A arquiteta Fernanda Marques consegue de forma marcante reunir sofisticação, minimalismo e um toque único de moda em seus projetos.
Formada pela Faculdade de Arquitetura da USP (FAU), a jovem arquiteta já tem vasta experiência em projetos no Brasil, Estados Unidos, Londres e Lisboa.
O seu estilo é clean, contemporâneo e intimista, mistura diversas habilidades como design, paisagismo e comunicação visual, sempre com muita personalidade.
Fernanda Marques acredita que seus projetos são um reflexo daquilo que ela admira na arquitetura, e pode se notar em seus trabalhos um cuidado especial com o interior, incluindo a beleza da arte e do design em cada peça escolhida, com delicadeza, sofisticação e muito feeling para o universo da moda.
Nesta postagem você vai conhecer um pouco mais da obra de Fernanda Marques, retratada em alguns de seu projetos mais conhecidos.
E se você quiser conhecer a biografia de outras arquitetas famosas, confira estes artigos de nosso blog:
- Denise Scott Brown: arquiteta, empresária, professora
- 10 arquitetas famosas e suas obras reconhecidas mundialmente
- Lina Bo Bardi – biografia, curiosidades, as principais obras e o legado do MASP
Projetos de Fernanda Marques: arquitetura com um toque pessoal
Arquitetura, moda e design são conceitos com inúmeras correlações, mas nem por isso é simples de reunir. É preciso muita afinidade e, claro, sensibilidade para adentrar nesse universo lúdico e cheio de histórias em cada detalhe.
Selecionamos alguns dos melhores projetos de Fernanda Marques, confira:
John John
A arquiteta Fernanda Marques assinou o projeto de interiores da Loja John John, localizado na rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo.
O projeto trabalha muito bem a identidade da marca, sendo a pegada introspectiva representada pelo rústico predominante na marcenaria, mas com elementos coloridos em determinados detalhes.
O mobiliário vintage escolhido por Fernanda Marques traz todo o charme que o projeto pedia, assim como objetos descontraídos e toy art.
Como o objetivo era formar um espaço intimista e reservado, as entradas receberam cortinas e vidros de tons escuros, mas com leve transparência para garantir a entrada da luz natural na medida certa.
O detalhe inteligente do projeto de Fernanda Marques foi dar destaque exatamente para as roupas, que recebendo uma iluminação extra se tornaram o ornamento principal do ambiente, como não poderia deixar de ser.
Com esta sacada, o design da loja pôde mostrar sua personalidade, mas sem se sobrepor ao produto e à marca, que devem estar em evidência.
O mobiliário é bastante flexível e de fácil mobilidade, o que permite realocações constantes, afinal a moda é cíclica e muda a cada estação.
Essa, aliás, é uma característica que a arquiteta Fernanda Marques costuma incorporar tanto em projetos residenciais como em comerciais, valorizando os objetos e mantendo a estrutura física clean, para facilitar futuras mudanças no layout.
Loft Inverno Sustentável – exuberância e sofisticação sustentável
Mais um irreverente e belo trabalho realizado pela arquiteta Fernanda Marques. O loft de Inverno Sustentável, projetado em 2010 para a Casa Cor, possui toda estrutura em madeira certificada.
As colunas são troncos que alicerçam a construção e emolduram todo o hall. Além da madeira, outros elementos recebem destaque nesse projeto de Fernanda Marques como o cobre e a prata, que dão um toque de requinte ao rústico.
Boa parte das peças de decoração tem o design assinado pela própria arquiteta Fernanda Marques, trazendo ainda mais um pouco de sua personalidade para o interior do projeto.
As plantas recebem destaque de maneira inusitada, aparecendo em detalhes no teto, muitas vezes surgindo dele e pendendo para o interior do loft, incorporando detalhes paisagísticos ao projeto do loft.
Conheça alguns dos mais famosos paisagistas brasileiros:
Veja também: O que é Urban Jungle? Confira 9 dicas úteis para criar um ambiente encantador
Residência Jaraguá – amplitude com destaque nos detalhes
O projeto Jaraguá foi assinado pela arquiteta Fernanda Marques para uma família pequena, um casal e um filho. O imóvel enaltece as características contemporâneas, como o minimalismo e a ausência de divisórias, dando a sensação de amplitude e continuidade.
A área vasta de terraços recebeu destaque e possibilitou tornar o interno uma extensão do externo, como se todas as áreas pertencessem a um mesmo espaço.
Os móveis recebem cores contrastantes e uma linearidade em seus tamanhos, todos bem próximos à superfície, sem sobrecarregá-las.
O contraste entre as tonalidades neutras, como o branco, areia e pedra calcária, com as cores presentes nas mobílias e itens de decoração traz mais alegria ao ambiente projetado por Fernanda Marques.
O design foi composto tanto por peças de grifes internacionais como, mais uma vez, por criações assinadas por Fernanda Marques, a exemplo dos ornamentados bancos de inox.
Conheça outros arquitetos que também desenhavam móveis:
- Os segredos da Cadeira Barcelona de Mies van der Rohe e outras mobílias do arquiteto
- Frank Gehry, o arquiteto desconstrutivista
Casa Limantos – a natureza bate a sua porta
Para construir o projeto Limantos, localizado na zona Oeste de São Paulo, Fernanda Marques usou como inspiração as estruturas desenvolvidas pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, prevalecendo a geometria e a simplicidades das formas, ambientes integrados e a limpeza que permite a entrada da luz natural.
O uso do vidro foi predominante nesse projeto de Fernanda Marques, além do aço e do concreto. A transparência do vidro foi primordial não só para iluminar o espaço, como para integrar as áreas verdes junto ao interior.
Mesmo dentro de casa, há a sensação de se estar próximo das árvores e da vegetação. A residência foi aberta para captar melhor a luz e aproximar os moradores da beleza e bem-estar provocado pelo esplendor do verde.
Além do resultado final de seus projetos, o talento de Fernanda Marques também é atestado em diversas premiações, como quatro AD italianos (entre eles um pelo famoso banco “Infinite Stool”) e três prêmios no Property Awards 2013-2014.
Mais um talento que se destaca entre os grandes escritórios de arquitetura do Brasil, Fernanda Marques faz questão de imprimir sua personalidade em tudo que faz, como deixa bem claro nesta frase:
Na minha história existe uma coluna vertebral que comanda o meu trabalho, voltado para o contemporâneo e o minimalista. Tenho valores para realizar um projeto e não me afasto deles.
– Fernanda Marques
Esta parece ser uma característica comum aos grandes arquitetos.
Quer conhecer a vida e os projetos de mais alguns deles? Confira em nosso blog:
- Conheça Márcio Kogan: um arquiteto cinematográfico
- Paulo Mendes da Rocha: o arquiteto “geográfico”
Fernanda Marques surpreende a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira: