Cliente conquistado, projeto encomendado, computador ligado na sua frente, folhas de croquis espalhadas por todo lado e a única coisa que você vê é uma tela branco, como a sua mente.
Tem horas que a criatividade parece que foge da gente, não é mesmo?
Se você quer resolver esse problema, para você e para sua equipe, acompanhe as 6 dicas de exercícios de criatividade que trazemos neste artigo.
Afinal, não é segredo para ninguém que quem não busca formas de se aprimorar acaba ficando para trás. Em áreas que exigem criatividade, como é o caso da arquitetura e do design de interiores, é fundamental estar sempre em contato com novas tendências e disposto a sair do óbvio.
Sabe-se também que ninguém cresce sozinho. Uma empresa não é composta por um homem só e jamais se sustentará pelo trabalho e esforço de uma única pessoa. Para garantir longevidade a um negócio, é preciso criar uma equipe apaixonada, integrada e criativamente alinhada.
Com o objetivo de ajudar o seu time a crescer ainda mais, listamos os melhores exercícios de criatividade para equipes que querem se destacar. Nada como evoluir em conjunto, não é verdade?
Sem mais, confira os 6 melhores exercícios de criatividade que selecionamos para você.
Esta faltando criatividade até para escolher uma lembrança para sua colega de profissão? Confira algumas dicas: O que dar de presente para arquiteta?
Exercícios para desenvolver a criatividade
Quer saber como ser uma pessoa criativa? Alguns exercícios podem ajudar bastante, dê uma olhada em nossas dicas de criatividade e chame sua equipe para participar deles com você.
1 – Criar em cima de um objeto ou espaço já existente
Eis um dos exercícios de criatividade mais simples, mas que pode gerar um momento de descontração e algumas ideias bem interessantes. Para fazer este exercício, fotografe espaços ou objetos de dentro ou dos arredores do seu escritório. Depois, dê a cada membro de sua equipe uma foto e uma folha de papel vegetal.
O objetivo desta atividade é criar em cima do que já existe, modificando estruturas, paisagens, formatos. Algumas coisas engraçadas podem aparecer também, mas isto é consequência. Foque em alterar o real!
2 – Transformar letras de músicas em projetos de decoração
Sim, soa estranho. Ao mesmo tempo, não parece incrivelmente legal? Pois é: este exercício consiste em apresentar uma música a um grupo de pessoas e pedir para que elas traduzam a atmosfera e os sentimentos da letra em um projeto de decoração.
Imagine pedir para que alguém crie um projeto de decoração para um fã de “Bohemian Rhapsody”, do Queen? O céu é o limite.
Precisando se inspirar? Que tal começar com algumas frases de arquitetos que traduzem o melhor de sua arte
3 – Conexões
Alguns destes exercícios de criatividade parecem cômicos demais, mas acredite: insights podem vir de tarefas despretensiosas.
Neste exercício, que chamamos de “Conexões”, a meta é unir ideias ou conceitos muito diferentes e, a partir deles, criar algo novo.
Para completar o “jogo”, traga imagens de objetos aleatórios e peça para que a sua equipe pense em maneiras de uni-los. Um sofá e uma cama viram um sofá-cama, por exemplo, mas essa é uma possibilidade óbvia.
Quem sabe o que pode surgir do improvável? Traga luvas, chaves, chapéus, um balde e outros objetos desconexos e faça a turma criar as conexões mais bizarras e os usos mais divertidos para suas criações.
4 – Esboço coletivo
Vocês precisam criar um projeto ousado, mas ainda não sabem para onde ir? Reúnam a equipe, façam um brainstorming e comecem um esboço coletivo.
A ideia é que cada membro da equipe desenhe um elemento e passe o papel adiante, permitindo que mais pessoas acrescentem detalhes a este “pré-projeto”.
Quando todos estiverem satisfeitos, é a hora de discutir o resultado do exercício e, se necessário, tornar a fazê-lo. A cada nova “rodada”, mais ideias são acrescentadas ao esboço.
5 – Teste e troca de ideias
Este é um dos exercícios de criatividade que mais gera debate, uma vez que visa questionar o caminho de um projeto a partir de perguntas específicas. Como assim?
Tenha o problema em mente ao começar a atividade. Com a equipe concentrada, comece a fazer perguntas como:
- O que aconteceria com este projeto se em vez de um escritório, fosse uma casa?
- O que precisaríamos fazer para adaptar este projeto a um navio?
- Como seria esse projeto se sua localização fosse em um país onde neva o tempo todo?
- Existe algo neste projeto que é dispensável? Por quê?
- O que aconteceria se não pudéssemos usar vidro neste projeto?
Este método suscita novas perspectivas e permite que um grupo vá ainda mais fundo em uma discussão, faz com que a sua equipe se aproprie do conteúdo de um projeto e consiga levá-lo adiante.
Por meio do absurdo e do impossível, algumas boas ideias podem surgir. E exatamente por se inspirarem no inusitado, seu resultado é muito mais criativo e inovador.
Que tal conhecer a obra de alguns grandes criativos?
6 – Sonhar alto
O ponto de partida do exercício é o seguinte: peça para que as pessoas pensem em um problema real e, então, na solução mais surreal, extrema e difícil de ser concretizada. Estas soluções devem ser anotadas e depois lidas em voz alta.
Depois disso, é hora de voltar com os pés para o chão. A partir de resoluções irreais, tente resolver questões práticas. Perguntem-se: O que faz da solução sugerida impossível? O que precisaríamos mudar para que ela ganhasse vida?
Existem vários exercícios para desenvolver a criatividade de arquitetos, designers de interiores e de profissionais de criação. Estes são apenas alguns deles, mas as possibilidades são infinitas. Que tal juntar a sua equipe e colocar a mão na massa?
Criatividade não se usa só na criação de projetos, para atrair clientes também.
Receba nosso material e aprenda, com dicas práticas, a conquistar mais projetos: