O estilo vitoriano de decoração remete a características da Era Vitoriana (1837-1901), período do reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido. Trata-se de uma tendência decorativa que fez sucesso durante muito tempo e vem ganhando força novamente de uma forma repaginada. Os móveis e paredes ornamentados, a madeira escura e o capitonê são algumas das principais características do estilo.
Uma casa estilo vitoriano traz nostalgia, não é mesmo? É como estar na casa da avó, porém com um pouco mais de estilo, modernidade e sofisticação. Para acertar na decoração, é importante conhecer os materiais e objetos que conseguem transmitir a luxuosidade da Era Vitoriana. Quer descobrir quais são eles?
No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes o que é estilo vitoriano e como usá-lo no seu projeto sem erros. Acompanhe!
O que é estilo vitoriano?
O estilo vitoriano de decoração remete a características da Era Vitoriana (1837-1901), período do reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido. Trata-se de uma tendência decorativa que fez sucesso durante muito tempo e vem ganhando força novamente de uma forma repaginada. Os móveis e paredes ornamentados, a madeira escura e o capitonê são algumas das principais características do estilo.
Veja também: Belle Époque – Conheça as Obras de Arquitetura Mais Lindas
Quando surgiu o estilo vitoriano?
O estilo vitoriano surgiu em meados do século XIX durante o reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido. A estética da época tinha como objetivo ostentar riqueza e poder, já que a Era Vitoriana é conhecida como um período próspero e de grandes lucros.
Foi nesse período também que aconteceu o auge da Revolução Industrial. Diante desse contexto, houve um desenvolvimento maior da classe média, que se transformou na nova burguesia.
A mudança de classe social fez com que essas pessoas começassem a ostentar sua nova riqueza em suas casas, consolidando o estilo vitoriano na decoração.
O estilo vitoriano também teve influência da estética francesa. As formas orgânicas, a madeira entalhada e os encostos curvados, entre outras características do estilo vitoriano, são heranças do Rococó. Trata-se do movimento artístico nascido no século XVIII, na França.
Uma das peças mais marcantes do estilo vitoriano são as cadeiras Louis XV, que surgiram na França um século antes da Era Vitoriana.
Quais são as características do estilo vitoriano?
Os móveis, objetos e paredes com ornamentos são uma das principais características do estilo vitoriano. Em relação às cores, as paredes costumam ter tons marcantes como verde, azul, marrom e dourado. O uso de papéis de parede estampados também é comum quando falamos da decoração com estilo vitoriano.
Já os móveis de madeira usados no estilo vitoriano têm uma tonalidade escura, trazendo um toque intimista e sóbrio para o ambiente. Além de usar uma madeira pesada, os móveis com estilo vitoriano têm pés ornamentados e bem trabalhados. No exemplo abaixo, a banheira com estilo vitoriano se destaca pelas extremidades prateadas.
Outra característica marcante dos móveis com estilo vitoriano é o uso do capitonê. No exemplo abaixo, o sofá azul harmonizou com a estante vazada e a poltrona.
Quer mais uma dica para criar uma casa estilo vitoriano? Aposte em molduras de quadros e espelhos com bastante ornamentos. Trata-se de uma peça-chave que remete ao estilo clássico e combina facilmente com o restante dos móveis.
Outros objetos que podem ser inseridos facilmente na composição são vasos, flores, pinturas, espelhos, luminárias, lustres e candelabros bem elaborados.
Veja também: Kitsch – Conheça o Estilo de Decoração Que Divide Opiniões
Banheira estilo vitoriano: uma peça clássica e atemporal
A banheira estilo vitoriano se caracteriza pelos pés minuciosamente detalhados e as linhas arredondadas. Na Era Vitoriana, ela era feita basicamente com ferro fundido e tinha um acabamento esmaltado.
Atualmente, as banheiras com estilo vitoriano ainda são fabricadas com esse material, mas também existem opções modernas feitas de fibra de vidro.
Além de agregar valor estético, elas podem ser usadas em espaços reduzidos e são movidas facilmente.
Quando usar o estilo vitoriano em um projeto?
O estilo vitoriano na arquitetura é marcante e bem delimitado. Ele é indicado para clientes que querem um ambiente sofisticado e clássico, mas também com um toque de modernidade.
Vale destacar também que o estilo vitoriano traz muitos objetos decorativos, por isso não é recomendado para clientes que gostam de um estilo mais minimalista ou buscam praticidade na limpeza do dia a dia.
Nesses casos, uma dica é usar apenas alguns objetos de forma pontual, sem trazer o excesso de detalhes característicos do estilo. Outra dica para equilibrar o estilo vitoriano com o moderno é escolher móveis de cores claras e mesclá-lo com peças de design.
Veja também: O Que é Proporção Áurea? Entenda Como Ela Mudou a História da Arquitetura
Veja +7 ambientes com estilo vitoriano que vão encantar
Gostou de conhecer mais sobre o estilo vitoriano na arquitetura? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Não há comentários em "Estilo Vitoriano: O Que é + 20 Exemplos na Decoração"