Já falamos sobre o que é SEO e explicamos todos os principais principais critérios que o Google leva em consideração ao rankear um site ou blog. Agora, precisamos começar a produção do conteúdo e estruturação do site e usar todas as dicas do outro texto.
E para facilitar seu trabalho, separamos 12 ferramentas gratuitas de SEO!
Mas antes de começarmos, conheça também as melhores ferramentas de marketing digital que com certeza facilitarão a sua vida!
12 Ferramentas de SEO para usar na faixa!
Google Search Console
Essa, talvez, seja uma das ferramentas mais importantes para o seu SEO. Sem ela o Google não tem como saber que seu site “existe”. É ideal para você adicionar dados e mostrar ao robô do Google quais páginas ele deve ler e quais páginas são mais relevantes para você.
Além disso, o Search Console (antigo Web Master Tools), é uma excelente maneira de você saber dados referentes ao seu site, como quantas visitas, quantas vezes ele recebeu links de outros sites, se existem páginas com links quebrados etc.
Essa configuração não é opcional! Para você ter excelentes resultados no Google você precisa saber como configurar seu Google Search Console.
PageSpeed Insights
Lembra do nosso texto sobre o que é SEO? Um dos principais fatores que o Google leva em consideração para rankeamento é o tempo de carregamento da página. O PageSpeed te ajuda justamente nisso.
Basta você colocar a URL do seu site e ele irá fazer um relatório dando uma nota de 1 a 100 tanto para a versão desktop quanto para versão mobile. E o melhor é que ele te dá dicas de como melhorar a sua nota e possíveis correções que seu site precisa.
GTmetrix
Assim como o PageSpeed, o GTmetrix esta na nossa lista de ferramentas para SEO porque é um relatório que te ajuda a entender o tempo de carregamento da sua página entre outras métricas.
Você também só precisa colocar a url do seu site e ele irá fornecer as notas e dados. Entretanto, ele é bem mais completo que o PageSpeed. Ele vai te fornecer o tempo de carregamento total da página, o “peso dela” e também várias dicas do que você precisa melhorar para conseguir uma melhor nota.
SEMRush
O SEM Rush é uma excelente plataforma para quase tudo que você precisa relacionado a marketing digital. Você pode analisar quais palavras chave irá escolher, a concorrência e dificuldade dessas palavras, poderá analisar sua evolução em quantidade de palavras chaves indexadas pelo Google e muito mais.
Além disso, pelo SEM Rush, você consegue ver os dados de todos os seus concorrentes. Então, é uma excelente forma de se inspirar para começar sua estratégia de SEO.
Google Keyword Planner
O Keyword Planner pode ser considerado o braço direito do SEM Rush. Nele você também pode pesquisar palavras chaves, ver a concorrência e a dificuldade para rankear no Google para esses termos.
Entretanto, uma grande vantagem que você tem no Keyword Planner é que ele te sugere dicas de palavras chaves para sua pesquisa. É uma boa maneira de buscar inspiração e ver os termos mais pesquisados no Google.
Mozbar
Uma ferramenta gratuita e extremamente útil para sua estratégia de SEO. Basta instalar ela no seu Google Chrome e você poderá saber de forma simples e visual o Domain Authority (Autoridade do Domínio) de qualquer site.
Isso serve e muito para sua estratégia de link building (conseguir links de outros sites para o seu), pois você poderá analisar a autoridade daquele site e priorizar conseguir links de sites com uma autoridade maior.
Yoast SEO
O Yoast é sem dúvida o melhor plugin de seo para o seu WordPress. É totalmente indispensável na hora de produzir um conteúdo.
Ele mostra para você se o seu conteúdo está dentro de todas as regras de rankeamento do Google, como: meta description, alt tags, meta título, palavra chave, url e muitas outras.
Google Analytics
Para que valha a pena todo o esforço em montar uma estratégia de SEO, você precisa mensurar se todo o trabalho está valendo a pena, certo?
Com um Google Analytics bem configurado você poderá saber quantos acessos teve, de onde vieram esses acessos, quais posts ou páginas foram mais visitadas etc.
Além disso, você também poderá saber todas as informações demográficas dos seus usuários, tecnologia usada por eles e muito mais. É, sem dúvida, uma das melhores ferramentas de SEO para se tomar as melhores decisões e baseadas em dados concretos.
Então não perca tempo e confira nosso post ensinando para que serve o Google Analytics e como ele pode ajudar a alavancar sua estratégia.
Similar Web
Com o Similar Web você consegue analisar sua posição em quantidade de acessos em relação a outras empresas do Brasil e do mundo.
Além disso, você também será capaz de ver os principais sites que geram tráfego para você e seus concorrentes, palavras chaves mais utilizadas, redes sociais mais acessadas entre tantas outras métricas.
Social Blade
Não é necessariamente uma das ferramentas para SEO, mas se combinada combinada com o vidIQ, a próxima dica de ferramenta do texto, ela pode ter um efeito poderoso no seu tráfego.
O Social blade te permite analisar o youtube, instagram, twitter e outras redes sociais.
Para o youtube, por exemplo, você consegue ver o total de vídeos postados, visualizações totais, visualizações nos últimos 30 dias, número de inscritos etc.
É uma excelente forma de ver se o seu canal e também dos seus concorrentes está prosperando ou não.
vidIQ
Combinado com o Social Blade, estas duas ferramentas para SEO podem se tornar sua arma secreta para melhorar seus resultados nas redes sociais.
Com o vidIQ você consegue ter métricas incríveis dos seus vídeos no youtube.
Você consegue ver o engajamento dos seus usuários no facebook, twitter etc e como eles se relacionam com sua marca.
Dessa forma, o vidIQ te sugere melhores horários para se postar vídeos, palavras chaves que você deveria focar, como aparecer nas pesquisas e muito mais.
Hootsuite
Também não é uma ferramenta específica para SEO, mas pode ter um papel essencial na sua estratégia, pois com o Hootsuite você consegue agendar posts em todas as redes sociais e começar a divulgar seu conteúdo de forma automática, prática e eficiente.
Com isso, você provavelmente terá mais acessos e links para seu site que são fatores imprescindíveis para um bom rankeamento no Google.
Começando a usar as ferramentas de SEO
Acreditamos que você já está preparado para dar o primeiro passo e começar sua estratégia de SEO. Lembre-se, o objetivo final do SEO é ser visto e achado por mais interessados e futuros clientes, para aumentar vendas.