Forro mineral é um revestimento aplicado em ambientes internos que aumenta o conforto acústico e reduz ruídos em até 45 decibéis (dB). Ele é usado em projetos residenciais, comerciais, aeroportos, hotéis, escritórios, supermercados, hospitais, auditórios, escolas, cinema, entre outros.
Trata-se de um tipo de forro prático e versátil, já que seu acabamento combina com qualquer estilo de decoração. Além disso, o forro mineral facilita a manutenção e tem ótimo custo-benefício.
Apesar dos benefícios, algumas desvantagens do forro mineral podem impedir o uso no seu projeto. Quer descobrir quais são elas? No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes suas características e mostrar como instalar forro mineral. Boa leitura!
O que é forro mineral?
Forro mineral é um revestimento aplicado em ambientes internos que aumenta o conforto acústico e reduz ruídos em até 45 decibéis (dB). Ele é usado em projetos residenciais, comerciais, aeroportos, hotéis, escritórios, supermercados, hospitais, auditórios, escolas, cinema, entre outros.
O forro mineral é comercializado por meio de placas modulares removíveis, que facilitam a instalação e manutenção. Sua espessura pode variar e a escolha vai depender da necessidade do projeto.
Onde usar forro mineral?
O forro mineral pode ser usado em ambientes residenciais, comerciais, aeroportos, hotéis, escritórios, supermercados, hospitais, auditórios, escolas, cinema, entre outros. O uso do forro mineral não é indicado para ambientes úmidos. Outra recomendação é que ele não seja instalado diretamente abaixo da estrutura do telhado.
Agora que você já sabe onde usar forro mineral, confira as vantagens e desvantagens do material.
Quais são as vantagens e desvantagens do forro mineral?
Sem dúvidas, o forro de fibra mineral traz benefícios para o ambiente, mas será que ele é a melhor opção para seu projeto? Para te ajudar nessa escolha, separamos suas vantagens e desvantagens, confira:
Vantagens
Uma das principais vantagens do forro de fibra mineral é a absorção sonora. A placa de forro mineral é capaz de reduzir ruídos em até 45 decibéis (dB). Por esse motivo, ele é bastante usado em projetos que exigem um tratamento acústico diferenciado como escolas, auditórios e cinemas.
Além disso, como as placas de forro mineral já chegam prontas para uso, a instalação é bem rápida e limpa. É só fixá-las nas estruturas metálicas do teto e pronto!
A manutenção também é prática, pois basta retirar a placa de forro mineral para ter acesso às instalações elétricas ou de ar condicionado. Ao finalizar, é só colocar as placas novamente, sem necessidade de uma nova obra.
Em relação ao custo-benefício, o forro de fibra mineral é uma opção interessante porque dispensa o uso de pintura ou qualquer outro acabamento. Além de ter uma estética versátil, ele permite usar luminárias específicas para forro que criam um ambiente bonito e confortável.
Vale destacar também que o forro mineral é um material sustentável que soma pontos para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
A placa de forro mineral não utiliza materiais que poluem o solo, já que sua composição é feita com biossolúveis, aglutinantes orgânicos, argila, perlita e celulose reciclada.
Por fim, o forro mineral atende padrões anti-incêndio e a propagação de chamas, trazendo segurança para o ambiente.
Veja também: Aprenda a diminuir a reverberação em projetos de acústica de um jeito simples
Desvantagens
A desvantagem do forro mineral é que ele não pode ser instalado em áreas externas ou abertas. Além disso, o material também não deve ter contado com umidade relativa do ar acima de 90%.
Outra desvantagem diz respeito à limpeza da placa de forro mineral. Apesar de ser removida facilmente, ele apresenta uma leve textura. Diante desse contexto, nem sempre um pano ou aspirador consegue retirar toda a sujeira da superfície.
Qual o preço do forro mineral?
O forro mineral é comercializado em caixas que custam entre R$ 420,00 e R$ 520,00 cada. O preço pode variar de acordo com o fabricante, a quantidade de placas e a região do Brasil.
Como instalar forro de fibra mineral?
O sistema de instalação do forro mineral é baseado em painéis (ou módulos). Para garantir a preservação do forro mineral, é importante que ele seja instalado sob coberturas que tenham tratamento térmico, como lajes, ou telhas metálicas tipo sanduíche preenchidas com material isolante.
Caso não seja esse o caso, deve-se colocar sobre o forro mineral mantas ou painéis de lã mineral (lã de vidro ou lã de rocha) para que a temperatura não altere as características físicas dele.
Veja agora o passo a passo de como instalar forro mineral:
- Demarque os pontos onde serão fixados os tirantes na laje. Lembre-se de respeitar as especificações de distância do fabricante.
- Após a demarcação, confira se as distâncias estão corretas. Em seguida, fixe os tirantes da laje conforme orientação do fabricante.
- Instale os perfis com perimetrais com parafusos e buchas, começando pelas peças que ficarão nas paredes. Feito isso, faça a fixação dos perfis principais nos tirantes e nas cantoneiras perimetrais.
- Inclua as travessas fileira por fileira entre os perfis principais. Para finalizar a instalação da estrutura metálica, instale os perfis de ponta.
- Comece a inclusão das placas de forro mineral. Elas devem ficar apoiadas nos perfis metálicos.
- Se for necessário para o acabamento do forro mineral, corte as placas e os perfis da ponta conforme o tamanho desejado.
- Também é possível substituir algumas placas de forro mineral por luminárias ou outros acessórios modulares.
Gostou de aprender o que é forro mineral? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais 🙂