flexibilidade e fluxos de trabalho estão no centro do SketchUp e permitem que os usuários dêem vida a grandes ideias. Desde projetos de design de interiores e construção de casas personalizadas até edifícios complexos e com baixo consumo de energia, o SketchUp permite que você libere sua criatividade para definir, refinar e criar. O SketchUp facilita a eficiência multifuncional com modelagem 3D, objetos pré-construídos parametricamente configuráveis, atribuição de tarefas, documentação 2D, visualização de realidade virtual, detecção de colisão e ferramentas de sustentabilidade para garantir que suas metas de zeragem sejam alcançadas.

Você constrói o futuro.

Software de modelagem 3D | Arquitetura | Projeto | Software de design 3D | Design digital

Um produto Trimble.

Comentários

Não há comentários em "Funcionalidade e estética: regras básicas para alcançar o equilíbrio perfeito"